terça-feira, 8 de abril de 2014

DEUS ALIMENTA SEU POVO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
23ª Mensagem - Deus Alimenta Seu Povo (Culto dia 13/04/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 14 a 20/04/2014
Princípio a ser trabalhado com as crianças: Mostrar que Deus cuida do seu povo e em tudo supre as suas necessidades.
Versículo para memorizar: Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas riquezas. (Filipenses 4:19)
Textos-base: Êxodo Cap. 16
História: Quando Deus tirou seu povo da escravidão do Egito, Ele os guiou pelo deserto. O deserto é uma região muito seca, o seu solo é principalmente composto de areia, com pouca vegetação e pouquíssima água, ou seja, é um lugar muito difícil de viver porque não dá plantar e colher. Moisés era o líder daquele povo, era uma multidão de aproximadamente seiscentos mil homens, além das mulheres e crianças. Eles partindo do Egito rumo a Canaã, a terra prometida, e Deus estava o tempo todo com eles. Durante o dia, uma nuvem os protegia do forte calor e durante a noite uma coluna de fogo iluminava o caminho e os aquecia porque no deserto durante o dia é muito quente e durante a noite é muito frio. Imaginem o quanto era difícil caminhar por horas e horas todos os dias e ainda havia mulheres com crianças de colo, mas mesmo com todas as dificuldades a ordem do Senhor era para o povo não parar de marchar. Eles tinham acabado de viver um dos maiores milagres da história que foi a travessia do Mar Vermelho. O povo estava cheio de gratidão à Deus e por isso cantavam e dançavam. Os hebreus viram os egípcios sendo destruídos e experimentaram um grande livramento da parte de Deus, mas depois de caminharam por três dias no deserto, tiveram sede; vendo-se no deserto sem água, rapidamente esqueceram-se da alegria experimentada anteriormente. Eles começaram a murmurar por causa da sede e debaixo de toda aquela murmuração, encontraram um poço, mas não puderam beber daquela água porque a água era amarga e aquele poço ficou conhecido como Mara, que quer dizer amarga. Mas Deus em tudo estava cuidando do seu povo, lembram? Então Deus transformou a água amarga em água saudável e boa para beber. Mas foi ali que Deus colocou normas e regras para provar o coração daquele povo. E as reclamações não paravam. Eles perguntavam o tempo todo a Moisés: - Por que Deus não nos deixou morrer em paz no Egito? Por que nos trouxe para morrer de fome no deserto? Lá pelo menos éramos escravos mas tínhamos comida. Lembram que Deus em tudo estava cuidando do seu povo? Então mais uma vez Deus fala com Moisés. Por que vocês acham que Deus falava com Moisés e não com outra pessoa? Porque Moisés era o líder e Deus fala ao coração do líder para que transmita aos seus liderados. E Deus diz a Moisés: - Vou fazer chover pão do céu. Cada um deverá colher o que desejar, mas somente o suficiente para cada dia e assim eu os provarei para saber se vivem de acordo com as minhas instruções. No 6º dia poderão recolher o dobro, o suficiente para 2 dias porque no 7º dia não descerá pão do céu. Quem sabe o que é Maná? Maná foi o nome dado ao pão que desceu do céu, é o alimento de Deus para sustentar o seu povo.
Quem aqui já assistiu o filme Tá chovendo hambúrguer? Se Deus mandasse uma chuva de comida do céu hoje, o que você gostaria que chovesse? A Bíblia fala (versão A Mensagem) que o maná tinha gosto de bolacha com mel. Quem gosta de bolacha com mel?
Naquela noite um grande número de codornas pousou no acampamento e pela manhã o chão estava cheio de algo parecido com flocos, fino como uma geada. (Bolhas de sabão) Eles nunca tinham visto isso antes e começaram a perguntar: - O que é isso? E Moisés explicou: - Isso é o pão que Deus providenciou para que todos vocês possam comer todos os dias.
Vejam como Deus é maravilhoso. Como ela está sempre cuidando do seu povo em todos os detalhes.
Lembram-se da instrução de Deus? Eles poderiam “encher o bucho”, mas não poderiam guardar para o dia seguinte. A Bíblia relata em Ex16:20 que alguns desobedeceram esta ordem e sabem o que aconteceu? No dia seguinte o alimento que havia sido guardado estava estragado e cheio de bichos (representar mau cheiro). Assim como na oração do Pai Nosso, o Senhor nos dá HOJE, e precisamos ter fé que o Senhor vai nos dar o que comer a cada dia. O maná caia do céu pela manhã e o que sobrava era derretido quando o sol esquentava. E assim Deus alimentou o povo durante 40 anos. Pela manhã eles comiam o maná e ao entardecer, comiam codornas. E em todas as coisas o Senhor está sempre nos suprindo.
Hora de Compartilhar:
Vocês acham que no deserto tinha lojas para as pessoas comprarem comidas?
Não. Eles eram supridos por Deus.
Mas e as roupas, calçados? Lembram quanto tempo eles ficaram no deserto?
40 anos. Vocês sabiam que na medida em que as pessoas iam crescendo, suas roupas e seus calçados também cresciam com eles?
Citem algumas características do deserto.Deixem que falem livremente.
Quantos pães cada pessoa podia recolher por dia? O suficiente para comer naquele único dia.
O que aconteceu quando eles guardaram alimento para o dia seguinte? Estragou.
O que o Senhor mandava do céu pela manhã? Maná (pão)
O que o Senhor mandava do céu ao entardecer? Codornas, cordonizes
E vocês, tem reclamado de quê? (Não constrangê-los, somente levá-los a refletir).

Conclusão: Reclamação é um hábito perigoso, ela nos leva a amargura e deixamos de valorizar o que temos por ficarmos querendo o que ainda não temos. Deus estava ensinando o povo a depender Dele e precisamos entender que Ele está o tempo todo cuidando de nós, observando as nossas necessidades, ouvindo as nossas orações. Por isso hoje vamos agradecer a Deus por tudo o que temos, pela nossa família, a nossa escola, os nossos amigos, a nossa igreja, o nosso alimento, os nossos sapatinhos, as nossas roupinhas porque tudo foi o Senhor quem nos deu. 


Brincadeiras para o quebra-gelo e consolidação:

Um comentário: