quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SAMUEL, UM MENINO OBEDIENTE


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 48 – Samuel, um menino obediente (culto 09/11/2014)
(Para células que acontecem de 10/10 a 15/11/2014)

Principio a ser trabalhado: Deus fala conosco.

Versículo para memorizar: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo ouve!” 1 Samuel 3:10

Texto-base: 1 Samuel 3:1-14.

Quebra-gelo: Chame um voluntário para ter os olhos vendados. Explique a classe que, quando você apontar pra uma criança, ela deverá perguntar: “(Nome, nome) quem sou eu? ”
A seguir, pergunte de ao cego: “Você reconhece essa voz de quem o chamou?”.
Deixe que seis pessoas chamem o voluntário, incluindo o líder. Retire a venda dos olhos da criança e diga-lhe quantas respostas ele acertou.
Se tiver tempo, repita com mais crianças.
Pergunte as crianças: “Como os cegos reconheceram a voz de quem os chamou?”
Resposta: “Porque eles os conheciam.”
A história bíblica verdadeira de hoje é sobre alguém que foi chamado pelo nome, mas não reconheceu quem o chamava. Quando acabar a história quero que me respondam:
1.       Quem foi chamado? R. Samuel
2.       Que o chamou? R. Deus
3.       Quantas vezes ele foi chamado? R. Quatro vezes
4.       Por que a pessoa que chamava  não foi reconhecida?  R. Porque ele ainda não conhecia a Deus.

MensagemVocês lembram da semana passada. Deus deu de presente um bebê muito precioso para a Ana. Seu nome era.... SAMUEL.
Quando Samuel cresceu um pouco, sua mãe o entregou para Deus. Ele foi morar no templo com o sacerdote Eli. Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o SENHOR. Naqueles dias poucas mensagens vinham do SENHOR, e as visões também eram muito raras. Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto.Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa.
Então o SENHOR Deus chamou: – Samuel, Samuel! – Estou aqui! – respondeu ele.Então correu para onde Eli estava e disse: – O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: – Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou.
Então o SENHOR Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi onde estava Eli e disse: – O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: – Eu não chamei você, filho. Volte para a cama.
Samuel não o conhecia SENHOR, pois o SENHOR ainda não havia falado com ele.
Aí o SENHOR chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi onde Eli estava e disse: – O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o SENHOR quem estava chamando o menino e ordenou: – Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo ouve!” E Samuel voltou para a cama.
Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: – Samuel, Samuel! – Fala, pois o teu servo ouve! – respondeu Samuel.
E o SENHOR disse: – Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados.
 Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado.

Conclusão: Deus, nos dias de hoje, fala conosco através da bíblia, no culto, na célula. Temos que ler a bíblia e prestar atenção quando estamos onde Deus está falando e precisamos ser obedientes assim como Samuel que ouviu atentamente o que Deus tinha para falar com ele.

Consolidação: Estabeleça quatro áreas e enumere-as de 1 a 4. Mande as crianças deitarem no meio da sala para ouvirem quantas vezes o apito é soado. Se for uma vez, correm para a área 1, se for duas, para a área 2 e assim por diante. Entre os apitos, as crianças devem voltar e deitar novamente no meio da sala. Quem correr para a área errada, sai do jogo ou é mandado para o “Cantinho do pecado” e perde uma rodada.

6 comentários: