domingo, 27 de abril de 2014

DEUS DÁ ÁGUA E VITÓRIA AO POVO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
  Mensagem 24 - Deus dá água e vitória ao povo (Culto dia 27/04/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 28/04 a 03/05/2014

Princípio a ser trabalhado com as crianças:
     1. Deus sempre supri as nossas necessidades;
    2. A importância da união na igreja para que possamos vencer o nosso inimigo (Satanás) aqui na terra.

Versículo para memorizar: “O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.” Salmos 28:8

Texto-base: Exôdo 17.

Quebra-gelo: Mostre às crianças um copo com água bem limpinha. Pergunte quem gostaria de tomar um gole?
A seguir, mostre um copo de água escurecida com café preparado para que fique escurecida. Pergunte quem gostaria de tomar um gole?
Converse um pouco sobre como é sentir sede. Pergunte quem já passou muita, muita sede? Compare o tempo que podemos passar sem água com o tempo que podemos ficar sem comida (só uns poucos dias). O que fazemos quando temos sede ou fome? A quem pedimos ajuda?
Na história bíblica verdadeira de hoje descobriremos o que aconteceu quando o povo de Deus estava com muita, muita sede mesmo.

Mensagem: Vimos na semana passada como Deus demonstrou, mais uma vez, o seu poder ao povo de Israel, mandando maná do céu e codornas para alimentá-los, bem como os protegendo e os guiando com uma grande nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite.
O povo de Israel seguiu caminhando pelo deserto escaldante de Sim. Depois de uma longa caminhada acamparam-se em Refidim, e ali não havia água para beber. Novamente começaram a reclamar com Moisés dizendo:
- Dá-nos água para beber! Porque você nos tirou do Egito para matar de sede, a nós, os nossos filhos e aos nossos rebanhos?
Moisés orou a Deus perguntando o que fazer com um povo tão murmurador, que se esquecia rapidamente de todos os grandes milagres que Deus havia feito para libertá-los da escravidão do Egito.
Deus então ordenou que ele chamasse alguns anciãos de Israel e levasse aquele cajado que Moisés havia aberto o mar e tocasse, com esse cajado, em uma rocha que Ele mostraria.
E Moisés tocou na rocha e... Acreditem!!! Saiu água mesmo. Puxa, outro milagre! 
Saiu água suficiente para que todo o povo matasse a sede.

Outra história verídica neste capítulo nos relata mais uma vez a proteção de Deus a Israel, seu povo. Moisés ainda estava em Refidim quando veio Amaleque fazer guerra contra os israelitas.
Então, Moisés chamou o seu servidor que se chamava Josué e ordenou que ele escolhesse homens corajosos entre os israelitas, para que pudessem sair e guerrear contra o povo de Amaleque. Estes eram os amalequitas.
E Moisés disse também a Josué, que ele estaria no alto do monte, e nas suas mãos estaria o cajado que ele havia levantado para que fosse aberto o Mar Vermelho para o povo passar e com a qual havia realizado vários milagres no Egito. Quem aqui pode dizer um dos muitos milagres que Deus fez naquela ocasião?
Foi então, que Josué com os homens de guerra e Moisés, Arão e Hur subiram ao monte.
Quando Moisés levantava a mão, Israel vencia... - Oh como me cansa suspender esta vara por tanto tempo!... Mas quando abaixava a mão, venciam os amalequitas.
Como as mãos de Moisés eram muito pesadas, colocaram uma pedra, para que Moisés apoiasse seus braços nela.
Então Arão e Hur ficavam um de cada lado de Moisés, segurando seu braço levantado.
- Nós o ajudaremos. Não se preocupe! (dizem Arão e Hur). As mãos de Moisés ficaram erguidas até o pôr-do-sol, e Josué e seu povo venceram a batalha.
 
Conclusão: Na primeira parte aprendemos que Deus é poderoso para fazer qualquer milagre em nossas vidas, pois a Bíblia diz que Ele é o mesmo hoje, ontem e sempre (Hebreus 13:8).
A segunda parte vemos como é muito importante  a união - para sermos vitoriosos precisamos ter união uns com os outros, pois o povo de Israel só venceu a batalha, porque Arão e Hur mantiam as mãos de Moisés erguidas.

Hora de Compartilhar:
1.     Porque o povo reclamou com Moisés outra vez? Porque eles acamparam em um lugar que não tinha água e estavam com muita sede.
2.    Qual era o nome do lugar que acamparam? Refidim.
3.    Qual foi o milagre feito naquele lugar? Deus fez sair água da rocha.
4.    Qual foi o nome do povo que atacou Israel em Refidim? Os amalequitas.
5. Como o exército de Israel venceu os amalequitas? Moisés ficou com o braço estendido até o pôr-do-sol para que pudessem vencer.
6. O que Deus nos ensina com a primeira parte da história? Deixem que falem a vontade. Basei-se na conclusão.
7.  O que Deus nos ensina com a segunda parte da história? Deixem que falem a vontade. Basei-se na conclusão.

Atividade de consolidação:

   A atividade será uma mistura de brincadeira de “Estátua Musical” e “Siga o Mestre”. As crianças movimentam-se pela sala ao som de uma música. Quando parar a música, as crianças ficam imóveis no lugar. O líder dá uma instrução, como correr até o canto da sala, desembainhar a espada, fazer polichinelo, bater continência, formar duplas, pular numa perna só. Se o líder tiver com a mão levantada as crianças obedecem, se tiver com a mão abaixada as crianças caem no chão. As crianças que perderem ficam uma rodada fora. Antes de começar, faça um ensaio.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário