sexta-feira, 19 de setembro de 2014

VITORIA PROMETIDA


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 41 – Vitória Prometida (culto 21/09/2014)

Princípio a ser trabalhado com as crianças: Aprender a dependermos de Deus e confiarmos inteiramente nEle.

Versículo para memorizar: “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso”. (Juizes 6:10).

Texto-base:  Juízes capítulo 6

Quebra-gelo: Na história bíblica verdadeira de hoje, os israelitas estavam ouvindo pessoas que não concordavam entre si. Eles davam ouvidos tanto a outros deuses como ao Deus verdadeiro. Quero ver quem vai prestar atenção na história e será capaz de responder a três perguntinhas:
1.  Quem Deus escolheu para libertar seu povo? R. Gideão
2.  O que Deus mandou que ele fizesse de noite? R. derrubar o altar que seu pai havia construído para um falso deus (Baal).
3.  Como Deus mostrou que ele era a pessoa certa a o trabalho? R. Dando um sinal com as lãs molhadas e secas.


Mensagem: A história de Gideão tem início com Deus não estando muito satisfeito com o seu povo, os israelitas. Vamos recordar que o povo de Israel foi salvou por Deus de Faraó, quando foram libertos do Egito, e Moisés, o grande líder, conduziu as pessoas através do Mar Vermelho em terra seca. Centenas de anos se passaram desde então, mas ao longo de todos estes anos, apesar de tudo que Deus realizava, eles ainda faziam o que era mal aos olhos do Senhor. 
Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado, por isso houve duras conseqüências para essas ações, Deus permitiu que os midianitas, povo de Midiã, os perseguisse e dominassem. Os midianitas não eram seus amigos. Eles tomaram e arruinaram todas as suas colheitas e animais e os Israelitas tiveram que se esconder em cavernas. 
Depois que Israel não tinha mais nada, eles finalmente clamaram a Deus para que o ajudassem. Deus é tão misericordioso que ouviu o clamor (como ele sempre faz) e tinha um plano. Deus prova sua fidelidade porque apesar de não estar satisfeito com os israelitas, mas ele ainda ouvia-os e respondeu suas orações! 
E a Bíblia nos relata esta plano: Gideão estava debulhando o trigo em um lugar escondido, para que os midianitas não viessem roubar o trigo, quando um anjo do Senhor veio e sentou ao lado dele. O anjo lhe falou e disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro". "Mas, senhor", respondeu Gideão, "se o Senhor está conosco porque é que todas essas coisas ruins acontecendo? Onde estão todos os milagres que os nossos pais (as pessoas que cruzaram o Mar Vermelho) nos contaram?" 
O Senhor respondeu Gideão, "Vá com toda a tua força e livra Israel dos midianitas. Estou enviando para você fazer isso." 
Então Gideão começou a dar todas as desculpas que vocês possam imaginar: "Mas Senhor, como posso salvar Israel? O meu povo está mais pobre em Manasses, e eu sou o menor e o mais novo de toda minha família." 
E Deus lhe disse: "Eu estarei com você, e você vai derrotar todos os midianitas”.
Então Gideão pediu a Deus um sinal. Ele queria ter certeza que esta era realmente Deus que estava falando. 
Primeiro, ele preparou um altar como uma oferenda a Deus. Ele colocou a sua oferta (de carne e pão sem fermento) para baixo em uma pedra e o Deus mandou um fogo que consumiu completamente a carne e o pão. E o anjo do Senhor desapareceu. Então Gideão percebeu que era o anjo do Senhor. Naquela mesma noite o Senhor disse a Gideão para derrubar o altar que seu pai havia construído para um falso deus (Baal). É crianças, os israelitas começaram acreditar em tais deuses falsos e por isso é que Deus estava zangado com eles, pois sabemos que Ele é o único Deus verdadeiro e real e essas pessoas estavam orando e dando ofertas para peças de madeira e estátuas que não pode fazer ou ouvir nada. 
Gideão levou dez dos seus servos durante a noite (porque ele tinha medo de ser pego com as pessoas na cidade) e derrubaram os altares. As pessoas ficaram loucas quando perceberam que Gideão tinha destruído os seus altares, mas eles decidiram que, se Baal era realmente um deus, ele poderia punir Gideão. Claro que nada aconteceu com Gideão, porque Baal não é real, era apenas uma imagem de escultura feita por mãos de homens. Gideão ainda queria ter certeza de que Deus iria salvar os israelitas, então, ele pediu um outro sinal. Ele colocou um pedaço de lã de uma ovelha no chão, e queria que o orvalho da noite molhasse apenas lã e toda a terra ao redor ficasse seca, então ele saberia que Deus iria salvá-los. Quando Gideão verificou a lã na parte da manhã viu a lã toda molhada e o chão estava seco, mas ainda assim Gideão pediu mais um sinal ... 
Desta vez, ele pediu que a lã ficasse seca e ao redor  do solo ficasse molhado, e , na manhã seguinte a lã estava seca e o chão molhado, não havia mais do que duvidar.
Na próxima semana vamos ver como acaba essa grande história bíblica verdadeira.

Atividade de Consolidação: O objetivo é mostrar aos alunos o que aconteceu aos israelitas, quando obedeceram a Deus. Determine uma área de segurança na sala. Algumas crianças devem ficar de costas para a área de segurança e em posição de ataque (veja o diagrama abaixo). As outras crianças serão os israelitas e obedecerão às ordens do líder, como “plantem as sementes”, “cavem o chão”, “arem a terra”, “descansem um pouco” e assim por diante. Quando o líder gritar “Midianitas”, as crianças israelitas tentaram chegar a área de segurança, sem ser pegos pelas crianças que estão de costas para a área de segurança. Quem for pego ficará colado e será levado para a área de perigo para ser descolado pelos companheiros. Quando o líder gritar “Israelitas” as crianças deverão obedecer as ordens: “plantem as sementes”, “cavem o chão”, “arem a terra”, “descansem um pouco”.  As crianças coladas só serão descoladas quando o líder gritar “Midianitas” de novo. Repita várias vezes.
Diagrama:
*vamos postar posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário