ORANDO JUNTOS

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 70 – Orando juntos!
(culto 26/07/2015)

Princípio: Ensinar as crianças que orar juntos é concordar pela mesma coisa.

Versículo para Memorizar: “...Todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai...” Mateus 18:19

Quebra-GeloConte para nós o que tem acontecido na sua vida depois que começamos a aprender sobre a oração, e o poder que ela tem?

Texto-base: Atos 12:1-17

Mensagem: O rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja. Ele mandou matar Tiago, o irmão de João. Quando viu que isso agradou os judeus, ele também mandou prender Pedro. Depois que prendeu Pedro, Herodes o colocou na cadeia e pôs quatro grupos de soldados para guardá-lo. É que Herodes queria apresentá-lo ao povo, depois do dia da Páscoa. E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele. Na noite anterior, ao dia em que Herodes iria apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso a duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia. De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: - Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele. – Aperte o cinto e amarre as sandálias! Disse o anjo. E Pedro fez o que o anjo mandou. – Ponha a capa e venha comigo! Ordenou o anjo novamente. Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo estava libertando-o. Ele pensava que aquilo era uma visão. Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua e, de repente, o anjo foi embora. Então, Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse: Agora sei que o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo aquilo que os Judeus tinham a intenção de fazer comigo. Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, ele foi para casa de Maria, a mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam reunidas ali, orando. Ele bateu na porta da frente e a empregada, que se chamava Rode, foi ver quem era. Quando reconheceu a voz de Pedro, ficou tão contente, que, em vez de abrir a porta, voltou correndo para contar que Pedro estava lá fora. Então eles disseram: - Você está maluca! Porém ela insistiu que era verdade. Enquanto isso Pedro continuava batendo. Finalmente eles abriram a porta e, quando viram que era mesmo Pedro, ficaram muito assustados. Ele fez um sinal com as mãos para eles ficarem quietos e contou a eles como o Senhor tinha tirado-o da prisão. Contem isso a Tiago e aos outros irmãos! Disse ele. Em seguida saiu dali e foi para outro lugar.

Conclusão: Poxa!! Que tremendo! Como a oração dos irmãos tem poder, eles se uniram pra orar e o milagre aconteceu. É isso que acontece quando oramos juntos. A oração em grupo com os irmãos tem muito poder. Já que isso funciona mesmo, vamos orar agora juntos. Líder ore com as crianças de mãos dadas.

Consolidação: Peça para as crianças colocarem seus pedidos de oração e não coloque o nome no papel. Distribua entre as crianças e cada uma vai ter que tentar descobrir de quem é se acertar ore com a criança acertada, o seu pedido. Isso vai ajudar na hora da concordância juntas.

QUANDO EU ORO, EU FAÇO O QUE JESUS FEZ


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 69 – Quando eu oro, eu faço o que Jesus fez!
(culto 19/07/2015)

Princípio: Ensinar às crianças que quando oramos podemos sentir o poder de Deus em nós.

Versículo para Memorizar: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará. ( João 14:12)

Quebra – Gelo: Tenha em mãos sulfite e lápis, peça para as crianças desenharem coisas que Deus fez. Explique que tudo que Deus fez foi através do poder da Palavra. Por ex: a terra, o sol a lua, os animais, etc.

Texto-base: Atos 9:31-42

Mensagem: Em toda a região da Judéia, Galiléia e Samaria, a igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas, com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus. Pedro viajava por toda parte. Um dia foi visitar todo o povo de Deus que morava na cidade de Lida. Encontrou ali um homem chamado Enéias, que era paralítico e fazia oito anos que não saía da cama. Pedro lhe disse: Enéias, Jesus Cristo já curou você. Levante-se e arrume a sua cama. Na mesma hora Enéias se levantou. Então, todos os moradores da cidade de Lida e da região de Sarom viram isso e se converteram ao Senhor. Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Talita. (Esse nome em grego é Dorcas). Ela usava o seu tempo fazendo o bem e ajudando aos pobres. Naqueles dias, Dorcas ficou doente e morreu. Lavaram o seu corpo e depois puseram num quarto, do andar de cima. Jope ficava perto de Lida. Quando os seguidores de Jesus, em Jope, souberam que Pedro estava em Lida, enviaram dois homens para levar o seguinte recado: “Por favor venha depressa até Jope!” Então Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram para o quarto de cima. Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia.Então Pedro pediu que todos saíssem do quarto e, em seguida, se ajoelhou e orou. Depois se voltou para o corpo de Dorcas e disse: Tabita levante-se! Ela abriu os olhos. Pedro pegou-a pela mão e ajudou-a a ficar em pé. As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.

Conclusão: Então qual é o segredo que Pedro tinha? Ele orava muito, e isso fez toda a diferença na vida de Pedro. Jesus também está falando hoje a você. Ele fala através da Palavra de Deus, a Bíblia. A Bíblia diz que Pedro orava todos os dias no templo. Se você orar todos os dias, Deus vai usar você, para realizar muitos milagres, assim como Ele usou a Pedro. Agora quantas vezes você ora por dia? E quantos minutos? Lembre-se que para ter a mesma autoridade de Pedro você precisa orar com muito fervor e crer que Deus vai usar você como nunca usou. Agora se você ora somente na hora de dormir, você pode correr o risco de dormir bem na hora de Deus falar com você, cuidado para não ser roubado pelo sono. Pedro sabia que nas horas mais difíceis, era só chamar por Jesus que ele iria atendê-lo, sempre que precisasse. Deus quer usar você agora mesmo então vamos orar um pouco. Líder peça para as crianças orar uma pelas outras, menino com menino e menina com menina. Ore por suas necessidades, por cura e peça para Deus se manifestar com milagres também, ensine a orar com autoridade comece você e logo elas estarão orando igual a você. Estimule as crianças com palavras de vitória, e que elas se tornarão grandes líderes.

Consolidação: Vamos brincar de acertando a resposta, separe dois grupos. Diga para as crianças as seguintes perguntas: Exemplo: Quem curou Dorcas? De que maneira posso me tornar parecido com Jesus? Há quanto tempo Enéias estava paralítico? Quem curou Enéias? Fale o nome das cidades que Pedro andou? Líder se a criança não souber, peça para o grupo ajudá-la.

ORANDO DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 68 – Orando de acordo com a vontade de Deus.
(culto 12/07/2015)

Princípio: Ensinar para as crianças que a vontade de Deus é o melhor.

Versículo para Memorizar: "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve." I João 5:14


Quebra-Gelo: Primeiro temos que escolher dois participantes que serão a ponte, dando as mãos um para o outro. Sem que o restante da turma decide quem será pera ou maçã. Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da ponte. A dupla que é a ponte junta suas mãos e as levantam, formando a ponte. Aí, a dupla canta: "Três, Três Passarás, derradeiro ficarás. Bom barqueiro, bom barqueiro, dê licença pra eu passar". Quando quase todos já tiverem passado por debaixo da ponte, a dupla prende seus braços na cintura do último da fila e perguntam baixinho sem que os outros ouçam: - Você quer pera ou maçã? Ganha aquele que tiver mais crianças atrás da criança que está representando a fruta.


Texto-base: Mateus 6:5-13


Mensagem: Quando vocês orarem, não seja como os hipócritas (fingidos). Eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos outros. Mas o Senhor nos afirma que, na verdade eles já receberam sua recompensa. Mas você quando orar vai pro seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. Nas suas orações, não fique repetindo o que vocês já disseram como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai já sabe do que vocês precisam. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, faça-se a tua vontade assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.


Consolidação: DANÇA DAS CADEIRAS ALTERNATIVAS
Várias cadeiras serão espalhadas pelo local da atividade. Em cima de cada uma delas, haverá uma bexiga. Todos estarão vendados e uma música animada deverá ser iniciada. Quando a música parar, eles deverão procurar uma cadeira, sentar e estourar a bexiga que tiver na cadeira. Cada bexiga pode ter uma parte da oração do “Pai Nosso.” A criança que estourar a bexiga lê o que a frase que estava dentro. Sempre haverá uma cadeira a menos. Quem sobrar, é eliminado. O jogo prossegue até surgir o campeão.

Conclusão: Viu como é fácil orar conforme a vontade de Deus. Pois quando queremos algo, precisamos saber se é da vontade do Pai aquilo que estamos pedindo. Você pode dizer o que seria da vontade de Deus para nós? (líder peça para as crianças responderem).

A ORAÇÃO MANIFESTA O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE MIM

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 67 – A oração manifesta o poder de Deus através de mim!
(culto 05/07/2015)


Princípio: Ensinar a criança que quando ela ora, o poder Dele sai através dela.

Versículo para Memorizar: “ Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês”. Mateus 7:7

Quebra – Gelo: Você já orou por alguém e sentiu que algo aconteceu em seu corpo? Por ex: calor, de arrepio, sensação de paz, de alegria, etc.

Texto-base: Atos 3:1-10


Mensagem: Certa tarde, Pedro e João estavam indo para o templo para a oração das três horas. Estava ali um homem que tinha nascido coxo. Todos os dias, ele era levado para um dos portões do templo, chamado Portão Formoso, a fim de pedir esmolas para as pessoas que passavam no pátio. Quando o coxo viu Pedro e João entrando, pediu uma esmola. Eles olharam firmemente para ele, e Pedro disse: Olhe para nós! O homem olhou para eles esperando receber alguma coisa. Então Pedro disse: Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo , de Nazaré levante-se e ande. Em seguida, Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes. Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do templo com eles, andando, pulando a agradecendo a Deus. Toda a multidão viu o homem pulando e louvando a Deus. Quando perceberam que aquele era o mendigo que ficava sentado perto do portão Formoso do Templo, ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido.

Conclusão: Puxa que milagre foi esse não é mesmo crianças?! É isso que Jesus quer fazer através de suas vidas, deixar que o poder Dele saia através de vocês, para curar e libertar aqueles que estão doentes e perdidos sem Jesus.

Consolidação: Brinque com as crianças de Caça ao Tesouro, use a sua criatividade. Escolha alguns objetos ou doces e esconda-os. E peça para as crianças procurarem. Trabalhe o principio que elas acham quando buscam por aquilo que querem!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

NEEMIAS E A RECONSTRUÇÃO DOS MUROS DE JERUSALÉM



RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 66 – Neemias e a reconstrução dos muros de Jerusalém
 (culto 10/05/2015)

Princípio: Tudo que pedirmos em oração receberemos.

Versículo-Chave: Pois nada é impossível para Deus". (Lucas 1:37)

Texto: Neemias capítulos 2 a 6.

Quebra-gelo: Você já viu alguém construir um muro? Você acha que é rápido e fácil?

Mensagem:  Lembram da semana anterior, quando Neemias era o copeiro de um poderoso Rei em um país estrangeiro! Mas Neemias ficou muito triste ao saber que a sua cidade estava em ruínas e os muros que protegiam-na estava totalmente destruídos, então ele pediu ao rei para voltar para o seu país para reconstruir os muros da sua terra, Jerusalém.
Neemias chegou a Jerusalém e viu a cidade toda destruída. Os muros estavam derrubados e as portas da cidade queimadas.
Então Neemias disse ao povo de Israel: “Vamos reconstruir os muros de Jerusalém!”
Algumas pessoas zombaram dele, mas determinado, e com a bênção de Deus, Neemias começou a reconstrução dos muros, juntamente com o povo de Israel.
Aquelas pessoas continuavam a zombar de Neemias e os seus ajudantes, dizendo: “Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!"
Neemias não deixou para lá, orou a Deus e pediu para que ele calasse os zombadores.
A construção do muro chegou à metade. Os zombadores Sambalate, Tobias, os árabes, os amonitas e os homens de Asdode souberam que os reparos nos muros de Jerusalém tinham avançado e que as brechas estavam sendo fechadas, ficaram furiosos. Todos juntos planejaram atacar Jerusalém e causar confusão.
Mas o povo que estava ajudando a construir os muros com Neemias oraram ao nosso Deus e colocaram guardas de dia e de noite para proteger-nos deles.
 O povo estava cansado e ainda muito entulho para ser retirado para continuar a construção. Os zombadores estavam planejando se infiltrar no meio do povo e matá-los e acabar com todo o trabalho.
Mas Deus revelou o plano malvado dos zombadores e Neemias colocou o povo para vigiar de dia e de noite. Enquanto uns trabalhavam outros vigiavam os inimigos.
Mesmo com muitas ameaças dos inimigos, o muro foi concluído em cinqüenta e dois dias. Todos os povos inimigos ficaram com muito medo, pois sabiam que o muro foi construído com a ajuda de DEUS.


Consolidação: Divida a classe em dois grupos. Amarre um barbante com um balão na ponta na perna de cada criança (tem que está descalças), sendo uma cor de balão para cada grupo. Dentro de cada balão, coloque um papel com parte do versículo de Lucas 1:37 ou em branco de forma que o versículo fique completo e que nenhuma criança fique de fora. Escolha um líder para cada grupo. A medida que o adversário for estourando o balão, pega-se o papel com parte de versículo e vá dando para o líder ir montando. Vence que montar o versículo primeiro.

terça-feira, 9 de junho de 2015

SERVINDO A DEUS EM ORAÇÃO

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 65 – Servindo a Deus em oração (culto 07/06/2015)
(Para células que acontecem de 08/06 a 13/06/2015)

Princípio
Devemos preocupar-nos com a honra de Deus.
Versículo para memorizar: Cristo deu a sua vida por nós, por isso devemos dar nossa vida pelos nossos irmãos. (1 João 3.16).
Texto-baseNeemias 1.1-2.10

Quebra-gelo: Você sabe o que é compaixão? (deixe as crianças falarem o que elas pensam, e depois esclareça que a compaixão não é simplesmente sentir pena do sofrimento dos outros, mas, se colocar no lugar da pessoa e sentir a dor que ela está sentindo, mais que isso, é fazer algo para aliviar esse sofrimento).

Mensagem: Neemias era servo do Senhor e trabalhava como copeiro do rei da Pérsia. Certo dia, um dos irmãos de Neemias chegou de Judá com um grupo de outros judeus. Então Neemias pediu notícias da cidade de Jerusalém e dos judeus que haviam voltado do cativeiro na Babilônia. Eles contaram que aqueles que não tinham morrido e haviam voltado para a província de Judá estavam passando por grandes dificuldades. Disseram, finalmente, que as muralhas de Jerusalém ainda estavam caídas e que os portões que haviam sido queimados ainda não tinham sido consertados. Quando Neemias ouviu isso, sentou-se e chorou. Durante alguns dias, ficou mal e não comeu nada. Orou ao Senhor dizendo: — Ó SENHOR, Deus do céu, Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Mas ouve agora a minha oração e as orações de todos os outros teus servos que têm prazer em te adorar. Faze com que eu tenha sucesso hoje e que o rei seja bondoso comigo. Um dia, quando o rei estava jantando, Neemias o serviu vinho. O rei nunca havia visto ele triste e por isso perguntou: — Por que você está triste? Você não está doente; portanto, deve estar se sentindo infeliz. Então ele respondeu: — Como posso deixar de parecer triste, quando a cidade onde os meus antepassados estão sepultados está em ruínas, e os seus portões estão queimados? O rei perguntou: — O que é que você quer? E Neemias disse — Deixe que eu vá para a terra de Judá a fim de reconstruir a cidade onde os meus antepassados estão sepultados. O rei mandou que fossem com ele alguns oficiais do exército e uma tropa da cavalaria. A bondosa mão de Deus estava sobre Neemias e o rei atendeu os seus pedidos.

Conclusão: Neemias morava em outro país, ganhava muito bem trabalhando para o rei, mas quando soube que a cidade dos seus antepassados foi destruída, ficou muito compadecido e resolveu ir ajudar a reconstruir essa cidade. Imagino que Neemias não tinha muito conhecimento sobre levantar muros, mas ele sabia que Deus o capacitaria e daria todos os recursos necessários. Conosco também é assim, sempre quando você souber de alguém que precisa da sua ajuda, se proponha a ajudá-la! Mesmo que você não tenha muita amizade com ela, Deus vai te capacitar para ajudar essa pessoa. É muito bom ver as pessoas felizes, principalmente quando nós contribuímos para isso.          
Neemias sempre orava ao senhor buscando ajuda. Você deve pedir a Deus para ajuda-lo a fazer tudo que agrada a ele, por exemplo: obedecer os pais .

Fonte: http://portalsementinhakids.com/2009/07/neemias