segunda-feira, 30 de junho de 2014

NÃO PEGUE O QUE É DOS OUTROS


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 33 – Não pegue o que é dos outros (Culto de 06/07/2014)

Princípio a ser trabalhado com as crianças: Roubar é pecado.

Versículo para memorizar: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9

Texto base:  Êxodo 20:15; Josué 7:1-26

Quebra-gelo: Hoje veremos o 8º mandamento: NÃO ROUBARÁS. Converse com as crianças sobre o que estão aprendendo nas últimas aulas: As Instruções de Deus ou Os Dez  Mandamentos.
Relembre-as de que os mandamentos foram dados por Deus para o nosso bem-estar. Os primeiros mandamentos falam sobre nosso relacionamento com Deus, e os outros seis, sobre o nosso relacionamento uns com os outros.
Enquanto isso está acontecendo, um líder vestido de ladrão (máscara, roupa preta, boné e um saco nas costas) entra rapidamente e começa furtar casacos, bolsas etc que foram colocadas na sala antes da reunião; o ladrão põe tudo dentro do saco. Quando as crianças gritarem que há um ladrão na sala, o líder olha na direção errada e pergunta: “Cadê, cadê?” O líder acha que as crianças estão inventando, mas finalmente vê o ladrão fugindo da sala; o líder pede que as crianças façam um relatório do que está faltando. Diga-lhes para que não fiquem preocupadas, pois você dará um jeito de reaver tudo o que foi roubado.
Diga: Na história bíblica verdadeira de hoje descobriremos o que aconteceu quando alguém pegou o que não lhe pertencia. Ouçam com atenção e depois me respondam:
1.  Como se chamava o homem que pegou o que não era dele?
     2. O que ele roubou?
     3. O que aconteceu ao homem, à sua família e ao povo de Deus?

Mensagem: Josué havia vencido uma grande batalha em Jericó. E agora havia mandado espiões à outra cidade chamada Ai, para destruí-la e conquista-la. Quando os espiões voltaram para Josué, disseram que não era preciso que todos os soldados atacassem, apenas uns dois ou três mil homens, pois eles são poucos.
Cerca de três mil homens atacaram a cidade, mas os homens de Ai venceram a batalha, mataram trinta e seis israelitas e feriram muitos outros enquanto fugiam. Diante disso o povo desanimou completamente.
Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até à tarde.
Disse então Josué: "Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão! Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi derrotado por seus inimigos?  Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome? "
O Senhor disse a Josué: "Levante-se! Por que você está aí prostrado? Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas, esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens. Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição. Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem. Apresentem-se de manhã, uma tribo de cada vez. A tribo que o Senhor escolher virá à frente, um clã de cada vez; o clã que o Senhor escolher virá à frente, uma família de cada vez; e a família que o Senhor escolher virá à frente, um homem de cada vez. Aquele que for pego com as coisas consagradas será queimado no fogo com tudo o que lhe pertence. Violou a aliança do Senhor e cometeu loucura em Israel!
Na manhã seguinte Josué mandou os israelitas virem à frente segundo as suas tribos, e a de Judá foi a escolhida. Os clãs de Judá vieram à frente, e ele escolheu os zeraítas. Fez o clã dos zeraítas vir à frente, família por família, e o escolhido foi Zinri. Josué fez a família de Zinri vir à frente, homem por homem, e Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, foi o escolhido. Então Josué disse a Acã: "Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada".
Acã respondeu: "É verdade que pequei contra o Senhor, contra o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte: quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo".
Josué enviou alguns homens que correram à tenda de Acã; lá estavam escondidas as coisas, com a prata por baixo. Retiraram-nas da tenda e as levaram a Josué e a todos os israelitas, e as puseram perante o Senhor. Então Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Acor.
Disse Josué: "Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça". E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e os queimou no fogo.
Sobre Acã ergueram um grande monte de pedras, que existe até hoje. Então o Senhor se afastou do fogo da sua ira.

Conclusão: Acã pecou contra o Senhor quando não obedeceu às ordens de Deus na batalha contra Ai. Acã poderia ser forte e vencer a vontade de fazer o que era errado. Mas por que ele desobedeceu? Porque quando ele viu aquelas coisas achou lindas, então ele as desejou, quis tê-las de todo jeito. Por isso, ele as pegou e as escondeu em sua barraca e não contou para ninguém o seu pecado. Conosco pode acontecer o mesmo. Quando vocês olharem uma coisa que não é de vocês, lembrem-se de afastar da mente o desejo de tê-la a todo custo. Sejam agradecidos pelas coisas que têm e, com a ajuda do Senhor, vençam a vontade de fazer o que é errado. Não se esqueçam sejam fortes e corajosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário