domingo, 5 de outubro de 2014

O FORTÃO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 43 – O fortão (culto 06/10/2014)
Para células que acontecem de 07/10 a 11/10/2014

Princípio a ser trabalhado com as crianças: Que o Senhor é a nossa força e devemos confiar somente Nele.

Versículo para memorizar: “O Senhor é a minha força e a minha salvação.” Êxodo 15:2

Texto-base:  Juízes capítulo 13, 14 e 15.

Quebra-gelo: Pergunte as crianças: “Quem aqui é forte... mas forte mesmo?”
Chame uma criança que disse que é forte. Diga a ela que quebre com as mãos um cabo de vassoura. Ela não irá conseguir. Diga que hoje vamos ver a história bíblica verdadeira de um homem muito forte e qual era o segredo de sua força.

Mensagem:
 Os israelitas voltaram a fazer o que o Senhor reprovava então o Senhor entregou nas mãos dos filisteus durante 40 anos.
Certo home chamado Manoá tinha uma mulher estéril (não podia ter filhos). Eles amavam a Deus.
Certo dia a esposa de Manoá recebeu a visita de um anjo do Senhor, que lhe disse: “Você terá um filho e ele será muito especial. Você não pode beber vinho ou comer nada impuro, não cortará o cabelo do menino, pois será nazireu (consagrado a Deus). Ele iniciara a libertação de Israel das mãos dos filisteus.”
Quando ele nasceu o chamavam de Sansão, ele cresceu e o Senhor o abençoou e o Espírito do Senhor começou a agir nele.
Certa vez, Sansão foi a Timna e viu ali uma mulher do povo inimigo (povo filisteu). Quando voltou para casa disse aos seus pais: “Consigam essa mulher para ser minha esposa.” Seu pai não gostou da idéia porque ela era do povo inimigo. Mas isso era um plano de Deus para destruir os filisteus.
Sansão e seus pais foram a Timna e lá apareceu um leão forte rugindo na direção deles. Então o Espírito do Senhor entrou em Sansão e ele rasgou o leão como se fosse um cabrito e não contou a ninguém.
Algum tempo depois quando voltou para casar com a mulher filisteia, Sansão foi ver o leão morto, ele nele havia um enxame de abelhas e mel. Ele e seus pais comeram. Sansão deu uma festa aos noivos e trouxe trinta rapazes para acompanhá-lo. Então ele propôs um enigma: Se puderem me responderem nos sete dias de festa e eu lhes darei trinta vestes de linho e trinta mudas de roupa. Se não responderem vocês é que me darão todas essas coisas. Durante três dias não deram a resposta. Então ameaçaram a moça e seu pai, caso não descobrissem o segredo do enigma. Então a mulher de Sansão chorou até ele contar. E ela disse aos seus amigos. Então o Espírito do Senhor apossou-se de Sansão ele foi a Ascolan, matou trinta homens e deu suas roupas aos que decifraram o enigma. E sua mulher foi dada a outro homem.
Sansão acertou as contas com os filisteus, amarrou raposas em pares e prendeu tochas nas suas caudas, pondo fogo nas plantações dos filisteus. Então os filisteus queimaram sua mulher e seus pais. Sansão disse: “Não sossegarei até me vingar de vocês.” Ele atacou sem dó e fez uma matança.
Os homens de Judá foram falar com Sansão: “Viemos entregá-lo aos filisteus. Sansão respondeu: “Jurem que vocês não me matarão.” Então amarrarão Sansão com cordas e levaram aos filisteus. Mas o Espírito do Senhor se apossou dele e ele se soltou, encontrando a carcaça de um jumento matou 1000 homens.
Sansão estava com sede e clamou ao Senhor e o Senhor fez sair água da rocha. Sansão bebeu e suas forças voltaram.
Sansão liderou Israel durante 20 anos no tempo do domínio dos filisteus.

Conclusão: A força de Sansão vinha do Espírito do Senhor. Hoje em dia chamamos esse mesmo espírito de Espírito Santo que habita no nosso coração se confessar a Jesus com Senhor e Salvador de nossas vidas. VAMOS FAZER ISSO AGORA, QUEM ACEITA? (Peçam para repetir o apelo e orem por aqueles que aceitarem Jesus).

Hora de Compartilhar:
1.     Qual foi o nome do filho de Manoá?
2.    O que Sansão não poderia fazer?
3.    Como sansão matou o leão?
4.    Qual era o segredo de sua força?

Consolidação: 
1. Brinque com as crianças de cabo de guerra. Mas mostre que a maior força vem de Deus para  amarmos uns aos outros e perdoar.

2. Brincadeira da dança da cadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário