segunda-feira, 29 de setembro de 2014

VITÓRIA ALCANÇADA

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 42 – Vitória Alcançada (culto 28/09/2014)

Princípio a ser trabalhado com as crianças: Levar a criança a aprender que o Senhor é a nossa força! Ele nos ajuda em todas as situações difíceis!

Versículo para memorizar“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmo 46:1

Texto-base:  Juízes capítulo 7

Quebra-gelo: Brigar é algo muito ruim, sempre nos deixa tristes! O que você faz para evitar brigas com os colegas? (líder, depois que as crianças falarem, dê algumas sugestões também).

Mensagem:
 Vocês lembram da semana passada: Deus chamou Gideão para libertar o povo de Israel das mãos dos Midianitas, mas ele com muito medo, pediu alguns sinais para Deus para ver se realmente ele era a pessoa certa para esse grande trabalho.
Pois bem, Gideão, convencido de que Deus estava com ele mesmo, convocou todos os israelitas. Mas o Senhor disse: “Você tem pessoas demais, e poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. Mande embora pra casa, aqueles que estiverem com medo.” E vinte e dois mil homens voltaram. Mas, dez mil ficaram. E Deus disse: "Ainda é gente demais. Leve todos até às águas: todos os homens que lamberem a água com a língua, devem ser separados dos que se ajoelharem para beber”. Trezentos homens juntaram água nas mãos e lamberam. Todos os outros se ajoelharam para beber. Aí o SENHOR disse a Gideão: “ Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória sobre os midianitas. O acampamento dos midianitas estava abaixo deles, no vale. Naquela noite, o Senhor disse a Gideão: “Levante-se e ataque o acampamento dos midianitas. Eu já dei a vitória a você”. Gideão deu a cada homem uma corneta de chifre de carneiro e um jarro com uma tocha dentro. E disse: “Quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer.” Quando chegaram bem perto do acampamento. Então tocaram as cornetas, quebraram os jarros e gritaram: “Uma espada pelo SENHOR e por Gideão!” Enquanto os trezentos homens tocavam as cornetas, Deus fez com que os homens do acampamento atacassem uns aos outros com as suas espadas. Os midianitas foram derrotados pelos israelitas. E a terra ficou em paz durante quarenta anos enquanto Gideão viveu.

Conclusão: Gideão, antes de receber a vitória do Senhor, teve que destruir o deus Baal, (que os israelitas adoravam), sacrificar um animal e construir um altar a Deus! Se você quiser ser ajudado por Deus e ser vitorioso tem que se consagrar: deixar de praticar tudo aquilo que não agrada a Deus. Você tem que fazer um sacrifício: separando tempo de oração e jejum! E isto significa menos televisão, vídeo game e brincadeiras. Faça isso, e o Senhor te ajudará a vencer as dificuldades ! Gideão foi um homem valente porque Deus estava com ele. Criança valente não é aquela que bate em todo o mundo, porque uma hora ela vai se dar mal: ela vai acabar encontrando alguém mais forte que ela e vai apanhar! A criança valente é a que confia no Senhor! Porque o Senhor é maior que tudo e todos, e pode ajudar em todas as situações difíceis!

Consolidação: 
1. Brinque com as crianças de cabo de guerra. Mas mostre que a maior força vem de Deus para  amarmos uns aos outros e perdoar.
2. Brincadeira COMPLETE A MÚSICA – seja desafiado a continuar como Gideão.
Toca-se uma música e, em certo momento, ela pára. O desafio de cada equipe é acertar corretamente a letra da música do ponto em que ela parou. Ganha a equipe que acertar mais.


Fonte: Água Viva Kids (Com adaptações).

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

VITORIA PROMETIDA


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 41 – Vitória Prometida (culto 21/09/2014)

Princípio a ser trabalhado com as crianças: Aprender a dependermos de Deus e confiarmos inteiramente nEle.

Versículo para memorizar: “Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso”. (Juizes 6:10).

Texto-base:  Juízes capítulo 6

Quebra-gelo: Na história bíblica verdadeira de hoje, os israelitas estavam ouvindo pessoas que não concordavam entre si. Eles davam ouvidos tanto a outros deuses como ao Deus verdadeiro. Quero ver quem vai prestar atenção na história e será capaz de responder a três perguntinhas:
1.  Quem Deus escolheu para libertar seu povo? R. Gideão
2.  O que Deus mandou que ele fizesse de noite? R. derrubar o altar que seu pai havia construído para um falso deus (Baal).
3.  Como Deus mostrou que ele era a pessoa certa a o trabalho? R. Dando um sinal com as lãs molhadas e secas.


Mensagem: A história de Gideão tem início com Deus não estando muito satisfeito com o seu povo, os israelitas. Vamos recordar que o povo de Israel foi salvou por Deus de Faraó, quando foram libertos do Egito, e Moisés, o grande líder, conduziu as pessoas através do Mar Vermelho em terra seca. Centenas de anos se passaram desde então, mas ao longo de todos estes anos, apesar de tudo que Deus realizava, eles ainda faziam o que era mal aos olhos do Senhor. 
Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado, por isso houve duras conseqüências para essas ações, Deus permitiu que os midianitas, povo de Midiã, os perseguisse e dominassem. Os midianitas não eram seus amigos. Eles tomaram e arruinaram todas as suas colheitas e animais e os Israelitas tiveram que se esconder em cavernas. 
Depois que Israel não tinha mais nada, eles finalmente clamaram a Deus para que o ajudassem. Deus é tão misericordioso que ouviu o clamor (como ele sempre faz) e tinha um plano. Deus prova sua fidelidade porque apesar de não estar satisfeito com os israelitas, mas ele ainda ouvia-os e respondeu suas orações! 
E a Bíblia nos relata esta plano: Gideão estava debulhando o trigo em um lugar escondido, para que os midianitas não viessem roubar o trigo, quando um anjo do Senhor veio e sentou ao lado dele. O anjo lhe falou e disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro". "Mas, senhor", respondeu Gideão, "se o Senhor está conosco porque é que todas essas coisas ruins acontecendo? Onde estão todos os milagres que os nossos pais (as pessoas que cruzaram o Mar Vermelho) nos contaram?" 
O Senhor respondeu Gideão, "Vá com toda a tua força e livra Israel dos midianitas. Estou enviando para você fazer isso." 
Então Gideão começou a dar todas as desculpas que vocês possam imaginar: "Mas Senhor, como posso salvar Israel? O meu povo está mais pobre em Manasses, e eu sou o menor e o mais novo de toda minha família." 
E Deus lhe disse: "Eu estarei com você, e você vai derrotar todos os midianitas”.
Então Gideão pediu a Deus um sinal. Ele queria ter certeza que esta era realmente Deus que estava falando. 
Primeiro, ele preparou um altar como uma oferenda a Deus. Ele colocou a sua oferta (de carne e pão sem fermento) para baixo em uma pedra e o Deus mandou um fogo que consumiu completamente a carne e o pão. E o anjo do Senhor desapareceu. Então Gideão percebeu que era o anjo do Senhor. Naquela mesma noite o Senhor disse a Gideão para derrubar o altar que seu pai havia construído para um falso deus (Baal). É crianças, os israelitas começaram acreditar em tais deuses falsos e por isso é que Deus estava zangado com eles, pois sabemos que Ele é o único Deus verdadeiro e real e essas pessoas estavam orando e dando ofertas para peças de madeira e estátuas que não pode fazer ou ouvir nada. 
Gideão levou dez dos seus servos durante a noite (porque ele tinha medo de ser pego com as pessoas na cidade) e derrubaram os altares. As pessoas ficaram loucas quando perceberam que Gideão tinha destruído os seus altares, mas eles decidiram que, se Baal era realmente um deus, ele poderia punir Gideão. Claro que nada aconteceu com Gideão, porque Baal não é real, era apenas uma imagem de escultura feita por mãos de homens. Gideão ainda queria ter certeza de que Deus iria salvar os israelitas, então, ele pediu um outro sinal. Ele colocou um pedaço de lã de uma ovelha no chão, e queria que o orvalho da noite molhasse apenas lã e toda a terra ao redor ficasse seca, então ele saberia que Deus iria salvá-los. Quando Gideão verificou a lã na parte da manhã viu a lã toda molhada e o chão estava seco, mas ainda assim Gideão pediu mais um sinal ... 
Desta vez, ele pediu que a lã ficasse seca e ao redor  do solo ficasse molhado, e , na manhã seguinte a lã estava seca e o chão molhado, não havia mais do que duvidar.
Na próxima semana vamos ver como acaba essa grande história bíblica verdadeira.

Atividade de Consolidação: O objetivo é mostrar aos alunos o que aconteceu aos israelitas, quando obedeceram a Deus. Determine uma área de segurança na sala. Algumas crianças devem ficar de costas para a área de segurança e em posição de ataque (veja o diagrama abaixo). As outras crianças serão os israelitas e obedecerão às ordens do líder, como “plantem as sementes”, “cavem o chão”, “arem a terra”, “descansem um pouco” e assim por diante. Quando o líder gritar “Midianitas”, as crianças israelitas tentaram chegar a área de segurança, sem ser pegos pelas crianças que estão de costas para a área de segurança. Quem for pego ficará colado e será levado para a área de perigo para ser descolado pelos companheiros. Quando o líder gritar “Israelitas” as crianças deverão obedecer as ordens: “plantem as sementes”, “cavem o chão”, “arem a terra”, “descansem um pouco”.  As crianças coladas só serão descoladas quando o líder gritar “Midianitas” de novo. Repita várias vezes.
Diagrama:
*vamos postar posteriormente.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

SEM A ORIENTAÇÃO DE DEUS?


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 40 – Sem a orientação de Deus? (culto 14/09/2014)
Princípio a ser trabalhado com as crianças: Precisamos da orientação e sabedoria de Deus sempre.

Versículo para memorizar: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Filipenses 4:6

Texto-base:  Josué 9:1-27

Quebra-gelo: O que você faria se algum dia algumas crianças que você não conhece batessem à porta da sua casa e dissessem: “Queremos ser seus amigos.” Você concordaria com elas ou iria perguntar à mamãe e o papai primeiro?  [Dar tempo para as respostas antes de continuar.]

Mensagem: Certo dia, depois que Jericó foi conquistada, alguns estrangeiros vieram até o acampamento do povo de Israel. Usavam vestidos velhos e rasgados e disseram [fazer uma voz cansada e, ao mesmo tempo, humilde]: “Viemos de um país muuuuito distante porque ouvimos dizer que Deus fez coisas maravilhosas por vocês. Nossos líderes nos enviaram para fazer amizade com vocês. Queremos ser servos de vocês.” O que vocês acham? Josué não sabia o que pensar daquelas pessoas. Então, perguntou-lhes [fazer uma voz grossa, mas educada]: “Quem são vocês e de onde vieram?” Em resposta, ele mostraram um pão velho, seco e bolorento e uma vasilha de vinho toda estragada. [Mostrar o pão seco e a garrafa pet amassada.] Eles disseram [fazer a voz dos gibeonitas]: “Olhem para esse pão. Ele estava tinha acabado de sair do forno quando saímos para viajar. Olhem para nossa vasilha de vinho. Ela estava novinha, agora está toda amassada. Até as nossas roupas e sapatos estão rasgados, de tão longa que a viagem é.” O que Josué deveria fazer? Deveria fazer amizade com eles ou não? [Dar tempo para as respostas. Depois, dizer:] Sabem, quando às vezes  nós prometemos alguma coisa e depois nos arrependemos? Foi exatamente isso que aconteceu com Josué. Sem consultar antes a Deus, ele e os anciãos dos israelitas prometeram àqueles homens  que não destruiriam as suas cidades, nem matariam as pessoas da nação deles. [Apertar as mãos de uma criança, como quem está fechando um acordo.] Depois que fecharam o acordo, os visitantes foram embora. Mas, apenas três dias mais tarde, os israelitas descobriram que tinham sido enganados. Aqueles visitantes não eram de longe coisa nenhuma. Eles moravam ali pertinho em quatro cidades e chamavam-se gibeonitas.
Mas, por que enganaram os israelitas? É que eles ficaram com muito medo quando souberam que Deus havia mandado as pragas no Egito, dividido o Mar Vermelho e o rio Jordão. Ficaram ainda mais assustados quando souberam que Jericó, uma cidade tão forte, tinha sido derrotada e também os cinco reis cananeus. Eles ficaram com tanto medo que resolveram tentar ganhar a amizade dos israelitas para não serem destruídos.
Quando os israelitas souberam que tinham sido enganados ficaram muuuuito zangados. [Movimentar os bonecos como se estivessem com raiva ou as crianças “israelitas” devem fazer expressão de raiva.] Eles pediram para Josué e os outros líderes quebrarem a promessa que tinham feito. Mas Josué e os anciãos disseram que não podiam fazer isso porque tinham jurado pelo Senhor Deus que não fariam mal algum para os gibeonitas. Eles seriam deixados vivos mas, por causa da mentira teriam que ser servos dos israelitas. Então, os gibeonitas tornaram-se escravos dos israelitas: foram rachadores de lenha e carregadores de água do poço para o santuário. [Colocar os personagens gibeonitas para tirarem água do poço e, usando o machado de brinquedo, fazerem como se estivessem rachando lenha.] Deus não queria que eles fossem escravos, mas como eles mentiram, acabaram se dando mal.
Já que os gibeonitas estavam dispostos a fazer as pazes com os israelitas, o que deveriam ter feito, ao invés de mentir? [Dar tempo para as respostas. Depois, dizer:] Poderiam ter dito: “Queremos ser seus amigos e adorar o Deus de vocês.” Os israelitas seriam bondosos com eles e os tratariam como qualquer outro israelita. Mas, como mentiram, seus filhos e netos se tornaram escravos dos israelitas e ser escravo é uma coisa muito desagradável. Assim, todos aprenderam que a mentira é uma coisa muito ruim e que desagrada a Deus.

Conclusão: Nesta lição conhecemos a forma como Josué e o povo foram enganados pelos gibeonitas; Josué e todo o povo aprenderam uma grande lição: não é bom levar em conta só as aparências. Elas enganam. Hoje nós também podemos ser enganados por causa da aparência. Devemos buscar a orientação do Senhor para agir de forma correta.

Consolidação:
1.     Para crianças menores: Divida as crianças em duplas, entregue uma folha e peça que desenhem uma cena da história de hoje. Se possível fixe no mural da sala ou da igreja para que os pais possam apreciar.
2.    Para crianças maiores: Construa um percurso usando barbantes, corda ou fita adesiva colorida no chão. Vede os olhos de uma criança e mande que faça o percurso sem sair do caminho traçado. Ele não vai conseguir. Então diga para tentar novamente, desta vez, outra criança ajudará verbalmente e ele se sairá bem. Diga ao final da brincadeira que foi impossível fazer corretamente o percurso sem orientação e assim também teremos muita dificuldade em fazer a coisa certa sem orientação de Deus, através da oração.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O RESULTADO DA OBEDIÊNCIA



RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 39 – O resultado da obediência (culto 07/09/2014)

Princípio a ser trabalhado com as crianças: 
     1. Ensinar às crianças que devemos obedecer a todas as ordens que o Senhor os der, e crer nas Suas promessas para nós!
    2. Que reconheça a necessidade de obedecer sempre ainda que não entenda os motivos das ordens.
    3. Que entenda a importância da obediência para ter sucesso e vitória.4. Que peça ajuda ao Senhor para desenvolver um coração obediente.

Versículo para memorizar: Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.” Hebreus 11:30

Texto base: Josué 5:13-15 e Capítulo 6

Quebra-geloÉ necessária uma balinha para cada criança ou um pirulito. Chamar uma criança e combinar com ela antes da aula e em secreto, que ela não obedecerá nenhuma ordem que for dada pelo líder. O líder então começará dizendo que hoje falaremos sobre a obediência, sobre a coragem para obedecer. Perguntar o que acham que é obediência. E depois dizer que vamos por em prática o que falamos sobre obediência. O líder dirá algumas coisas que as crianças deverão fazer para ver qual é a criança mais obediente. (lembrando que uma delas não fará o pedido) O líder pode pedir para as crianças levantar a mão, o pé, para tremer, para agir igual que cachorrinho, imitar um pintinho de galinha, ou um porco, etc. E no final dizer que somente os obedientes obterão um presente. Dizer que muitas vezes não entendemos o que nos pedem para fazer, mas toda obediência traz benção que hoje a simbolizamos com o presente do pirulito. E a criança que não obedeceu merece o presente? (permita respostas) Diga depois: Isto foi somente uma brincadeira combinada (explicar que a criança desobediente tinha combinado com você). Más muitas vezes recebemos ordens que nos parecem tolas e não queremos obedecer. Ao povo de Israel lhe aconteceu algo parecido. Vejamos se eles cumpriram com as ordens dadas por Deus.

MensagemOs portões da cidade de Jericó estavam muito bem fechados, para não deixar que os israelitas entrassem. Ninguém podia entrar, nem sair da cidade. O SENHOR Deus disse a Josué: — Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias. Na frente da arca da aliança, irão sete sacerdotes, cada um levando uma corneta de chifre de carneiro. No sétimo dia você e os seus soldados marcharão sete vezes em volta da cidade, e os sacerdotes tocarão as cornetas. Quando eles derem um toque longo, todo o povo gritará bem alto, e então a muralha da cidade cairá. Aí cada um avançará diretamente para a cidade. Josué chamou os sacerdotes e disse: — Carreguem a arca da aliança, e na frente fiquem sete sacerdotes levando cornetas. E disse ao povo: — Comecem a marchar em volta da cidade! E que os soldados marchem na frente da arca da aliança de Deus, o SENHOR! Aí Josué ordenou que os sacerdotes dessem uma volta ao redor da cidade, carregando a arca da aliança. Depois voltaram ao acampamento e passaram a noite lá. No dia seguinte Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes carregaram a arca. Os sete sacerdotes que levavam as sete cornetas iam à frente, tocando sem parar. Os soldados iam à frente deles, e um grupo de guardas seguia a arca. As cornetas não paravam de tocar. No segundo dia marcharam de novo uma vez em volta da cidade e voltaram ao acampamento. E fizeram isso durante seis dias. No sétimo dia levantaram-se de madrugada e marcharam em volta da cidade sete vezes no mesmo dia. Foi só nesse dia que deram sete voltas em redor da cidade. Na sétima volta, quando os sacerdotes acabaram de tocar as cornetas, Josué disse ao povo: — Gritem agora! O SENHOR Deus está entregando Jericó a vocês! Então os sacerdotes tocaram as cornetas. Logo que o povo ouviu este som, gritou com toda a força, e a muralha caiu. Aí todos subiram, entraram na cidade e a tomaram. Assim o SENHOR Deus esteve com Josué, e a fama de Josué se espalhou por todo o país.

Conclusão: Os israelitas obedeceram direitinho todas as ordens dadas por Deus! Eles não só foram obedientes, como também tiveram fé que Deus os ajudaria a conquistar a cidade de Jericó, e foi uma grande vitória ! O Senhor foi fiel e cumpriu a promessa que deu a Josué: “Não tenha medo, estarei contigo por onde for.” Josué venceu porque confiou em Deus, creu na conquista de Jericó! E você ? Crê nas promessas de Deus? Saiba que as promessas de Deus são para você também! E você vencerá o inimigo. Qual tem sido o seu inimigo hoje? O diabo usa um colega pra te tratar mal, para trazer briga entre os pais, para prender as pessoas no vício da bebida e droga! Ma o Senhor é mais forte e tem mais poder que o nosso inimigo! Apenas creia e obedeça! E o Senhor te dará vitória!

Consolidação: Divida a classe em grupos. Prepare um conjunto de fichas com números de 1 a 15 (menos o número 7), dois sinais de adição e dois de subtração para cada grupo. Coloque as fichas no chão como os números para baixo. Uma criança de casa grupo corre até suas fichas, pega uma e volta à base. Asegunda criança faz a mesma coisa e assim por diatne. Os grupos, ajudados por seus líders, debem organizar as fichas de tal modo que, quando fizerem a conta, o resultado seja 7.
Por exemplo: 10-8+1+4=7. 
O time que conseguir o resultado primeiro é o vencedor.