terça-feira, 29 de setembro de 2015

O BOM SAMARITANO

RECRIANDO DÓKIMOS

Palavra para Células

Recepção /Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

Louvor / Adoração 

Oferta
: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

Pedidos de Oração
: Líder pergunte para as suas crianças se elas tem pedidos de oração e escreva em caderninho com os pedidos, coloque data em cada dia para que todos possam ver como Deus responde rápido nossas orações.

Objetivo: Nosso comportamento deve mostrar que pertencemos a Deus.

Versículo para memorizar: “ame o seu próximo como você ama a você mesmo” (Mateus 22.39).

Quebra-gelo: Perguntar para as crianças quem gosta de ganhar presente; depois perguntar quem gosta de dar presente e pra quem gosta de dar presente.Mostrar as crianças uma caixa de chocolate, pedir pra que elas escolham o chocolate preferido e não comam. Após todas escolherem, pedir para que elas entreguem este chocolate para alguma criança e dizer uma qualidade dessa criança.

Texto-Chave: Lucas 10.25-37

Mensagem:
Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou:
— Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
— O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?
O homem respondeu:
— “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.”
— A sua resposta está certa! — disse Jesus. — Faça isso e você viverá.
Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou:
— Mas quem é o meu próximo?
Jesus respondeu assim:
— Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo:
— Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Então Jesus perguntou ao mestre da Lei:
— Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
— Aquele que o socorreu! — respondeu o mestre da Lei.
E Jesus disse:
— Pois vá e faça a mesma coisa.

Conclusão: A história bíblica de hoje nos ensina como Jesus quer que tratemos bem as outras pessoas, pois estamos mostrando a Jesus o quanto nós o amamos.

Consolidação: Brincar de Pega-Pega.





























JESUS ESCOLHE SEUS DISCÍPULOS

RECRIANDO DÓKIMOS

Palavra para Células

Recepção /Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

Louvor / Adoração 

Oferta
: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

Pedidos de Oração
: Líder pergunte para as suas crianças se elas tem pedidos de oração e escreva em caderninho com os pedidos, coloque data em cada dia para que todos possam ver como Deus responde rápido nossas orações.

Objetivo
: Fazer a criança entender que ela também é um discípulo de Jesus e que Jesus a escolheu para pregar a sua palavra de salvação aos perdidos.

Versículo para memorizar: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" (Hebreus 13:8)

Quebra-gelo:
Encenação: Ricardo estava super feliz. Ele havia acabado de ganhar uma bola nova de seu pai. O que ele mais gostava de fazer era jogar futebol, mas jogar sozinho não tem graça! Ricardo pegou a bola e foi para a rua, reuniu alguns amigos e montou dois times. Agora poderiam jogar bola no campinho perto de sua casa. Quando temos amigos tudo fica melhor.
Assim como Ricardo, Jesus escolheu doze amigos para anunciar o plano maravilhoso de Deus para salvar as pessoas do inferno. Vamos ver como foi?

Texto Chave: João 1:43-51, Marcos 3:13-19

Mensagem: Deus enviou Jesus para fazer uma coisa muito importante: unir o ser Jesus também queria ter amigos. Por onde Ele passava sempre havia muitas pessoas que O seguiam. Algumas O seguiam por curiosidade, para ver os milagres que fazia: outras pessoas queriam aprender sobre as coisas que Ele ensinava.
Foi então que Jesus resolveu escolher algumas pessoas para estarem mais pertinho dEle, seriam os Seus discípulos, pois assim aprenderiam ainda mais sobre as coisas de Deus e poderiam ensinar outras pessoas.
Certo dia, Jesus estava indo para a região da Galiléia e encontrou-se com um homem chamado Filipe. Jesus disse a Filipe: "Venha comigo!"
Filipe ficou muito contente com o convite de Jesus. Depois Filipe encontrou com o amigo Natanael e, bem animado, lhe disse: "Eu conheci uma pessoa muito especial, aquele homem prometido por Deus, de quem os profetas no Antigo Testamento falavam".
Natanael ficou admirado, mas duvidou, por isso Filipe falou para ele: "Venha e veja com seus próprios olhos".
Quando Natanael chegou perto de Jesus, Jesus o viu e disse: "Natanael é um verdadeiro homem do povo de Deus".
Então Natanael chegou perto de Jesus: "De onde o Senhor me conhece?"
Jesus respondeu: "Antes de Filipe o chamar, eu já tinha visto você sentado debaixo da árvore".
Natanael ficou surpreso com isso "Como ele me viu", pensou.
Natanael percebeu que Jesus era realmente uma pessoas diferente (Ele é o Filho de Deus), e resolveu seguir a Jesus, tornando-se um discípulo. E você, tem falado do amor de Jesus para os seus amiguinhos?
Jesus chamou a outros para serem seus discípulos: Pedro, Tiago, João, André, Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariotes. No total eram 12 discípulos que andavam o tempo todo com Jesus e aprendiam muito com Ele. Quando mais conheciam a Jesus e viam o que Ele fazia, mais acreditavam ser Ele o Filho de Deus e sentiam-se felizes por tê-lO como Amigo.
Vocês podem pensar que esses homens eram diferentes, mas não eram. Tinham famílias, trabalhavam também, como o pai de vocês. Porém, aqueles deixaram tudo para seguir a Jesus.


Conclusão: É muito bom termos amigos que podem brincar, passear, dormir em nossa casa. Melhor ainda é saber que o nosso maior e melhor Amigo é Jesus. Ele sempre está conosco pronto a nos ajudar e nos proteger de todo o mal. Jesus faz companhia tanto nos momentos alegres como tristes.
Consolidação: Brincadeira do MACACO CEGO
Duas equipes participam. Cada equipe escolhe o seu representante. O mestre faz um grande retângulo e, nele, desenha várias linhas. Os dois jogadores têm seus olhos vendados e o objetivo é sair do percurso e chegar até o final, sem pisar nas linhas. Como eles estarão vendados, a equipe pode ajudar. Quem pisar na linha volta pro começo, podendo tirar a venda nesse tempinho. Ganha quem sair do percurso sem pisar na linha.

Fonte: Sementinha Kids, com adaptações.

domingo, 13 de setembro de 2015

Midinho - A Pecadora que Ungiu os Pés de Jesus



Este vídeo é muito bom para a compreensão das crianças menores.

A PECADORA QUE UNGIU OS PÉS DE JESUS

RECRIANDO DÓKIMOS

Mensagem do Culto de 13/09/25015

Recepção/Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).


Louvor/Adoração

Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

Pedidos de Oração: Líder pergunte para as suas crianças se elas tem pedidos de oração e escreva em caderninho com os pedidos, coloque data em cada dia para que todos possam ver como Deus responde rápido nossas orações.

Versículo para memorizar: "Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores." Mateus 6:12

Quebra-gelo: Comece perguntando “Quem já pediu algo emprestado a alguém?”
Conversem sobre quanto tempo ficaram com o objeto e o que aconteceu quando tiveram de devolvê-lo. Informe que duas pessoas da classe pediram algo emprestado a você e agora é hora da devolução. Entregue envelopes a duas crianças e mande que leiam em voz alta o que está escrito lá dentro. (Os dois devem ter ensaiado suas partes.) A primeira lê uma declaração de que ela deve R$ 10,00 ao líder e tem de devolver o dinheiro até o final da célula. A segunda pessoa deve R$ 1.000,00. As duas pessoas explicaram que não têm como pagar.
O líder repete que as dívidas têm que ser paga até o final da célula.
A história bíblica de hoje foi contada por Jesus sobre duas pessoas que deviam dinheiro. Quando voltarem, quero que me respondam:
1.     Para quem Jesus contou a história? Simão.
2.    O que aconteceu aos homens que deviam dinheiro? Foram perdoados.
3.    Porque Jesus contou a história? Porque Simão estava julgando a mulher pecadora.

Princípio: Nós todos precisamos ser perdoados, e Jesus está pronto a nos perdoar.

Base bíblica: Lucas 7:36-50

Mensagem: Convidado por Simão para jantar, Jesus foi à casa dele e sentou-se à mesa.

Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume.

Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ".
Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer".

"Diga, Mestre", disse ele.

"Dois homens deviam a certo credor.

Um lhe devia quinhentos dinheiros e o outro, cinqüenta.

Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? "
Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior".

 "Você julgou bem", disse Jesus.

Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos.
Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés.
Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés.
Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama".
Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados".
Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados? "
Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz".

Conclusão: Pergunte aos dois devedores se eles podem lhe pagar agora. Ambos respondem que não. Verifiquem as perguntas e as repostas do aquecimento.
Pergunte as crianças o que você deve fazer com as pessoas que lhe devem dinheiro. (Resposta: perdoar a dívida)
Diga o quanto é importante perdoar e pedir perdão, reveja o versículo para memorizar que é parte da “oração do Pai Nosso”.

Consolidação: Corrida de obstáculos.
Coloque uma caixinha e diga que contém algo muito valioso dentro dela. Deixe-a num cantinho e promova uma corrida de obstáculos dividindo a classe em duas equipes.
Combine com alguém para pegar a caixinha e esconder sem que ninguém perceba.
No final da brincadeira pergunte onde está a caixinha.
Peçam que procurem.

Depois que não acharem de jeito nenhum, a pessoa que pegou a caixinha se revela e pede perdão.