quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

DEUS LIBERTA O SEU POVO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 51 – Deus liberta o seu povo (culto 18/01/2015)
(Para células que acontecem de 19/01 a 24/01/2015)

Versículo para memorizar: "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador.” (2 Samuel 22:2)


Texto-baseI Samuel 17:1-57

Quebra-gelo: Líder 1 conta às crianças tudo sobre sue melhor amigo e que ele é “bom demais nisso e naquilo”. Líder 2 contesta dizendo que o amigo é um grande “enrolador” e que não consegue fazer nada do que foi dito. Líder 2 afirma que ele, sim, é “o bom e um pouco mais”. Na história bíblica de hoje, descobriremos o que aconteceu quando Davi encontrou alguém que achava que Deus “não era nada”. Quando terminar a história, quero que me respondam:
1.     Quem era essa pessoa?
2.     O que aconteceu com ela?
3.     Por que isso lhe aconteceu?

Mensagem: Houve uma época em que o povo de Israel teve seu próprio rei, seu nome era Saul, um homem alto, forte e um grande guerreiro. O exercito de Israel o respeitava muito.
Certo dia aconteceu que o exercito filisteu veio para lutar contra os israelitas. Os filisteus eram inimigos de Israel, eles tinham muita raiva do povo de Deus. Saul rapidamente reuniu seu exercito. Os soldados estavam vestidos com suas armaduras, espadas, escudos e lanças. Estavam todos preparados para a batalha. Os filisteus estavam em cima de um morro, não muito alto, e os soldados de Israel no morro do outro lado. Parecia que a batalha iria começar em qualquer momento. Quando de repente uma grande surpresa: do meio do exercito filisteu saiu um soldado, muito grande e forte. Ele tinha quase 3 metros de altura! Era um gigante chamado Golias. Então Golias se dirigiu ao exercito de Israel: “ Ei vocês israelitas! Tenho um desafio para vocês!” gritou o gigante Golias “Enviem um homem para lutar comigo. Se ele vencer, nos seremos escravos de vocês mas se eu vencer, vocês serão nossos escravos. Os soldados de Israel ficaram aterrorizados, tremiam de medo. O rei Saul ficou muito preocupado. Quem teria coragem de enfrentar aquele gigante! Lá onde os israelitas moravam, havia um homem chamado Jessé. Ele tinha 8 filhos, os 3 mais velho estavam lutando pelo exercito dos Israelitas. Davi era seu filho mais novo, e ficava cuidando das ovelhas do rebanho de seu pai. Um dia o pai pediu a Davi que levasse alimento para seus irmãos que estavam no campo de batalha. Quando Davi chegou ao lugar da batalha, ouviu Golias falando: Seus covardes, bando de medrosos, não tem nenhum homem neste exercito irá lutar comigo? Eu amaldiçoou vocês e seu Deus! Davi olhou com espanto e disse: vocês estão com medo desse gigante? Deus está do nosso lado. Davi foi procurar o rei Saul. Ele disse que lutaria com Golias. Davi era apenas um rapazinho novo. Ma Deus não olha a aparência e sim o coração. Davi teve fé em Deus que ele o ajudaria. “ O senhor dos exércitos”. Saul disse: “ Desista Davi”. Ele disse” não eu o enfrentarei em nome do Senhor”. Saul vestiu Davi co sua armadura, mais era muito pesada. Davi disse que não poderia usar e que Deus quem vai lutar por mim. Uma vez um urso atacou minhas ovelhas, outra um leão mas Deus me deu força e coragem para derrota-los! O mesmo Deus estará comigo. Ao chegar diante de Golias ele se abaixou perto do riacho e pegou 5 pedrinhas e foi em direção de Golias. Quando Golias viu Davi ele deu uma gargalhada: Ah!Ah. Pensei que enfrentaria um soldado mas me mandaram um menino com pedras como se eu fosse um cachorro. Davi não deu atenção a Golias: Eu vou contra ti em nome do Deus todo poderoso. Davi pegou uma pedra e colocou na funda e girou e lançou a pedra atingindo a testa do gigante Golias. O gigante deu um grito de dor e caiu para trás, morto. O exercito filisteu fugiu, seu herói Golias estava morto. Davi confiava no maior de todos os Heróis, Deus.

Conclusão: Davi foi desprezado pelos irmãos, pelo rei e pelo próprio inimigo. Todos zombaram dele. Mas ele não se importou. Ele sabia que Deus estava com Ele, para protegê-lo e lhe dar vitória. O tempo todo ele declarou a sua vitória em Deus e foi exatamente o que ele recebeu: ele venceu o inimigo! Qual é o seu inimigo? Inimigo pode ser um problema, uma dificuldade que você esteja passando, ou alguém que faz o mal pra você. Assim Como Davi, confie em Deus, declare vitória sobre o seu inimigo. Você declara vitória falando com fé. Davi não somente confiou, mas ele teve ação: pegou a pedra e atirou. Deus vai te ajudar e dizer o que você deve falar ou fazer. Faça a sua parte e Deus fará a parte dele!

Consolidação: Faça um ato profético com as crianças:

Líder dê um pedaço de folha de papel para cada criança e peça para que ela coloque o nome do seu maior gigante, algo que ela acha que pode ser impossível alcançar ou fazer por ser só uma criança e depois mande que ela amasse o papel fazendo uma bolinha com ele, depois coloque um cesto para papel ou um cesto de lixo grande e peça para que um por um atire a bolinha no alvo que o lixo como se atirasse no seu gigante e cada criança deve declarar que seu gigante foi vencido em Nome de Jesus. Faça um círculo e dêem as mãos e o líder fica dentro do círculo e ora pelas crianças impondo as mãos sobre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário