RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Culto de 03/01/2016
A PESCA MILAGROSA (Para células que acontecem de 04/01 a 09/01/2016) |
Base bíblica: Lucas 2:1-20
Texto-base: Lc 5:1-11
VERSÍRCULO PARA MEMORIZAR: "E disse Jesus: Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens." (Mateus 4:19)
PRINCÍPIO: Que as crianças podem e devem falar da salvação através de Jesus para todos do seu convívio.
QUEBRA-GELO: Quem aqui já participou de uma pescaria de verdade?
Método para contar a mensagem bíblica: Faça uma dramatização utilizando as próprias crianças.
Escolha uma criança para ser Jesus e as demais serão os pescadores.
Organize as cadeiras da sala (ou com as crianças sentadas no chão) de
forma que monte um barco e combine com "os pescadores" que eles e
deverão ficar sentados e fazer os movimentos como se realmente
estivessem no mar pescando.
MENSAGEM: Pedro, André, Tiago e João tinham passado a noite toda pescando. Eles jogaram suas redes no mar, mas não conseguiram pescar nenhum peixinho. Jogaram novamente e nada... E assim eles passaram a noite toda. Eles lançaram as redes várias vezes, mudaram de lugar e nada! Nenhum peixinho. (As crianças deverão fazer os movimentos como se estivessem lançando as redes no mar). Ao amanhecer, eles já estavam cansados, desanimados e muito tristes, pois eles e suas famílias viviam da pesca. Como poderiam voltar para casa de mãos vazias? Os barcos já estavam parados na margem do rio e os pescadores já tinham descido dos seus barcos (as crianças deverão sair das suas cadeiras), com suas redes vazias e estavam lavando-as (as crianças deverão fazer os movimentos como se estivessem lavando as redes), se preparando para ir para casa descansar um pouco e voltar à noite para pescar novamente, quando viram uma multidão se aproximando (as crianças param de lavar as redes e olham para "a multidão", enquanto isso Jesus caminha em direção aos pescadores). Jesus estava caminhando e ensinando a Palavra de Deus. A multidão era tão grande que muitos não podiam vê-lO, nem ouvir direito o que Jesus falava. Jesus, então, viu os barcos parados na margem do rio e próximos aos barcos viu os pescadores lavando as redes de pesca (as crianças lavam as redes). E assim, Jesus, entrou no barco de Pedro, e pediu que ele empurrasse um pouco o barco para que se afastasse da margem (um dos pescadores faz movimentos como se estivesse empurrando o barco). Sentado no barco (Jesus senta em uma das cadeiras), Jesus ensinava a multidão (Jesus ensinando). Quando Jesus acabou de ensinar, disse para Pedro (Jesus fica de pé e olha para um dos pescadores): "Leve o barco para a parte do rio que é bem funda e lance a rede." Pedro respondeu: (a criança para quem Jesus olhou finge responder) "Senhor, trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, confiando em Tua Palavra, lançarei a rede de novo." (As crianças voltam para suas cadeiras e sentem-se). Os pescadores lançaram as redes (as crianças lançam as redes no mar), e quando eles puxaram tinham tanto peixe que as redes estavam pesadas (As crianças fazem caretas como se estivessem puxando uma rede bem pesada). Eram tantos peixes que as redes quase arrebentaram. Foi preciso chamar o barco dos outros pescadores para que eles viessem ajudar. Encheram os dois barcos com os peixes que estavam nas redes. Como eles ficaram felizes! Agora tinham muitos peixes e não voltariam para casa de mãos vazias. E vendo este milagre Pedro, ajoelhou-se aos pés de Jesus, e disse: "Senhor, afasta-se de mim, que sou um homem pecador." E Jesus respondeu: "Não tenha medo, de agora em diante você será pescador de homens." Depois deste milagre, eles, passaram seguir a Jesus e tornaram-se pescadores de homens.
CONCLUSÃO:
* Jesus é mesmo maravilhoso! Ele sempre supre as nossas necessidades.
* Pedro não entendeu por que Jesus mandou ele pescar de novo, mas obedeceu.
* Devemos obedecer a Jesus mesmo quando não entendemos.
* Ser pescadores de homens significa falar sobre Jesus para as outras pessoas.
* Jesus quer que todos sejam pescadores de homens.
CONSOLIDAÇÃO:
1. Jogo de Tabuleiro Gigante: Elabore cartões com perguntas sobre a história contada. Divida a classe em equipes. Sorteie uma criança de cada equipe para ficar no tabuleiro. Um dos componentes da equipe joga o dado, sorteia uma pergunta, se acertar a resposta a criança que estiver no tabuleiro anda o número de casas correspondente caso contrário permanece no local. Ganha a equipe que chegar primeiro ao fim do tabuleiro.
2. Afunda ou Flutua
- Encha um aquário com água e separe alguns objetos que afundam e
outros que flutuam na água. Separe as crianças em equipes e escolha
algumas para representá-las. Ao mostrar o objeto a criança deverá dizer
se afunda ou se flutua na água. Se acertar marca ponto para sua equipe.
Ganha a equipe com mais pontos.
Sugestões de objetos que afundam: borracha, pilha, papel alumínio amassado, garfo, cenoura, batata, moeda, clips, massa de modelar, ovo, feijão cru, giz, prego, grão de bico cru, etc
Sugestões de objetos que flutuam: canudo,
jaca, repolho, maçã, cebola, lápis, giz de cera, garrafa pet vazia,
apoio para cortar carne de madeira, pente de madeira, melancia, etcFonte: Blog da Tia Paula (com adaptações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário