domingo, 20 de julho de 2014

NADA DE MENTIRAS

  

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 34 – Nada de Mentiras (Culto de 20/07/2014)

Princípio a ser trabalhado com as crianças: 
1. Saber como e porque Geazi foi castigado;
2. A mentira é pecado e tem consequências ruins.

Versículo para memorizar: “Odeio e detesto a mentira...” Salmo 119:163

Texto base:  2 Reis 5.1-27

Quebra-gelo: Antes de começar a aula esconda as cédulas de 2, 5 e 10 reais (você encontra e lojas de 1,99). Quando as crianças chegarem diga que elas deverão achar algumas notas de dinheiro que estão escondidas na sala. Depois que acharem todas as notas, deixe claro que são notas de brincadeira e que não podemos comprar nada com elas. Fale sobre o que elas gostariam de comprar se tivessem muito dinheiro. Enfatize que é normal termos vontade de comprar muitas coisas legais.
Quando ganhamos coisas novas e bonitas, nós ficamos muito alegres, não é? Mas depois essa alegria passa. Talvez vocês tenham ganhado um presente aniversário e ficaram muito felizes, mas hoje nem brincam mais com ele e já ficam pensando em que outros brinquedos que passam nos comerciais de TV. Viram? É uma alegria que vem e vai embora. Mas hoje eu quero falar de uma alegria que fica para sempre no coração. Vamos prestar atenção e ouvir a história de hoje.


Mensagem: Naamã era um homem muito importante do exército da Síria, porém muito doente. Ele tinha lepra, uma doença de pele que, naquela época, não tinha cura.
Naamã ouviu falar que o profeta Eliseu poderia curá-lo e resolveu procurá-lo.
O profeta Eliseu mandou Naamã mergulhar sete vezes no rio Jordão e ele fez tudo direitinho, mergulhou e, no sétimo mergulho, foi curado. Que grande alegria! Ele ficou curado e sua pele ficou parecendo como a de um bebezinho, limpinha, limpinha.

Naamã ficou tão feliz, que resolveu agradar a Eliseu dando-lhe presentes. O profeta não aceitou os presentes, pois sabia que Deus é quem havia feito o milagre e somente Ele deveria ser adorado. Mas, Geazi, o servo de Eliseu, ouviu a conversa e resolveu receber os presentes no lugar dele. Que atitude feia, não é mesmo amiguinhos? Geazi ficou ouvindo a conversa só para tirar proveito. Quando Naamã estava indo embora, Geazi correu atrás dele e pediu os presentes dizendo: “Meu senhor, Eliseu, mandou lhe dizer que agora mesmo chegaram de viagem dois jovens discípulos e gostaria que o senhor lhes desse uma moeda de prata e duas roupas finas.”

Naamã ficou muito contente achando que o profeta havia mudado de ideia, e deu-lhe duas moedas de prata e duas roupas de festa. Depois disso, Geazi foi para casa esconder os presentes. Ao encontrá-lo, Eliseu perguntou onde ele tinha ido e Geazi, mentindo mais uma vez, respondeu que não tinha ido a lugar algum. Deus havia dito a Eliseu o que Geasi tinha feito de errado e por causa de tantas mentiras, Geazi ficou doente da mesma doença da qual Naamã havia sido curado. Sua pele ficou cheia de lepra e até os filhos dele nasceriam leprosos.
Neste versículo o salmista revela que odeia a mentira e nós também devemos odiá-la.


Conclusão: TODO TIPO DE MENTIRA É ERRADO. Pergunte se tem algum problema se o líder mentir... deixem que respondam. Diga que tem MUITO problema, pois quando o líder lhes disser a verdade sobre Deus, eles não acreditaram.
Quando alguém é mentiroso, ninguém acredita nele quando ele está falando a verdade.
Mentira trás confusão, morte, e todo tipo de maldição e o mais importante quem mentira é pecado e no livro de Salmos 119.163 Deus diz: “Odeio e detesto a mentira...”
Deus odeia a mentira e os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus.

Consolidação: Faça uma brincadeira para revisar a ordem dos nove mandamentos que estudamos até agora.
Divida a classe em grupos de nove crianças. Prepare um jogo de cartas com os mandamentos (um mandamento em cada carta) e um jogo de cartas para cada grupo.  Se possível, use uma cor de papel de papel diferente para casa time. Prepare uma corrida de obstáculo para cada grupo.
Cada criança passa pelos obstáculos e chega até a casa de Eliseu, pega um mandamento que volta pelos obstáculos. O próximo da fila vai de novo até eles trazerem os nove mandamentos. Ao final, vence o grupo que colocar os mandamentos em ordem primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário