terça-feira, 11 de março de 2014

DEUS PREPARA UM LIBERTADOR

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)

19ª Mensagem - Deus Prepara um Libertador (Culto dia 16/03/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 17 a 23/03/2014
Princípio a ser trabalhado com as crianças: Mostrar que é o Senhor quem nos chama para a Sua obra e nos capacita.
Versículo para memorizar: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).
Textos-base: Êxodo Cap. 1 a 4
Compartilhando a Palavra:
Como vocês viram nas semanas anteriores, o povo hebreu entrou no Egito por meio da família de Jacó e se tornaram muito numerosos. Depois de algum tempo eles se tornaram mão de obra escrava para Faraó (ou seja, trabalhavam pesado). Os faraós eram os reis do Egito e possuíam total poder na sociedade e eram considerados como um deus para os egípcios. Quem aqui já ouviu falar das pirâmides do Egito? Os faraós mandavam construir, ainda em vida, suas pirâmides que deveria servir de túmulo para guardar o seu corpo quando morressem porque eles acreditavam que aqueles corpos voltariam a ter vida e por isso deveriam ficar bem guardados e protegidos. Pensar nas pirâmides vai nos ajudar a entender melhor então que tipo de trabalho o povo hebreu fazia. Vocês acham que aquelas pedras das pirâmides eram pesadas? E vocês sabem quem tinha que carregar todo aquele peso? (O povo hebreu). Precisamos nos lembrar de um detalhe importante: Moisés foi criado como um filho adotivo no Palácio de Faraó, não foi? Mas na verdade ele também era um hebreu, certo? Ok. Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios, foi criado aos cuidados da princesa que o tinha como filho e por isso vivia uma realidade muito diferente da do povo hebreu, ele ostentava luxo, participava de grandes banquetes e alguns atos importantes com de faraó. Quando já era adulto Moisés veio a saber que na verdade ele era um hebreu e não um egípcio como sempre pensou ser. (Possivelmente por meio da sua irmã Miriã, instruída por sua mãe Joquebede). Pensativo diante da descoberta, Moisés passa a olhar para os escravos com outros olhos e o texto bíblico relata que Moisés teria matado um egípcio por vê-lo maltratando um dos seus irmãos hebreus. Este fato foi visto por outras pessoas e Moisés teve medo da atitude de faraó, por isso resolveu fugir. Moisés fugiu para o deserto de Midiã e lá se deparou com homens que maltratavam mulheres que estavam retirando água de um poço para dar aos seus rebanhos. Ele ficou com raiva de tal atitude e protegeu aquelas mulheres. Elas eram as filhas de Jetro, um sacerdote muito respeitado na região, e como prova da sua gratidão, lhe deu sua filha Zípora em casamento e também algumas ovelhas para cuidar. Foi uma mudança de vida muito brusca. Moisés saiu do luxo do Palácio para a vida simples, passando os seus dias vagando em busca de pastos e água para os animais. Moisés passou a conhecer e a valorizar a vida no deserto pastoreando o rebanho de seu sogro Jetro.
Um dia, Moisés levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou ao monte Horebe. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo do meio de uma sarça em chamas, mas não era consumida pelo fogo. Moisés foi impressionado com o que via e o Senhor o chamou do meio da sarça:
Disse o Senhor: Moisés.Eis-me aqui, respondeu ele.
Então disse Deus: Não se aproxime, tire a sandália dos teus pés, pois o lugar em que você está é terra santa.
E foi ali que o Deus dos hebreus se revelou a Moisés e deu a ele todas as instruções para que ele fosse o instrumento de Deus para libertar o povo da escravidão. Mas vocês acham que Moisés aceitou assim facilmente? (Não) 
Moisés usou várias desculpas para não ir. Muitas pessoas recusam cumprir os papéis que Deus lhes tem dado, porque se julgam incapazes. Acham que não são talentosas, que não são inteligentes, mas Deus nunca usou as nossas qualidades para nos escolher porque é Ele quem prepara e capacita os seus servos. Ele não quer pessoas que confiam em si mesmo, mas pessoas que confiam nEle.
Moisés questiona ainda, mas Senhor o que direi? O Senhor o responde que vai falar de libertação. E Moisés continua, Senhor e se eles não acreditarem em mim? Deus lhe ofereceu três sinais para confirmar a palavra de Moisés (4:2-9). O bordão se virou em serpente, a mão se tornou leprosa e a água tirada do rio se tornou em sangue. O propósito dos milagres é bem explicado pelo contexto: para confirmar a palavra falada. Mais uma desculpa. Senhor eu não sei falar direitoParece que Moisés ainda não tinha entendido que a mensagem é mais importante que o mensageiro. O que mais importa? A embalagem ou o conteúdo?
CONCLUSÃO:
Moisés obedeceu! Depois de todas as desculpas, Moisés fez o que Deus pediu. Devemos obedecer a tudo o que o Senhor nos manda fazer, sem ficar tentando arrumar desculpas,porque o poder não está em nós, está em Deus.
HORA DE COMPARTILHAR:
1. Na primeira fase da vida de Moisés, como era a sua condição social? (Ele foi criado dentro da cultura dos egípcios e vivia ostentando muito luxo).
2. Na fase seguinte, como era o estilo de vida de Moisés? (Vivia no deserto, apascentando ovelhas)
3. De que forma Deus se revelou para Moisés no Monte Horebe? (Por meio da sarça ardente)
4. O que é uma sarça ardente? (uma chama que não consome)
5. Qual o nome da esposa de Moisés? (Zípora)
6. Qual o nome do sogro de Moisés? (Jetro)
7. Cite algumas das desculpas que Moisés usou para não voltar ao Egito para libertar o povo.
8. Depois de todas as desculpas, o que Moisés fez? (Obedeceu)

Obs.:
Nas próximas semanas vamos entender como foi que Moisés cumpriu o que Deus lhe determinou.

 Quebra-gelo e Consolidação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário