domingo, 11 de janeiro de 2015

DEUS VÊ TODAS AS COISAS


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 50 – Deus vê todas as coisas (culto 11/01/2015)
(Para células que acontecem de 12/01 a 17/01/2015)

Versículo para memorizar: "O homem vê a aparência, porém Deus vê o coração." (1 Samuel 16:7)

Texto-base: 1 Samuel 16:1-23

Quebra-gelo: Leve uma caixa de presente de aparência lindíssima e coloque dentro dela alguma coisa não muito agradável, pode ser, por exemplo, algumas cebolas de cabeça.
Prepare outro pacote com saco de lixo preto, coloque uma fita simples e dentro dele algum tipo de doce (que será distribuído para as crianças)... O doce deve estar dentro de um envelope pardo para não ser visto pelas crianças, só depois poderá ser colocado no saco de lixo. Ao ensinar a lição de que Deus se preocupa com o interior das pessoas (1 Samuel 16.7), mostre a caixa de presente toda enfeitada e o presente cuja embalagem é o saco de lixo e pergunte para as crianças qual dos dois presentes elas gostariam de ganhar. Geralmente elas escolhem a caixa bonita, pergunte o porquê da escolha (ouça as respostas). Então, chame uma das crianças que optou pela caixa e mostre somente para ela o que há dentro da caixa bonita. Pergunte se ela ainda vai querer aquele presente. Certamente ela dirá que não. Então mostre o outro presente; desembrulhe e mostre o que havia dentro dele (o doce). Pergunte se ela vai querer este presente.
Diga que o importante não é a embalagem em si, mas o que há dentro dela, isto é o que na verdade é agradável receber. A partir daí, faça a aplicação, dizendo que Deus olha para nós e vê o que há dentro do nosso coração e o que há lá é que deve agradar a Deus.
Muitos se preocupam com a aparência, se é gordo ou magro, bonito ou feio, rico ou pobre, porém Deus olha para o nosso coração à procura de um coração que lhe agrade.

Mensagem:
O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei". Samuel, porém, disse: "Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará". O Senhor disse: "Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor. Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar". Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele tremendo e perguntaram: "Você vem em paz? " Respondeu Samuel: "Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo". Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício. Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir". O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: "O Senhor também não escolheu a este". Então Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: "Também não foi este que o Senhor escolheu". Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes".
Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem? "Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue". Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o". Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. Os funcionários de Saul lhe disseram: "Há um espírito maligno mandado por Deus te atormentando. Que nosso soberano mande estes seus servos procurar um homem que saiba tocar a harpa. Quando o espírito maligno se apoderar de ti, o homem tocará a harpa e tu te sentirás melhor". E Saul respondeu aos que o serviam: "Encontrem alguém que toque bem e o tragam até aqui". Um dos funcionários respondeu: "Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele". Então Saul mandou mensageiros a Jessé com a seguinte mensagem: "Envie-me seu filho Davi, que cuida das ovelhas". Jessé apanhou um jumento e o carregou de pães, uma vasilha de couro cheia de vinho e um cabrito e o enviou a Saul por meio de Davi, seu filho.
Davi foi apresentar-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro. Então Saul enviou a seguinte mensagem a Jessé: "Deixe que Davi continue trabalhando para mim, pois estou satisfeito com ele". E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.

Consolidação:


Divida a classe em grupos. Prepare um jogo de corações coloridos para cada time (cada time deve ter a sua cor); escreva partes do versículo nos corações. Guarde todos os corações em uma caixa e coloque-a no meio da sala. Cada grupo deve ir até a caixa e pegar um coração correspondente a cor do seu grupo e entregar para o líder do seu grupo que irá tentar formar o versículo. Vence o grupo que formar o versículo primeiro e abraçados, o recitar. 

2 comentários: