terça-feira, 29 de março de 2016

A VERDADEIRA PÁSCOA





RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Culto de 27/03/2016
  A VERDADEIRA PÁSCOA
(Para células que acontecem de 28/03 a 02/04/2016)
Versículo para Memorizar: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29.

Princípio: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira páscoa, ele é o Cordeiro Pascal que foi morto, para nos dar vida!


Quebra-Gelo: Escolha uma menina e um menino para participar, pegue uma caixa e coloque os seguintes objetos: chocolates, uns desenhos de cordeiro, uma Bíblia, um carrinho etc. Peça para as crianças explicarem o que elas entendem por Páscoa.

Texto-chave: Êxodo 12

Mensagem: Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de páscoa... Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? Nessa semana você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Páscoa. Muitas pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate. Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte!
O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes.
O verdadeiro significado da Páscoa encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó soltasse o povo, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus foram poupados, porque nas suas portas, eles tinham derramado sangue de um cordeiro. Somente os primogênitos das famílias egípcias morreram. Então o faraó deixou o povo sair do Egito. Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer.

Conclusão: A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta de escravidão e pecado.
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!!!

Consolidação: Faça uma roda com as crianças e entregue a frase “A VERDADEIRA PÁSCOA É JESUS O CORDEIRO SANTO”, separe por palavras e misture tudo. Forme grupos e dê 5 minutos para formarem a frase.


  Lembrancinha em EVA


OBA, O ESPÍRITO SANTO, NOSSO AJUDADOR, CHEGOU!



RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Culto de 13/03/2016
  Oba, o Espírito Santo, nosso ajudador, chegou! 
(Para células que acontecem de 14/03 a 19/03/2016)

Princípio: ensinar as crianças que aceitando a Jesus recebem o Espírito Santo.

Versículo para memorizar: "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas ... até os confins da terra" (At 1:8).

Texto-chave: Atos 2:1-21

Quebra gelo: Faça com as crianças uma breve recapitulação de lições da vida de Jesus, cite alguns milagres e algumas parábolas; mostre como Ele viveu aqui na terra e como O mataram, e que venceu a morte e hoje está vivo lá no céu).
Vocês estão lembrados das promessas que Jesus fez a Seus discípulos? Que estaria com eles e que mandaria o Espírito Santo para dar-lhes coragem para pregar o evangelho?
Mas... quando o Espírito Santo viria?

Mensagem: Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua.
Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: "Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!"
Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: "Que significa isto?"
Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: "Eles beberam vinho demais".
Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. Mostrarei maravilhas em cima no céu e sinais em baixo, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’

Conclusão: Hoje, todo aquele que crê em Jesus recebe a presença do Espírito Santo de Deus em sua vida, e a partir desse momento começa a fazer parte da Família de Deus (a Igreja).
Então, podemos dizer que a Igreja é a Família de Deus. E para fazer parte dela é só crer em Jesus. E você, também faz parte da família de Deus? Se você já faz parte da família de Deus então tem o Espírito Santo sempre juntinho. Ele mostra quando você está fazendo alguma coisa errada, faz você lembrar do que está escrito na Palavra de Deus, e lhe dá força para falar de Jesus para seus amiguinhos.

Fonte: 1.Editora Cristã Evangélica - Fonte: EDITORA CRISTÃ EVANGÉLICA - A VIDA DE JESUS  3 (15). Essa é apenas uma pequena parte da revista.
2. Blog da Tia Alê (com adptações).

sábado, 5 de março de 2016

JESUS, NOSSO SALVADOR, VOLTARÁ!

                 
RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)

Culto de 06/03/2016
  JESUS, NOSSO SALVADOR, VOLTARÁ! 
(Para células que acontecem de 07/03 a 12/03/2016)

Princípio: Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus após cumprir sua missão (morrer na cruz para salvar a humanidade) ressuscitou e voltou para o céu, mas prometeu voltar para levar todos os que crerem e ser fiéis a Deus para morar com Ele.

Versículo para memorizar“E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também..” (João 14.3 – NTHL)
Texto-chave: João 21.1-17; At 1.6-11
(Leitura bíblica para o professor e base bíblica para a história)

Mensagem: Crianças quando Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos, foi um alvoroço só.
Todos falavam ao mesmo tempo, era muita alegria. Enquanto todos falavam, ouviram a voz de Jesus que apareceu no meio deles e disse:
__ Paz seja com vocês meus amigos e amigas. Quero que de hoje em diante vocês contem a todas as pessoas da terra que Eu estou vivo. Digam a elas que sou o Salvador. Ensinem a elas o que ensinei a vocês, e diga que devem obedecer a Deus. Que eu vou ao céu, mas voltarei para buscar aos que me aceitarem como Salvador para morar no céu comigo.
— Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.
Jesus apareceu a eles de muitas maneiras, durante quarenta dias, provando, sem deixar dúvida nenhuma, que estava vivo. Os apóstolos viram Jesus, e ele conversava com eles a respeito do Reino de Deus.
Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: — Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo.
Em outra ocasião em que estava com os discípulos, eles lhe perguntaram:
— É agora que o senhor vai devolver o Reino para o povo de Israel?
Jesus respondeu:
— Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade. Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.
Jesus ficou quarenta dias com os discípulos, ensinando-os. Depois desses quarenta dias, Jesus os levou a um monte, e Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais.
Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram:
— Homens da Galiléia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.
Eles então começaram a dizer para todas as pessoas que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo para morrer em nosso lugar, e ressuscitou e todas as pessoas que crer e aceitá-Lo como Salvador, terá seus pecados perdoados, seu coração ficará limpinho de todo o mal e poderá morar no céu.

Consolidação:
Tomé, onde está a tua fé?
Público: adolescentes, 8 pessoas.
Material: papel e canetas.


Todo mundo já deve ter brincado de Detetive; nesta brincadeira temos como personagem o assassino, o detetive e as vítimas.
Na brincadeira Tomé onde está a tua fé? Teremos novos personagens: Jesus, Tomé e os apóstolos.
Escreva sobre um papel "Jesus", sobre outro "Tomé" e tantos "Apóstolos" quantos necessários para completar o número de crianças. Dobre os papeis e sorteie.
As crianças se colocam num círculo e Jesus deve discretamente piscar com um olho para qualquer das crianças, enquanto Tomé tenta descobrir qual criança é Jesus.
Jesus é sinal de vida nova, quando ele piscar, se a criança for um apóstolo deverá dizer: "Jesus está presente e vivo no meio de nós!"
Tomé não acredita que Jesus esteve presente no meio dos apóstolos porque não o vê, procura descobrir onde está Jesus.
Quando Tomé descobrir, ou pensar que descobriu, este indicará a pessoa dizendo: "Mestre, é você mesmo!"
Se a criança que Tomé indicou seja um dos apóstolos, estão, quem estiver representando Jesus, manifesta-se dizendo: "Tomé, onde está a sua fé?".
Repita a brincadeira umas poucas vezes e encerre antes que as crianças percam o interesse.