terça-feira, 24 de maio de 2016

BARNABÉ, O MENINO DO BARRIL


 RECRIANDO DÓKIMOS
  Barnabé, o menino do barril (Culto de 22/05/2016)
Para compartilhar nas células que acontecem de 23 a 28/05/2016


NESTA HISTÓRIA TAMBÉM É APRESENTADO O LIVRO SEM PALAVRAS, ENTÃO NA MEDIA QUE VAI CONTANDO COLOQUE TAMBÉM AS CORES PARA APRESENTAR O PLANO EVANGELISTICO AOS PEQUENOS.


FIGURA 1

No centro de uma grande cidade, vivia um menino chamado Barnabé. Era pobre vivia sempre com fome e não sabia o que era ser amado por alguém. Seu pai e sua mãe haviam sido pessoas muito más e devido à vida que levavam foram cedo para a sepultura. O único lar que Barnabé conhecia foi um grande barril colocado atrás de uma das grandes lojas. Ele era conhecido como o menino do barril.


FIGURA 2

Durante o dia Barnabé vendia jornais nas ruas de mais movimento, conseguindo somente o dinheiro necessário para satisfazer parcialmente sua fome. Quando chegava a noite ia para o barril, encolhia-se sobre um velho casaco e tentava esquecer-se de que estava sozinho, com frio e com fome.


FIGURA 3

Era uma noite de inverno, quando vagava ao longe de uma rua sombria olhando os objetos colocados nas vitrines das lojas… Ouviu os suaves acordes de uma música. Acompanhando esse som, foi ter no edifício de uma loja que estava repleta de luz. Na janela ele viu estas palavras: “Missão Evangélica” Sejam bem-vindos Pensando que tal vez estivesse quente lá dentro…

Abriu um pouco a porta avistou uma senhora simpática em pé diante de um grande auditório cantando: Por mim morreu Jesus… Penetrou furtivamente através da porta e encontrou lugar no último banco. Logo em seguida um homem de olhar bondoso dirigiu-se para frente, falou as pessoas presentes e leu em voz alta num livro ao qual chamava: A preciosa palavra de Deus.


FOLHA PRETA

Disse-lhes que seus corações estavam cheios de pecado porque a Bíblia diz que… Barnabé ouviu e prestou atenção a tudo que ouviu. (Ler a Bíblia em Romanos 3:23) – cor preta ou suja - Falar do pecado.
O homem apresentou o caminho da salvação de modo tão simples e claro que no fim do trabalho quando fez o apelo, muitas pessoas vieram a frente desejosas de aceitar Jesus como seu Salvador. Entre esse grupo de pessoas despercebido por muitos, estava o pequeno Barnabé.


FIGURA 4

Acabado o culto o pastor  sentou com Barnabé. Explicou que a única maneira de ter um coração branquinho era pedir para Jesus lavar o seu coração com o Seu sangue. Pois Jesus tinha morrido em nosso lugar, ele tinha pagado por todos os nosso pecados.


FOLHA VERMELHA (FALAR DO SANGUE DE JESUS)

Barnabé ficou emocionado com o amor de Jesus e também muito arrependido pelos seus pecados e então reconheceu que era pecador e quis que o maravilhoso Salvador tornasse o seu coração branco como a neve e o salvasse, pois assim ele iria viver no céu com Jesus.


FOLHA BRANCA

O coração de Barnabé ficou branquinho, todo limpinho. O pastor falou-lhe mais coisas a respeito de Jesus e Barnabé aceitou Jesus como seu único Salvador. Depois o homem lhe deu um pequeno evangelho de João e ele voltou para o barril. Daquele dia em diante, Barnabé foi um menino completamente diferente.

Seu coração agora brilhava, Barnabé abriu seu coraçãozinho, e, Cristo entrou.
Fazia com que todos com quem se encontrava vissem a luz de Jesus brilhar em seu coração. Barnabé agora tinha um novo coração, Jesus havia limpado todo seu coração.


FIGURA 5

Chegando o inverno, Barnabé tremia de frio porque não tinha roupas com que se aquecer. A noite no seu barril, sentia muito frio, e, finalmente adoeceu gravemente. Ficou tão mal que não podia sair do seu barril permanecendo lá deitado, sofrendo muito e soluçando.

Um dia um guarda passava por aquele beco, ouviu os soluços e chegando até o barril achou o doentizinho, tomou em seus braços e levou-o para o hospital de uma grande cidade, onde o levaram e deitaram-no em um leito macio entre lençóis e cobertores quentes.


FIGURA 6

Deram-lhe alimentos quentes e deliciosos e ficaram vigiando até que ele adormecesse. No dia seguinte quando os enfermeiros perguntaram se ele queria alguma coisa, pediu que lhe trouxessem uma bíblia e lessem qualquer coisa a respeito do Senhor Jesus, que morrera por ele. As enfermeiras, que não eram salvas e não amava ao Senhor Jesus, não atenderam a vontade de Barnabé. Quando o médico veio vê-lo já bem tarde, achou-o muito fraco e viu que não teria muitos dias de vida. Então o médico e as enfermeiras que já gostavam dele e sabiam que ele não viveria…

Então uma enfermeira tomou a mão de Barnabé e orou com ele, do jeito que podia, entregando essa situação a Jesus, pedindo para que a presença do Senhor enche-se aquele lugar. Barnabé que já era filho de Deus abriu um lindo sorriso, parecia que alguém estava falando com ele. A paz e o amor de Deus inundou aquele lugar, todos podiam sentir.


FIGURA 7

Barnabé morreu naquela noite, mas foi morar com aquele que pagou tudo por ele.

FOLHA AMARELA ( Falar do céu)


FIGURA 8

Encontrou também uma linda coroa que estava preparada para ele. Era a coroa da alma vencedora.

Barnabé tinha o seu nome escrito no “O Livro da Vida” porque confiara a sua vida a Jesus.


FIGURA 9

Lá ele viu ainda a brilhante Estrela da Manhã… – O Senhor Jesus, que com os seus braços abertos vinha para abraçá-lo e consolá-lo.
Barnabé nunca teria chegado ao céu se o bom pastor não houvesse procurado quando era cordeirinho e pecador, tornando seu coração branco como a neve.

(Fazer o apelo)













quarta-feira, 11 de maio de 2016

Paulo e Elimas, o mágico!

PAULO E ELIMAS, O MÁGICO




  Paulo e Elimas, o mágico (Culto de 15/05/2016)
Para compartilhar nas células que acontecem de 16 a 21/05/2016

Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

Louvor / Adoração

Oferta: Ensinar as Crianças que não devemos chegar diante de Deus com as mãos vazia.

Pedidos de Oração: Líder comece este ano com o objetivo de ensinar suas crianças a serem intercessores uns dos outros. Dê a cada um a tarefa de estar sendo o parceiro de oração de outra criança da célula e todos orando pelo líder durante a semana.

Objetivo:  Levar as crianças a entender em que nossa fé em Deus aumenta quanto mais nós ouvimos e lemos a palavra de Deus.

Quebra-Gelo: Você já passou por uma experiência que parecia muito ruim, mas depois aquilo trouxe algo bom para você? Como foi essa experiência?

Versículo para Memorizar: Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. Romanos 8:28

Referência Bíblica: Atos 13:4 a 12

Mensagem: Barnabé e Saulo(Paulo), foram enviados pelo Espírito Santo a cidade de Salamina, e lá começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas e João Marcos os ajudava. Depois foram até a cidade de Pafos. Ali encontraram um judeu que era mágico e falso profeta, chamado Elimas. Ele era amigo do governador, um homem muito inteligente. O Governador mandou chamar Barnabé e Saulo, pois queria ouvir a palavra de Deus. Mas o mágico Elimas era contra os apóstolos, por esse motivo não queria que o governador aceita-se a Cristo. Então Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: — Filho do Diabo! Homem mau e mentiroso! Por que é que você não para de torcer o verdadeiro ensinamento do Senhor? Agora escute! O Senhor vai castigá-lo. Você ficará cego e não verá a luz do sol por algum tempo. No mesmo instante Elimas sentiu seus olhos escurecerem e procurou alguém que o guiasse pela mão. Quando o Governador viu isso, creu e ficou muito admirado com os ensinamentos a respeito do Senhor Jesus.

Aplicação: Paulo em suas muitas viagens passou por momentos difíceis, mas em tudo ele sempre confiou e ouviu a Deus e Ele o protegeu. Paulo tinha certeza que Deus tinha um propósito em todas as coisas. Deus mostrou seu poder quando Paulo desmascarou o mágico Elimas e o governador aceitou Jesus.

Atividade: Corre cotia.

Comunhão / Encerramento

Fonte: miriamgalli.blogspot.com.br

DESENHO PARA COLORIR:

HONRAR OS PAIS



RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
  Honrar os nossos pais (Culto de 08/05/2016)
Para compartilhar nas células que acontecem de 09 a 14/05/2016

Principio a ser trabalhado com as criançasExplicar o que significa honrar e como Deus leva a sério esse mandamento.

Versículo para memorizar: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que O Senhor, teu Deus, te dá.”  Êxodo 20:12

Texto Base1Samuel 2:12-17, 2:22-36 e 4:1-11

Quebra-Gelo: Mostre as crianças uma foto da presidenta Dilma. Pergunte quem ela é? Qual é o cargo que ela ocupa em nosso país? Ela tem autoridade sobre quem? (Mostre uma imagem com uma multidão de pessoas). Isso quer dizer que temos que obedece-la?
Mostre a foto de um pai e de uma mãe. Quem são essas pessoas? Elas têm autoridade sobre quem?  (Mostre a imagem de duas ou três crianças). Isso significa que temos de obedecer a significa que temos que obedecer a nossos pais? Quem tem autoridade sobre o presidente do país? Resposta: DEUS. Deus criou "regras", ou seja, mandamentos para serem obedecidos e o quinto mandamento é? LEIA ÊXODO 20:12.

MensagemA história de Eli não é tão conhecida. Ele era um sacerdote de Deus que viveu no tempo antes do povo de Israel ser dirigido por Reis. Como sacerdote, era o representante de Deus perante o seu povo e encarregado da casa de Deus, o tabernáculo, e responsável por conduzir o povo à adoração correta ao seu Deus! Ele tinha dois filhos que o ajudavam no sacerdócio Hofni e Finéias. A Bíblia nos fala que, ao invés de seguirem o bom exemplo do pai, eles levavam uma vida muito errada. Eram da família de sacerdotes e deveriam ocupar o lugar do pai quando este morresse. Mas eram homens de maus costumes e comportamento que não seguiam os claros ensinamentos da Palavra de Deus. As reclamações começaram a chegar aos ouvidos do velho sacerdote Eli e ninguém gostava deles pelas maldades que praticavam. Eli os repreendeu, mas seus filhos escolheram não ouvir a repreensão de Deus e de seu pai!
Deus ama as pessoas, mas não gosta dos seus pecados. Numa noite, Deus falou a Samuel que iria castigar Eli e sua família, por causa das coisas más que estavam fazendo.
Depois de algum tempo, os filhos de Eli foram para uma guerra e lá morreram. Quando Eli recebeu a notícia da morte de seus filhos, caiu de costas de uma cadeira e morreu. Tudo aconteceu como Deus havia dito a Samuel.

Conclusão: Quando escolhermos fazer o que é errado, provavelmente teremos problemas depois. Por exemplo: se a mamãe fala para não comer muito chocolate e você come, acaba tendo dor de barriga, não é verdade? Quando escolhemos o que é errado, pagamos um preço por isso. Devemos escolher sempre fazer o que é certo, porque isso deixará Deus e as pessoas felizes conosco.
Honramos nossos pais não só com presentes, mas com obediência.
Devemos ser sempre obedientes a Deus e aos nossos pais!

Consolidação:

BRINCADEIRA 1

BRINCADEIRA 2