quarta-feira, 22 de outubro de 2014

RUTE E BOAZ

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 46 – Rute e Boaz (culto 26/10/2014)
Para células que acontecem de 27/10 a 01/11/2014

Princípio a ser trabalhado com as crianças: 
Deus cuida de quem confia Nele.

Versículo para memorizar: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1 Pedro 5:7

Texto-base:  Rute capítulos 2, 3 e 4

Quebra-gelo: Pegue um ramalhete de trigo e mostre as crianças. Pergunte a elas se sabem o que é. Você também pode colocar em sua cabeça um xale ou um tecido qualquer e inicie falando dos tempos em que se passou a historia de Rute.

Mensagem: Na semana passada estudamos sobre a vida de Rute. Quem lembra? (Deixem que falem).
Ela não abandonou Noemi, sua sogra. Pelo contrário ela disse: − Não insista, pois eu nunca a deixarei. Onde você morar, eu morarei. Seu povo será meu povo e seu Deus, meu Deus. Onde você morrer, lá também morrerei. Apenas a morte nos separará! 
Puxa como Rute amava Noemi!
Lembram que juntas, elas andavam quilômetro após quilômetro rumo a Belém, cidade de onde Noemi morava antes? Pois bem, quando chegaram a Belém, a cidade toda se comoveu. As pessoas ficaram perguntando se aquela velha era, na verdade, Noemi. Mas ela, entristecida com seu sofrimento, respondeu: − Não mais me chamem de Noemi (que significa agradável), mas Mara (que significa amargurada)!
E agora, o que estas pobres viúvas fariam para se sustentarem? A lei de Moisés ordenava que israelitas doassem as espigas de trigo e outros cereais caídos no chão dos campos, para que os pobres pudessem apanhá-los. Sabendo disto, Rute se ofereceu para ir ao campo e apanhar trigo suficiente para fazer pão. E, assim, elas Rute e Noemi, poderiam sobreviver. Havia em Belém um fazendeiro rico, chamado Boaz, o qual era parente de Noemi. Estava na época da colheita e, portanto, muitos lavradores trabalhavam nos campos, corando o trigo e empilhando-o em feixes. Sem saber Rute foi aos campos de Boaz, para apanhar espigas. Logo quando Rute chegou, Boaz ficou sabendo quem era ela e disse-lhe: − Olha filha minha não vá colher em outro campo, mas fique até o fim da colheita. Eu já instruí os trabalhadores para não fazer nenhum mal a você. Quando você tiver sede, poderá tomar da nossa água.
Cheia de gratidão, Rute se prostrou e agradeceu a Boaz, por sua bondade, especialmente por ela ser estrangeira. Mas, Boaz respondeu que ela a merecia, por causa da sua dedicação a Noemi. Depois, convidou-a para almoçar com seus homens e ordenou que os ceifeiros deixassem no chão mais espigas do que normal.
Naquela noite Rute voltou para casa e mostrou à sogra a grande quantidade de trigo que havia conseguido. Quando Noemi soube que o benfeitor era Boaz, ela ficou muito contente. Deus estava abençoando-as. Ela disse a Rute: − Minha filha, devemos procurar um bom lar, para que você seja feliz. Tenho um plano. Esta noite vá ao local onde Boaz estará trabalhando para debulhar a cevada. Depois do serviço ele dormirá lá. Durante a noite, você deve se aproximar de Boaz, deitando-se aos pés dele, cobrindo-se com a coberta dele. Sabendo ele que você é parente, ele lhe explicará o que você deve fazer, para se casar com ele.
Rute, obedecendo a Noemi, tomou banho, vestiu-se e foi deitar-se aos pés de Boaz. Quando ele a viu deitada aos seus pés, ele lhe disse: − Que o Senhor a abençoe, minha filha! Não tenha medo. Farei conforme o seu desejo, pois todos sabem que você é uma moça correta.
Depois de uma interessante cerimônia civil, na qual Boaz aceitou a responsabilidade por Rute e a herança que ela receberia, em memória ao sei marido falecido, ele se casou com Rute e algum tempo depois, ela deu à luz um bom filho. As mulheres da cidade se regozijaram com Noemi, dizendo:
− Ele será consolador da sua velhice, pois sua nora, que a ama, o deu à luz.
Ele é melhor para você do que sete filhos.
O filho de Rute se chamou Obede. Este se tornou o pai de um homem chamado Jessé, que foi pai do famoso rei Davi. Muitos séculos depois, Jesus nasceu sendo descendente direto de Davi.

ConclusãoNoemi estava triste porque havia perdido o marido e seus dois filhos. Mas confiou em Deus e Ele cuidou tanto dela quanto de Rute. Deus cuidou em tudo, deu comida, um novo marido para Rute e um neto para Noemi e elas voltaram a ser felizes na presença do Senhor. Nós também devemos confiar em Deus, pois Ele cuida de nós.

Hora de Compartilhar
1.     Qual tipo de trabalho Rute fazia em Belém? R: Catava espigas de trigo na plantação de Boaz.
2.    Por que Boaz ficou impressionado com Rute? R: Por causa da sua dedicação a Noemi.
3.    Como Boaz mostrou bondade a Rute? R: Chamando para almoçar e mandando que os ceifeiros deixassem mais espigas no chão.
4.    Como se chamava o nenê de Boaz e Rute? R: Obede
5.    Obede cresceu e se tornou o avô de quem? R: Rei Davi

Consolidação:  Brinque com as crianças de “Tenho que confiar”:
Forme pares;
Um é o cego e o outro é o mudo;
Faça uma pista de obstáculos;
O mudo guia o cego sem falar e sem tocá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário