sexta-feira, 13 de junho de 2014

CUIDADO AO USAR O NOME DE DEUS


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos) 
Mensagem 28 – Cuidado ao usar o nome de Deus (Culto de 01/06/2014)

Principio a ser trabalhado com as crianças: Não devemos usar o nome do Senhor em vão.

Versículo para memorizar: “O Senhor está perto de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade.” Salmo 145:18

Texto Base: Êxodo 20:7e 2 Reis Capítulos 18 e 19

Quebra-Gelo: Como você reage quando alguém caçoa ou zomba de você?

Mensagem: 
Ezequias se tornou rei de Judá. Ele tinha vinte e cinco anos de idade. Ezequias fez aquilo que agrada a Deus, por isso, o SENHOR estava com ele, e ele teve sucesso em tudo o que fez. Ele restaurou o templo, destruindo todos os ídolos. Ezequias se revoltou contra o rei da Assíria e não quis ser dominado por ele. Venceu os filisteus, invadiu o seu território. Depois o rei da Assíria, atacou todas as cidades de Judá que eram cercadas de muralhas e as conquistou. Ezequias mandou uma mensagem para ele dizendo: “Por favor, saia do meu país, que eu pagarei tudo o que o senhor exigir.” O rei respondeu dizendo que Ezequias devia lhe mandar dez mil quilos de prata e mil quilos de ouro. Então Ezequias mandou para ele toda a prata do Templo e do tesouro do palácio. Ele também arrancou o ouro das portas do Templo e mandou tudo para o rei da Assíria, mas mesmo assim, o rei da Assíria mandou um grande exército para atacar Ezequias em Jerusalém. Um tempo depois, ele recebeu esta mensagem do rei da Assíria: “Em que você está baseando a sua confiança? Porque não é no SENHOR, seu Deus, já que você destruiu os santuários e altares do Senhor! Não pensem que o SENHOR os salvará e não deixará que o nosso exército assírio conquiste a cidade de vocês.”
 Assim que o rei Ezequias ouviu o que eles contaram, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza, vestiu uma roupa feita de pano grosseiro e foi para o Templo do SENHOR. A mensagem que o rei mandou entregar ao profeta Isaías foi esta: “Hoje é um dia de sofrimento; nós estamos sendo castigados e estamos envergonhados. O rei da Assíria nos mandou o chefe do seu exército para insultar o Deus vivo. Que o SENHOR, nosso Deus, escute esses insultos e castigue quem os disse!”
Os funcionários do rei Ezequias levaram a mensagem para o templo e Isaías mandou esta resposta: “O SENHOR Deus diz que o senhor não deve deixar que os assírios o assustem, Deus vai fazer o rei assírio ouvir uma notícia que o fará voltar para a terra dele, e Deus vai fazer com que ele seja morto ali.”
Mas o malvado rei da Assíria escreveu uma carta ao rei Ezequias dizendo que Deus não poderia salva-los e que ia destruir tudo como havia feito com outras cidades. Quando rei Ezequias leu a carta foi até o Templo, pôs a carta ali, na presença de Deus e orou. E Deus lhe respondeu: “A quem você pensa que o rei da Assíria ofendeu e insultou?”
Então, naquela mesma noite, Deus mandou um Anjo ao acampamento dos Assírios ele matou 185 mil soldados. Quando amanheceu o rei da Assíria viu os soldados mortos voltou para sua terra e chegando lá foi morto pelos seus próprios filhos.  

Conclusão: Não devemos tomar o nome de Deus em vão, pois Ele é santo. Também não devemos brincar ou zombar com o nome de Deus. Se você faz ou já fez, arrependa-se e peça perdão e Ele estará sempre pronto para te perdoar.
Mas quando você tiver triste, precisando de ajuda, com medo ou precisando de qualquer coisa, seja o que for, chame o Seu nome, pois Ele estará pronto para te ouvir e te atender com muito amor!

Consolidação: 
Material: Um balão para cada criança. Encha com as crianças o balão, e depois peça para que cada criança abra a boca do balão e solte o ar aos poucos até murchar. Explique as crianças a nossa semelhança com balões em determinado momentos da nossa vida. Muitas vezes estamos confiantes no que somos em Deus, sabendo das suas promessas, mas às vezes nos falta fé. E o diabo usa pessoas para zombar de nós, e nós “murchamos”, ou seja, desanimamos. Mas quando isso acontecer, nós podemos orar a Deus pedindo para que ele nos fortaleça; nos dê fé, ou seja, nos encha de vida novamente. E Ele atende a nossa oração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário