terça-feira, 28 de abril de 2015

ELISEU E NAAMÃ

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 63 – Eliseu e Naamã (culto 03/05/2015)
(Para células que acontecem de 04/05 a 09/05/2015)

PrincípioDeus livra da doença! 

Versículo para memorizar: Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. (Jeremias 17:14)

Texto-baseII Reis 5:1-14

Quebra-gelo: Mande que as crianças realizarem as seguintes atividades: Dar 7 pulos numa perna só, 7 agachamentos, 7 poli chinelo, etc. Pergunte ao final: “FOI FÁCIL FAZER ISSO?”
Diga: a história bíblica verdadeira de hoje é sobre alguém que teve de fazer sete coisas. Quando terminar a história, quero que me respondam:
1.     Quem teve de fazer sete vezes uma coisa e por quê?
2.     O que ele teve que fazer?
3.     Foi fácil ou difícil para ele?
4.     Qual foi o resultado?

Mensagem: Naamã, o comandante do exército da Síria, era muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque, por meio de Naamã, o SENHOR Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios. Ele era um soldado valente, mas sofria de uma terrível doença da pele. Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, que ficou sendo escrava da mulher de Naamã. Um dia a menina disse à patroa: — Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença. Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito. E o rei ordenou: — Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele. Então Naamã saiu, levando uns trezentos e cinqüenta quilos de prata, e uns setenta quilos de ouro, e dez mudas de roupas finas. A carta que ele levava dizia assim: “Esta carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure.” Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as suas roupas em sinal de medo e exclamou: — Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la? Ele está querendo briga! O profeta Eliseu soube do que havia acontecido e mandou dizer ao rei: — Por que o senhor está tão preocupado? Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel! Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu. Eliseu mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença.
Mas Naamã ficou muito zangado e disse: — Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao SENHOR, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado? E foi embora muito bravo. Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram: — Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado? Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança.

Conclusão: Nessa história aprendemos sobre fé. Você sabe o que é fé? Na Bíblia diz que a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. A menina israelita teve fé que o profeta poderia curá-lo daquela terrível doença. Ela era apenas uma menina, mas sabia do que o seu Deus era capaz de fazer, e pela sua fé ela fez com que Naamã também cresse e seguisse o que o profeta disse. Temos que mostrar para as pessoas, a nossa fé em Deus, porque é pela nossa atitude que as pessoas também vão crer em Deus! Não importa a sua idade, Deus quer usar você como testemunha para outras crianças e também para os adultos.

Consolidação: Esta brincadeira é parecida com a dança da cadeira.
Estabeleça três locais: GARAGEM, CONSULTÓRIO MÉDICO E SALA DE AULA. Prepare uma lista de doze dificuldades, como dor de estômago, carro quebrado, problemas com matemática, carro sem gasolina, perna machucada, pneu furado, tomar injeção, engessar o dedo, livro de história esquecido em casa, caderno de português rasgado, etc... As crianças caminham em círculo, no meio da sala, enquanto o líder toca a música. Quando a música parar o líder anuncia o problema. Quem tiver no lugar certo é o vencedor. Repita quantas vezes desejar.


Fonte: http://miriangalli.blogspot.com.br (com adaptações)

DEUS CUIDA DOS RICOS

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 62 – Deus cuida dos ricos   (culto 26/04/2015)
(Para células que acontecem de 27/04 a 02/05/2015)

PrincípioDeus cuida dos ricos. 

Versículo para memorizar
: “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom.” Salmo 107:1

Texto-baseII Reis 4:8-37

Quebra-gelo: Vocês se lembram da mensagem da semana passada? Deus ajudou a viúva e seus filhos. Hoje veremos que Deus ajuda também os ricos, aqueles que aparentemente, não precisa de ajuda de ninguém.

Mensagem: Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse comer uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição.
Ela conversou com seu marido e fizeram um quarto para Eliseu se hospedar sempre que passasse pela cidade.  
Um dia, quando Eliseu chegou na casa da sunamita,  mandou o seu servo Geazi dizer que ele estava feliz pelo quarto, pela comida e por todo o carinho e pediu para ele perguntar se ele podia fazer alguma coisa para agradá-la. Ela podia pedir qualquer coisa.
Ela respondeu que estava tudo bem e que não queria nada.
Mas Eliseu queria demonstrar gratidão àquela mulher sunamita, então perguntou ao seu servo Geazi se ele havia percebido se ela precisa de algo. Ele respondeu que o marido dela era velho e que eles não tinham filhos.
Eliseu mandou chamá-la e disse que no próximo ano, naquela mesma época, ela estaria com o seu bebezinho no colo.
Ela disse ao profeta para que ele não a enganasse.
Mas Eliseu era um profeta de Deus e não enganava ninguém.
Como ele disse, ela engravidou e deu a luz a um menino.
O menino cresceu e, certo dia, foi encontrar seu pai, que estava com os trabalhadores e de repente, ele começou a chamar o pai, gritando: “Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça!”
Então o pai disse a um servo para levá-lo para a mãe. O servo o pegou e o levou à mãe, o menino ficou no colo dela até o meio-dia, quando morreu.

Ela subiu ao quarto de Eliseu, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta, chamou seu  marido e disse que precisava de um servo e uma jumenta para ir falar com Eliseu.
Ele perguntou o porquê, mas ela disse para o marido não se preocupar.

Ela disse ao servo: "Vamos rápido, só pare quando eu mandar". Assim ela partiu para encontrar-se com Eliseu no monte Carmelo. Quando ele a viu a distância, disse a seu servo Geazi:
- Olhe! É a sunamita! Corra ao seu encontro e pergunte se está tudo bem com ela, seu marido e seu filhinho.
Ela respondeu a Geazi que estava tudo bem, pois tinha fé que o profeta de Deus poderia ajudá-la.
Ao encontrar Eliseu no monte, ela abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la e Eliseu disse para deixá-la em paz. Ela estava muito triste, chorava muito, mas Deus não havia dito nada sobre a tristeza dela a Eliseu. 
Então ela disse: “Acaso eu pedi um filho, meu senhor? Não te disse para não me enganar?” 
Então Eliseu pediu ao seu servo Geazi que pegasse sua capa e seu cajado e corresse para onde estava o menino, muito depressa e não parasse para falar com ninguém. Quando chegasse onde estava o menino morto, colocasse meu cajado sobre o rosto dele. Mas a mãe do menino disse que se Eliseu não fosse até o filho dela ela não o deixaria e ficaria ali também.
Geazi chegou primeiro e pôs o cajado sobre o rosto do menino, mas ele não falou nem reagiu. Então Geazi voltou para encontrar-se com Eliseu e disse que o menino não voltou a viver.

Quando Eliseu chegou à casa, lá estava o menino, morto, estendido na cama.

Ele entrou, fechou a porta e orou ao Senhor. Então, deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo.
Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos.
Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a sunamita. E ele obedeceu. Quando ela chegou, Eliseu disse para ela pegar o seu filho, vivo!

Ela entrou, prostrou-se aos seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho vivo e saiu.


Conclusão: Deus ama e ajuda a todos, tanto os pobres como os ricos. Basta você pedir e Ele é poderoso para fazer qualquer coisa. Creia, ele pode salvar você e sua família. Vamos orar agora (ore com as crianças, peça que permaneçam sentadas, de olhos fechados e com a mão no coração. Faça uma oração breve, de modo que elas possam repetir com você).


Consolidação: O objetivo é enfatizar a história. Separe a classe dois times. Prepare nove perguntas sobre a história bíblica de hoje para cada time. Divida o versículo, palavra por palavra, em tiras de papel. Prepare um jogo de versículo para cada time. O líder faz as perguntas. A cada resposta certa, uma criança corre até o outro lado da sala e pega uma palavra do versículo. O líder faz a segunda pergunta, enquanto a primeira criança está pegando o papel. O time que recolher todas as palavras e colocar o versículo em ordem primeiro é o vencedor.

sábado, 18 de abril de 2015

DEUS LIVRA DA ESCRAVIDÃO

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 61 – Deus livra da escravidão (culto 19/04/2015)
(Para células que acontecem de 20/04 a 25/04/2015)

PrincípioDeus cuida dos pobres e necessitados. 

Versículo para memorizar: “O meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” Filipenses 4:19.

Texto-baseII Reis 4:1-7

Quebra-gelo: Já Está Cheio?  
Conservar fora da vista dos alunos todo o material, exceto o pote de vidro e as pedras grandes. Colocar o máximo de pedras dentro do pote de vidro e perguntar se o pote já está cheio. (Incentivar respostas com “sim”). Buscar, então, o cascalho e despejar quanto puder dentro do pote. Perguntar outra vez se o pote já está cheio. Pegar agora a areia e despejar até a boca do pote. (Talvez seja necessário sacudir um pouco o pote para caber mais areia). Perguntar mais uma vez se o pote já está cheio. 
Finalmente, buscar a água e despejá-la no pote até chegar à boca do mesmo. Perguntar mais uma vez se o pote já está cheio. 
Pergunte: 
O que vocês pensaram quando o pote estava cheio de pedras? 
Quanto mais caberia no pote àquela altura? 
O que nesta atividade pode representar nossa vida? (O pote). 
O que pode representar a graça de Deus? (As pedras, cascalho, areia e água). Deus faz jorrar mais bênçãos sobre nós do que jamais pedimos. Às vezes, pensamos que não há mais espaço para maior graça, mas Ele continua dispensando graça mesmo assim. Nossa história bíblica de hoje é sobre uma ocasião em que a graça de Deus continuou a fluir até que não havia mais espaço para contê-la. Nossa mensagem de hoje diz: Deus cuida dos pobres e necessitados, Deus cuida de mim!

Mensagem: Eliseu foi um bom ajudante para Eias, não o deixou até que Deus levasse Elias aos céus. Vocês se lembram do pedido que Eliseu fez a Elias: Ele pediu o dobro do poder que Elias tinha para fazer muitos milagres, e foi atendido.
O que será que aconteceu com Eliseu depois que Elias foi para junto de Deus?
Quando Eliseu voltou para a cidade, já estava diferente, As pessoas que o viram, perceberam que o poder que estava com Elias agora estava com Eliseu, e ele fazia muito milagres. Era conhecido como "homem de Deus". A Bíblia conta vários milagres que Deus fez através de Seu servo Eliseu.
Certa vez, a viúva de um dos ajudantes do profeta procurou Eliseu e lhe disse que ela e seus dois filhos estavam passando por muitas necessidades. Seu marido havia deixado dívidas para pagar, mas ela não tinha dinheiro e o homem que o seu marido devia, queria os seus dois filhos como pagamento. Que coisa horrível, dar os filhos para pagar uma dívida!
Eliseu quis ajudar e perguntou o que tinha em casa; ela lhe respondeu que só tinha uma botija de azeite. O profeta mandou que pedissem emprestado aos seus vizinhos muitos potes; depois entrasse em casa com seus filhos, pegasse a botija de azeite que tinha e começasse a despejar azeite nos potes! Os meninos correram nas casas vizinhas e emprestaram muitos potes. A casa ficou cheia de potes. Vocês sabem o que aconteceu? Ela encheu o primeiro pote, depois encheu outro, e mais outro... e o azeite não acabava, só quando encheu o último pote foi que o azeite acabou. Isto foi um grande milagre! Eliseu mandou que ela vendesse o azeite para pagar a dívida e vivesse com o que sobrou. 
Eliseu andava por muitos lugares levando a mensagem de Deus.


Para Colorir:


Ilustrações:






segunda-feira, 13 de abril de 2015

O AJUDANTE DE ELIAS

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 60 – O ajudante de Elias (culto 12/04/2015)
(Para células que acontecem de 13/04 a 18/04/2015)

PrincípioPodemos confiar em Deus. Ele vai nos dar o ajudante certo. 


Versículo para memorizar: “O que vocês pedirem em meu nome, Eu farei.”  Jo 14:14

Texto-base: 1Reis 19:19-21 e 2Reis 2:1-11

Quebra-gelo: O que Deus fez para você que mostra como ele é poderoso?

Mensagem: Nas semanas anteriores estávamos falando de um grande profeta de Deus chamado Elias, um homem de Deus.
Certa vez, Elias estava passando por um caminho e viu um jovem chamado Eliseu arando a terra. Elias lançou sua capa sobre ele e o chamou para acompanhá-lo e ser seu ajudante. Eliseu aceitou i convite e pediu para se despedir dos seus pais. Quando Eliseu retornou passou a ser o ajudante de Elias e os dois partiram.
Após algum tempo de aprendizado, chegou a hora de Elias ir para o céu, para a casa de Deus. Mas Eliseu não queria deixar seu mestre Elias. Neste dia, Elias disse a Eliseu: Fique aqui em Gilgal, porque Deus me enviou a Betel. Mas Eliseu disse que iria atrás dele.
Quando chegou a Betel, Elias disse a Eliseu: Fique aqui em Betel, porque Deus me enviou à Jericó. Mas Eliseu disse que iria atrás dele.
Quando chegou a Jericó, Elias disse a Eliseu: Fique aqui em Jericó, porque Deus me enviou ao rio Jordão. Mas Eliseu disse que iria atrás dele.
Cinqüenta discípulos dos profetas os acompanharam e ficaram olhando a distância, quando Elias e Eliseu pararam à margem do Jordão. Então Elias tirou o manto, enrolou-o e com ele bateu nas águas. As águas se dividiram, e os dois atravessaram a seco. Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: "O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você?" Respondeu Eliseu: "Faça de mim o principal herdeiro de teu espírito profético". 
Disse Elias: "Você fez um pedido difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido".
De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.Quando viu isso, Eliseu gritou: "Meu pai! Meu pai! Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel! " E quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio.
Eliseu ficou assustado, mas entendeu, pegou a capa que Elias deixou cair e voltou quando chegou no Jordão bateu com a capa nas águas e todos os profetas que viram isso diziam  “O poder de Elias está sobre Eliseu. E Eliseu teve certeza que Deus havia escolhido para continuar o trabalho de Elias.

Conclusão: Eliseu nos ensinou que devemos andar com pessoas que amam a Deus e buscam a sua vontade e servi-las como ao Senhor, Eliseu fez isso e recebeu o dobro da unção de Elias. Se fizermos assim teremos da mesma unção que esta sobre a vida delas ou o dobro. Deus quer usar as crianças que andam com outras crianças que adoram a Deus de todo coração e desejam servi-lo.

ConsolidaçãoBrincadeira do “CONTRÁRIO”
Os participantes ficam um do lado do outro. O mestre irá mandar eles fazerem coisas como andar pra frente, levantar a mão direita... Enfim, qualquer coisa que se pode fazer o contrário. Os participantes então, deverão fazer exatamente o contrário. Quem errar e fazer o certo, é eliminado até sobrar um único campeão. No Jogo quem fizer ao contrário do que o mestre mandar ganha, mas na nossa vida quando  não fazemos o que o mestre JESUS manda nós perdemos. Vamos Lembrar: Elias obedeceu a Deus e subiu em uma carruagem de fogo para o céu e Eliseu obedeceu a Elias e a Deus e se tornou um grande profeta cheio do poder de Deus. Então obedecer a Jesus e nossas autoridades (pai, mãe, professor, líder, etc) nós faz sermos os vencedores na vida.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

A VERDEIRA PÁSCOA


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem Especial - A Verdadeira Páscoa (Culto dia 05/04/2015)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 06 a 11/04/2015
Princípio a ser trabalhado com as crianças: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira páscoa, ele é o Cordeiro Pascal que foi morto, para nos dar vida!
Versículo para memorizar:  "Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." 1 Co 5:7(parte b).
Textos-base: Êxodo Cap. 12
Quebra-Gelo: Escolha uma menina e um menino para participar, pegue uma caixa e coloque os seguintes objetos: chocolates, uns desenhos de cordeiro, uma Bíblia, um carrinho etc. Peça para as crianças explicarem o que elas entendem por Páscoa.
Mensagem: Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de páscoa... Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? Nessa semana você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Páscoa. Muitos pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte!
O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó soltasse o povo, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus foram poupados, porque nas suas portas, eles tinham derramado sangue de um cordeiro. Somente os primogênitos das famílias egípcias morreram. Então o faraó deixou o povo sair do Egito.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado !
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!!

Importante: Reveja o quebra-gelo e (repita várias vezes com as crianças):

Páscoa Secular
Páscoa Cristã
Animal: Coelho
Animal: Cordeiro - Jo 1:29
Comida: Chocolate
Comida: Pão e o Vinho (Santa Ceia) - Mt 26:26-27
Atividade: Passear ou assistir Tv
Atividade: Oração
Símbolo: O comércio
Símbolo: A cruz vazia, Cristo ressuscitou (Rm 8:34)
Presente: Ovos, doces, coelhos
Presente: A salvação eterna (Jo 3:16)

Hora de Compartilhar: Faça uma roda com as crianças e entregue a frase A verdadeira Páscoa é Jesus o Cordeiro Santo, separe por palavras e misture tudo. Peça para formar dois grupos e dê 5 minutos para formarem a frase

Fonte: http://miriangalli.blogspot.com.br/2009/03/estudo-para-celula-de-criancas.html (com adaptações)

Atividades:

PASSO A PASSO:
1. Não separe os ovos, recorte-os, peça as crianças que os pinte. Cole-os para ficar frente e verso e coloque dentro de saquinhos plásticos. 
2. Recorte a cesta cole-a para ficar frente e verso. Peça as crianças que pinte a cesta.
3. Coloque os ovos dentro da cesta peça para as crianças levarem para casa e compartilhar o aprendizado com a família.