terça-feira, 28 de abril de 2015

ELISEU E NAAMÃ

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 63 – Eliseu e Naamã (culto 03/05/2015)
(Para células que acontecem de 04/05 a 09/05/2015)

PrincípioDeus livra da doença! 

Versículo para memorizar: Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. (Jeremias 17:14)

Texto-baseII Reis 5:1-14

Quebra-gelo: Mande que as crianças realizarem as seguintes atividades: Dar 7 pulos numa perna só, 7 agachamentos, 7 poli chinelo, etc. Pergunte ao final: “FOI FÁCIL FAZER ISSO?”
Diga: a história bíblica verdadeira de hoje é sobre alguém que teve de fazer sete coisas. Quando terminar a história, quero que me respondam:
1.     Quem teve de fazer sete vezes uma coisa e por quê?
2.     O que ele teve que fazer?
3.     Foi fácil ou difícil para ele?
4.     Qual foi o resultado?

Mensagem: Naamã, o comandante do exército da Síria, era muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque, por meio de Naamã, o SENHOR Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios. Ele era um soldado valente, mas sofria de uma terrível doença da pele. Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, que ficou sendo escrava da mulher de Naamã. Um dia a menina disse à patroa: — Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença. Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito. E o rei ordenou: — Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele. Então Naamã saiu, levando uns trezentos e cinqüenta quilos de prata, e uns setenta quilos de ouro, e dez mudas de roupas finas. A carta que ele levava dizia assim: “Esta carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure.” Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as suas roupas em sinal de medo e exclamou: — Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la? Ele está querendo briga! O profeta Eliseu soube do que havia acontecido e mandou dizer ao rei: — Por que o senhor está tão preocupado? Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel! Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu. Eliseu mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença.
Mas Naamã ficou muito zangado e disse: — Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao SENHOR, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado? E foi embora muito bravo. Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram: — Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado? Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança.

Conclusão: Nessa história aprendemos sobre fé. Você sabe o que é fé? Na Bíblia diz que a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. A menina israelita teve fé que o profeta poderia curá-lo daquela terrível doença. Ela era apenas uma menina, mas sabia do que o seu Deus era capaz de fazer, e pela sua fé ela fez com que Naamã também cresse e seguisse o que o profeta disse. Temos que mostrar para as pessoas, a nossa fé em Deus, porque é pela nossa atitude que as pessoas também vão crer em Deus! Não importa a sua idade, Deus quer usar você como testemunha para outras crianças e também para os adultos.

Consolidação: Esta brincadeira é parecida com a dança da cadeira.
Estabeleça três locais: GARAGEM, CONSULTÓRIO MÉDICO E SALA DE AULA. Prepare uma lista de doze dificuldades, como dor de estômago, carro quebrado, problemas com matemática, carro sem gasolina, perna machucada, pneu furado, tomar injeção, engessar o dedo, livro de história esquecido em casa, caderno de português rasgado, etc... As crianças caminham em círculo, no meio da sala, enquanto o líder toca a música. Quando a música parar o líder anuncia o problema. Quem tiver no lugar certo é o vencedor. Repita quantas vezes desejar.


Fonte: http://miriangalli.blogspot.com.br (com adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário