sexta-feira, 7 de março de 2014

DEUS PROVIDENCIA UM LIBERTADOR

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
18ª Mensagem - Deus Providencia um Libertador (Culto dia 09/03/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 10 a 16/03/2014

Princípio a ser trabalhado com as crianças: Deus tem um plano para sua vida por isso ele nos protege dos perigos.

Versículo para memorizar: Sl 37:5  Entregue  o seu caminho ao Senhor , confie nele, e ele agirá.

Textos-base:
Êxodo Cap. 1 e 2

História:
Crianças, para entendermos a mensagem de hoje vamos precisar recordar alguns fatos. Lembram quando falamos sobre a vida de Jacó, que ele teve um encontro com um anjo do Senhor e a sua história foi mudada?
Jacó trabalhou 7 anos e se casou com Lia e depois trabalhou mais 7 anos para se casar com Raquel e Jacó teve 12 filhos. Lembram que ele tinha um carinho todo especial por um dos seus filhos? (José)
Relembrar alguns fatos acerca da vida de José para introduzir a necessidade de um novo libertador.
José se tornou um homem muito respeitado no Egito e Faraó permitiu que ele levasse toda a sua família para mora lá. Eles iam se casando e tendo mais e mais filhos e eram cada vez mais numerosos. O tempo foi passando e um novo governante que não conhecia a José começou a se incomodar com o crescimento do povo de Israel. (Explicar relação povo hebreu – povo de Israel).
Faraó endureceu o seu coração e tomou algumas medidas para impedir o crescimento do povo de Israel, mas não adiantou. O povo continuava a se tornar numeroso. Então Faraó decretou que todos os meninos recém-nascidos dos Judeus deviam ser jogados no rio Nilo.
 Que medida horrível! Imaginem o desespero das mães quando tinham um filho e viam que era um menino? Elas ficavam muito tristes porque sabiam que os guardas viriam busca-los para matar. Meu Deus!!! Antigamente não tinha ecografia para saber do sexo da criança antes do nascimento, então elas passavam toda a gravidez muito aflitas e preocupadas por causa da ordem de Faraó.
A Bíblia fala de um homem chamado Anrão que teve um filho com sua tia Joquebede (eles se casavam entre si) e durante aqueles dias, tiveram uma criança, e adivinhem o sexo? Um menino e recebeu o nome de Moisés (que quer dizer: tirado das águas).
Certamente aqueles pais ficaram aflitos e fizeram de tudo para tentar esconder a crianças dos soldados.  Joquebede era uma mulher que acreditava muito em Deus e também acreditava que Deus daria um jeito de livrar Moisés da morte.
A Bíblia relata que Moisés era um bebê bonito e saudável e Joquebede olhava para ele com olhos de amor e fé e assim conseguiu escondê-lo por 3 meses. Imaginem como ela deveria ficar preocupada quando o bebê chorava e com medo dos guardas ouvirem e pegá-lo. Esse tempo era muito importante para que ela o amamentasse no peito, mas depois desse tempo o choro do bebê já era mias forte, mais alto e ela não conseguiria mais escondê-lo por muito tempo, então ela teve um plano muito corajoso.
Ela começou a fazer um cesto de junco. (Junco era uma planta que crescia na beira do rio Nilo). Esta planta servia para fazer papel. Joquebede fez um cestinho e colocou o seu filho dentro. A filha de Faraó costumava tomar banho naquelas águas e ela o deixou onde ela pudesse vê-lo porque se ele fosse levado para longe poderia morrer afogado, poderia ser comido por algum animal ou até morrer de fome, sede ou calor, mas se a filha de Faraó o encontrasse talvez ela o ajudasse.
A irmã de Moisés, Miriã,ficou numa distância observando tudo. Joquebede não abandonou o seu filho, mas ela o colocou nas mãos de Deus, crendo que o Senhor iria salvar Moisés.
Miriã ficou observando e de repente ouviu vozes de mulheres. Eram as escravas do palácio junto com a princesa, filha de Faraó. Enquanto tomavam banho no rio Nilo, elas avistaram o cestinho onde estava a criança.  Podemos imaginar como foi a reação delas? Como todas as mulheres que estão ao lado do berço de uma criança que está chorando, todas ficaram muito comovidas. Então a princesa pegou o bebê e logo percebeu que era um menino, filho dos hebreus. Mas tudo o que estava acontecendo já era projeto de Deus, então ela resolve levar o bebê para casa, mas ele era muito pequeno ainda e ela não sabe como cuidar dele e é aí que entra a inteligência da irmãzinha de Moisés. Ela se aproxima e pergunta se a princesa precisa de uma mulher para ajudar a cuidar da criança e a princesa responde que sim e sabem quem ela levou para cuidar do bebê?
Joquebede. Isso mesmo, a própria mãe de Moisés. Olha como o cuidado de Deus é perfeito. E o melhor, ela criou o próprio filho e ainda recebeu um salário por isso.
Moisés foi criado na família de Faraó e nas próximas semanas nós vamos entender como ele foi tremendamente usado por Deus para libertar o seu povo da escravidão no Egito.

HORA DE COMPARTILHAR:  
·         Como se chamava a mãe de Moises?
·         Por quanto tempo ela escondeu Moises?
·         O que fez com o nenê (Moises)?
·         Quem ficou vigiando para ver o que aconteceria?
·         Quem achou Moises?
·         Qual o plano de Deus para vida de Moises?
·         Por que devemos seguir o plano de Deus para nossas vidas?

Ensine a criança que Deus tinha um plano da vida de Moises, por isso Ele enviou a filha de faraó para salvá-lo e protegê-lo.
Deus tem um plano em nossas vidas e Ele enviou Jesus para nos salvar e nos proteger, nos livrando de todo medo e sofrimento.


Atividades para o quebra-gelo e a consolidação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário