quinta-feira, 15 de maio de 2014

DEUS EM PRIMEIRO LUGAR


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos) 
Mensagem 26 - Deus em primeiro lugar (Culto de 18/05/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 19/05 a 24/05/2014 

Principio a ser trabalhado com as crianças: Um dia teremos que decidir se vamos ou não seguir a Deus.

Versículo para memorizar: Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15b

Texto Base: Êxodo 20:3 e Josué 24:1-24

Quebra-gelo: O nome da brincadeira é “FAÇA O JOGO CERTO”. Divida a classe em dois times. Para cada time prepare um jogo de nove cartas. Numere as cartas como quiser e empilhe-as, com os números para baixo, em frente aos times. Para ver que time começa, tire par ou ímpar. Desvire a primeira carta. O time tem de que dizer se a próxima carta é maior ou menor do que a carta de cima, a decisão tem que ser unânime. Se acharem que o número é maior, todos ficam de pé e se acharem que é menor, fiquem sentados. Enquanto o time continuar acertando, ele continua jogando. Quando errar passa a vez para o outro time adversário.
Após a brincadeira diga: “A história bíblica verdadeira de hoje é sobre algumas pessoas que tiveram de tomar uma decisão importante. Após a história respondam:
1.     Quem eram essas pessoas?
2.     Quem era o líder dessas pessoas?
3.     Que decisão tiveram de tomar?

Mensagem:  Na semana passada nós vimos como Deus deu instruções (leis) ao seu povo para que pudessem obedecê-lo e servi-lo.
Você se lembra como foi o nome dessas leis e quantas foram? Resposta: OS DEZ MANDAMENTOS.
Você se lembra de algum desses mandamentos? (Deixe que falem a vontade).
Resposta:
1.     Não terás outros deuses.
2.     Não farás para ti imagem.
3.     Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4.     Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
5.     Honra a teu pai e a tua mãe.
6.     Não matarás.
7.     Não adulterarás.
8.     Não furtarás.
9.     Não dirás falso testemunho.
10.   Não cobiçarás.

Hoje veremos que Deus tem que estar em primeiro lugar em nossas vidas. 
Certo dia, Deus mandou que Josué, que ficou liderando o povo no lugar de Moisés, reunir todo o povo de Israel para falar com eles.
Deus disse:
“Tirei Abraão e sua família de uma terra onde as pessoas adoravam outros deuses falsos e os levei para Canaã para que ele, juntamente com sua família, adorasse somente ao Deus verdadeiro, o DEUS DE ISRAEL. Dei um filho a Abraão já na sua velhice, este filho se chamou ISAQUE. De Isaque nasceram Jacó e Esaú. Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Então enviei Moisés e Arão e feri os egípcios com pragas, com as quais os castiguei, e depois tirei o povo de Israel de lá. Quando os tirei do Egito, vocês vieram para o mar, e os egípcios os perseguiram com carros de guerra e cavaleiros até o mar Vermelho. Mas o povo clamou a mim, e eu coloquei trevas entre vocês e os egípcios; fiz voltar o mar sobre eles e os encobrir. Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu fiz com os egípcios. Depois disso, vocês viveram no deserto longo tempo. Eu os trouxe para Canaã e aqui existiam outros povos e eles lutaram contra vocês, mas eu os entreguei nas suas mãos. Eu os destruí diante de vocês, e vocês se apossaram da terra deles. Não foi a espada e o arco que lhes deram a vitória. Foi assim que lhes dei uma terra que vocês não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram, e comem de vinhas e olivais que não plantaram.”
E Josué disse ao povo: “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. MAS, EU E A MINHA FAMÍLIA SERVIREMOS AO SENHOR".
Então o povo respondeu: "Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses!

Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. Além disso, o Senhor expulsou de diante de nós todas as nações, que viviam nesta terra. NÓS TAMBÉM SERVIREMOS AO SENHOR, PORQUE ELE É O NOSSO DEUS".

Disse então Josué: "Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram servir ao Senhor". "Somos", responderam eles. Disse Josué: "Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel".

E o povo disse a Josué: "Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos".

Conclusão: Há um só Deus e o povo de Israel fez a escolha certa naquele dia.
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6). E então galerinha... Jesus é o único acesso ao DEUS VERDADEIRO, o mesmo Deus do povo de Israel. E eu pergunto a vocês: quem neste dia quer aceitá-lo para que possa ser conduzido pelo caminho que leva ao único Deus verdadeiro?
ATENÇÃO LÍDER: Peça que todos repitam a oração de confissão à Jesus. No final pergunte quem O aceitou de coração.


Atividade de consolidação: 
Peça a duas ou três crianças mais velhas para serem líderes e que fiquem nos cantos da sala. Chame-as separadamente e combine qual será o líder errado da rodada; o restante das crianças volta para o centro. As crianças escolhidas chamam as crianças para ficarem ao lado deles, e elas têm de decidir a quem atender. As crianças formam um afila atrás do líder escolhido e seguem-no pela sala, imitando tudo o que ele fizer. Escolha um grupo para sair da brincadeira, porque escolheu o líder errado. O restante das crianças volta para o centro da sala e a brincadeira é repetida. Quem escolher o líder errado fica uma rodada sem jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário