quinta-feira, 3 de abril de 2014

DEUS DESTRÓI SEUS INIMIGOS

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
22ª Mensagem - Deus Destrói seus inimigos (Culto de 06/04/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 07/04 a 13/04/2014

Princípio a ser trabalhado com as crianças:  Mostrar para as crianças que devemos obedecer a Deus pois Ele cuida de nós e protege os que O amam. Deus é fiel e sempre cumpre as suas promessas.

Versículo para memorizar: “Como prometeu, assim fez.” Isaías 38:15

Texto-base: Êxodo capítulos 13:17-22 e 14:1-31. 

História:
Você se lembra que Deus mandou 10 pragas para que faraó deixasse os israelitas saíssem da escravidão do Egito? Só com a última praga, a morte dos primogênitos, foi que Faraó ficou realmente assustado e deixou o povo de Israel partir. 
Os israelitas partiram levando tudo o que possuíam, e nunca mais iam voltar! Mulheres, crianças, homens... todos levaram o que tinham pois estavam indo para a Terra Prometida por Deus. Eram milhares de pessoas guiadas por Moisés, e ele resolveu fazer o caminho que Deus mandou: pelo deserto até o Mar Vermelho. 
Durante todo o caminho Deus esteve cuidando do povo. Você pode imaginar como Ele fazia isso? E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho e os proteger do sol quente do deserto, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite... não é o máximo? 
Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de ideia e disseram: "O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas saírem e perdemos os nossos escravos!" E então, quando eles estavam acampados perto do mar descansando, eles ouviram um barulhão de cavalos! Ah não! Era o exército do faraó vindo atrás deles! O povo ficou desesperado e começou a gritar dizendo que preferiam ter ficado no Egito do que morrer no deserto. Deus já tinha tirado eles do Egito e eles já tinham vivido tantos milagres...mas mesmo assim, murmuravam...é tão feio ficar reclamando, se a gente confia mesmo em Deus, temos que descansar nele e esperar porque Ele sempre faz o melhor! 
Moisés falou para o povo não temer porque Deus iria protegê-los. Deus mandou então que o povo marchasse e que Moisés estendesse a vara sobre o mar. Na frente, água... atrás, inimigos... Mas um milagre aconteceu! O mar Vermelho se abriu quando Moisés estendeu a vara, e o povo de Israel atravessou a pé enxuto, como se fosse uma estrada. Quando acabaram de passar, o Mar se fechou novamente, destruindo todo o exército do Faraó. O povo ficou muito alegre e agradeceu a Deus. 
O povo era teimoso e precisava aprender a amar a Deus antes de chegar na Terra Prometida. Deus estava com eles EM TODO TEMPO..e assim é com você também Deus esta com você todo o tempo!

Fonte:  Igreja Renascer – Ministério Renascer Kids (com adaptações)

Hora de compartilhar:
  1.  Deus tirou quem da escravidão do Egito? R. Seu povo (o povo de Israel)
  2. Como cuidava dele no caminho? R. Com a nuvem de dia e com a coluna de fogo a noite
  3. O que faraó fez quando o povo de Israel havia ido embora? R. Se arrependeu e foi atrás deles.
  4. Como o povo de Israel ficou ao ver o exército de Faraó? R. Desesperados e sem fé em Deus
  5. O que Moisés falou para o povo quando estavam com medo do exército? R. Que deviam confiar em Deus.
  6. Como Deus mostrou o seu poder? R. Abrindo o Mar Vermelho e fazendo o povo atravessar como se fosse uma estrada.
  7. O que aconteceu com os inimigos do povo de Deus? R. O mar se fechou e foram todos destruídos.
Conclusão:
Temos fé no Deus que pode todas as coisas. O Deus que abriu o mar é o mesmo Deus de hoje que cuida de você. Basta você pedir (orar) que ele te abençoará.


Atividades para quebra-gelo e consolidação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário