segunda-feira, 28 de julho de 2014

SATISFAÇÃO TOTAL

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 35 – Satisfação Total (Culto de 27/07/2014)

Princípio a ser trabalhado com as crianças: Não sejamos consumidos pelo desejo de possuir o que é dos outros.

Versículo para memorizar: “
O ganancioso provoca brigas, mas quem confia no Senhor prosperará.Provérbios 28:25

Texto base: Êxodo 20.17 e 1Reis 21.1-19

Quebra-gelo: Hoje iremos aprender sobre o 10º Mandamento: Não Cobiçarás.
Antes de começar, coloque nove legumes diferentes e um punhado de uvas em uma caixa (ou baú do tesouro). Podem ser legumes de verdade ou artificiais. Tire-os da caixa, um de cada vez, pergunte se as crianças conhecem aquelo tipo de legume e coloque-o em cima da mesa. Pergunte se tudo o que você mostrou é legume ou se existe alguma coisa diferente. Diga: “A história bíblica verdadeira de hoje fala de legumes e uvas. Depois da história respondam-me:
1.     O que uvas e legumes tem a ver com a história bíblica de hoje? Deixem que falem.
2.     Como era o nome do rei? Reposta: Acabe
3.     Que mandamentos foram quebrados?
As respostas estão abaixo no texto grifado em vermelho, nesta ordem:
Adorar somente a Deus;
Não cobiçar;
            Não mentir;
            Não matar;
            Não roubar.

Mensagem: Acabe era um rei malvado. Ele odiava os profetas de Deus e não ensinava coisas boas ao povo. Ele e sua esposa Jezabel adoravam a ídolos e queria que o povo de Deus adorasse os ídolos também.
Como rei de Israel, Acabe provavelmente tinha muitas casas e terras. No entanto, certo dia Acabe decidiu que queria uma vinha que estava junto a sua casa (explique que vinha é uma plantação de uvas). A vinha que Acabe desejava pertencia a um homem chamado Nabote.
Certo dia Acabe viu a Nabote e disse-lhe:
- Nabote venda-me sua vinha que está ao lado de minha propriedade e eu quero usar como uma horta de legumes. Eu darei para você uma vinha melhor em troca desta, ou dize-me quanto você quer pela vinha.
- Oh não! Respondeu Nabote.
– Nunca poderia vender pra você minha vinha. Esta terra tem pertencido à minha família por muito tempo. Meu avô a deu ao meu pai e meu pai deixou para mim. Não a quero vender.
O rei Acabe não estava acostumado que lhe dissessem não, pois ele era o rei. Acabe estava tão irritado por que não podia ter o que queria que ficou com cara feia e reclamando.
Acabe entrou em sua casa e se atirou na cama. Quando o almoço ficou pronto, não quis comer. Simplesmente se voltou para a parede. Alguma vez você já viu alguém fazer isto? É uma birra de criança mimada quando não recebe que quer.
Quando a Rainha Jezabel soube o que Acabe estava fazendo, foi vê-lo e disse:
 – Acabe porque está triste e não quis comer?
- Eu disse a Nabote que queria a sua vinha, mas ele não quer me dar. Ofereci outra vinha em troca ou então até lhe daria dinheiro, mas ele não quis. - queixou-se Acabe.
A rainha Jezabel se irritou. Como alguém se atreveria a dizer não ao Rei?
– Quem Nabote pensa que é? Você não é Rei desse País? Levante-se e coma. Eu darei a vinha pra você.  – Disse Jezabel
Imediatamente Jezabel realizou o seu plano. Escreveu cartas a alguns lideres de Israel dizendo:
 –Chamem todo o povo! - disse nas cartas. Contratem dois homens para espalhar que Nabote tem dito coisas acerca de Deus e do rei. Em seguida, levem Nabote para fora da cidade e o apedrejem.
Jezabel selou as cartas com o selo pessoal do rei e enviou os seus criados para entregá-las. Os líderes que receberam as cartas obedeceram às ordens de Jezabel. Levaram Nabote para fora da cidade e o apedrejou embora ele não fizesse mal nenhum e Nabote morreu.
Quando Jezabel soube que Nabote estava morto, foi ver Acabe. 
– O homem que não quis vender a vinha para você, está morto. –Disse-lhe.
– Levante-se e tome possa da vinha.
Acabe parecia haver recebido justo o que queria, não é verdade? MAS COBIÇAR É PECADO, E PECADO SEMPRE TRÁS SUAS CONSEQÜÊNCIAS.
Deus não se agradou do que Acabe havia feito. Disse a Elias, o profeta, que fosse vê-lo.
Acabe não se alegrou em ver Elias.
– Então meu inimigo veio falar comigo. – Disse Acabe.
Então Elias falou da parte de Deus:
– Você pecou contra Deus. Matou um homem e também quer roubar a sua terra. Você prestou atenção na sua malvada esposa no lugar de escutar a Deus. Até mesmo adora os falsos deuses. Deus disse que vai castigá-lo por causa de seus pecados. A partir desse dia Acabe teve muitos problemas.

Conclusão: O pecado de cobiça e roubo de Acabe causou muitos problemas a ele e aos outros. A Nabote custou à vida, fez com que muitas pessoas mentissem e também causou muita tristeza a família de Nabote. Roubar e cobiçar sempre causa muitos problemas.

Consolidação:
Mande que as crianças se sentem em círculo. Dê a cada uma um doce e enfatize que os doces não pertencem a elas, portanto não pode comê-los. Entregue uma caixa vazia a uma criança e ponha a música. A caixa deverá ser passada pela roda. Quando a música parar, a criança que estiver com a caixa deverá colocar o doce dentro dela e assim até ficar um vencedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário