sábado, 31 de janeiro de 2015

DAVI E A ARCA DA PRESENÇA DE DEUS

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 54 – Davi e a arca da presença de Deus (culto 08/02/2015)
(Para células que acontecem de 09/02 a 14/02/2015)

Princípio: Eu preciso da presença de Deus.

Versículo para memorizar: “E assim ele e todos os israelitas levaram a arca da aliança para Jerusalém, com muita alegria e sons de trombetas”. (2 Samuel 6:15)

Texto-base2 Samuel 5:1-5 e 6:1-19.

Quebra-gelo: Pergunte para as crianças se elas sabem o que a arca da presença de Deus simbolizava? Diga que elas verão a resposta correta após a história bíblica verdadeira de hoje.

Mensagem: Houve uma guerra contra Israel e a arca da presença de Deus foi roubada pelos filisteus e depois abandonada. O povo de Israel se entristeceu pela ausência da arca por 20 anos. Embora a arca fosse de ouro e muito valiosa, seu maior valor estava na promessa de que onde ela estivesse, ali Deus estaria também. Aconteceu então que Davi passou a ser rei, e ele se importava muito com a presença de Deus. E logo se dispôs a buscar a arca de volta para Jerusalém. Pois ele desejava a presença de Deus e a sua bênção sobre o povo. De novo Davi reuniu os melhores guerreiros de Israel, trinta mil ao todo e todos os que o acompanhavam partiram para Baalim, em Judá, para buscar a arca de Deus ou arca da Aliança. Puseram a arca de Deus numa carroça nova e Uzá e Aiô conduziam o carroça com a arca de Deus. Aiô andava na frente dela. Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos. No caminho os bois tropeçaram e Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, e a ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência e ele morreu ali mesmo. Davi ficou triste porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá e naquele dia. Davi teve medo do Senhor e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca do Senhor?" e por isso ele desistiu de levar a arca do Senhor para a cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de um homem chamado Obede-Edom, onde a arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família. E disseram ao rei Davi: "O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus". Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi. Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo. Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas. Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração. Eles trouxeram a arca do Senhor e a colocaram na tenda que Davi lhe havia preparado; e Davi ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão perante o Senhor. Após oferecer os holocaustos e os sacrifícios de comunhão, ele abençoou o povo em nome do Senhor dos Exércitos, e deu um pão, um bolo de tâmaras e um bolo de uvas passas a cada homem e a cada mulher israelita.
Então todo o povo partiu, cada um para a sua casa.

Conclusão:   
·      Davi era um homem que tinha a presença de Deus dentro dele desde muito jovem. A presença de Deus hoje, não habita mais em utensílios como a arca da aliança, nem em templos feitos por mãos de homens, mas em todo aquele que o convidar para entrar em sua casa (vida). Peça uma criança para ler Apocalipse 3:20.
·        A presença de Deus em nós, traz-nos uma alegria tão grande que nos faz cantar, pular, dançar, orar... Já ficar triste e envergonhado não é a reação de quem tem Jesus no coração.
·      Não podemos guardar este presente que é a presença de Deus só para nós, devemos fazer como Davi, querer que todos quanto amamos, a desfrutem também.
·         Não podemos julgar ou criticar a maneira como outras crianças louvam a Deus, pois só Deus é quem sabe o que acontece dentro delas.

Consolidação: Faça dois ou mais grupos e brinque de forca com as perguntas abaixo:
  1. Qual é o nome do rei que buscou de volta a arca da presença de Deus? R. Davi
  2. Qual era o nome do homem em que a arca ficou por três meses e que a família foi muito abençoada? R. Obede-Edom. 
  3. Qual é o livro bíblico que nos conta essa história verdadeira? R. 2 Samuel
  4. Após ser roubada, por quanto tempo a arca da presença de Deus ficou fora de Israel? R. 20 ANOS
  5. Qual é o nome do povo que roubou a arca da presença de Deus do povo de Israel? R. Filisteus 

6 comentários: