sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O RESULTADO DA FÉ


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 38 – O resultado da fé (culto 31/08/2014)

 Princípio a ser trabalhado com as crianças: Deus recompensa a nossa fé.

Versículo para memorizar: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.Hebreus 11:6

Texto base: Josué Capítulo 2

Quebra-gelo: Explique as crianças que você fez muita coisa durante o dia e que está cansado e precisa de uma recompensa. Mostre imagens de avião, clube, sorvete, hotel, restaurante, etc e pergunte quem pode acertar o que mais você gostaria de ganhar como recompensa pelo seu trabalho duro. Deixe que falem e faça um suspense, revelando a sua recompensa só no final da célula.
Diga: “A história bíblica verdadeira de hoje e sobre uma mulher que foi recompensada. Após a história quero ver quem irá responder:
1.     Quantos homens foram espiar a terra? R. dois espiões
2.    Como se chamava a mulher que escondeu os epiões? R. Raabe
3.    Como os homens conseguiram escapar? R: Saindo escondidos pela janela da casa de Raabe.
4.    Como a mulher conseguiu escapar? R: Raabe pôs o cordão vermelho na janela e o povo de Israel não fez nada com ela nem sua família.

Mensagem: Lembram de Moisés? Quando ele morreu Josué, seu discípulo ficou no seu lugar. Certa vez, Josué e o povo de Deus tiveram que conquistar uma cidade chamada Jericó. Mas a cidade era protegida por um muro feito de pedras muito, muito grandes. O muro era muito alto e muito largo, tanto que algumas casas foram construídas em cima dele.
Puxa... você já viu alguma casa em cima do muro? Não né!? Nossos muros são bem diferentes desse da cidade de Jericó.
Então, antes do povo entrar na cidade, Josué enviou dois espiões para observá-la. Mas, o rei de Jericó ficou sabendo disso, e mandou seus soldados irem atrás dos espiões que passaram a correr perigo. Então eles tiveram que se esconder. SERÁ QUE ALGUÉM AQUI TERIA CORAGEM DE ESCONDÊ-LOS EM CASA? E SE O REI DESCOBRISSE?
Naquela cidade havia uma mulher muito corajosa chamada Raabe.
Raabe sabia que Deus era poderoso para entregar a cidade de Jericó nas mãos dos israelitas, pois ficou sabendo que Deus tinha livrado o povo de Israel da escravidão do Egito, abriu o mar para o povo de Israel passar e tinha dado vitória aos israelitas sobre dois reis daquela terra.
Raabe sabia em seu coração que o Nosso Deus é Poderoso e que podia protegê-la e sua família também. Por isso, com muita coragem escondeu os espias em sua casa. Em troca, pediu proteção para ela e toda sua família.
Raabe escondeu os espias no forro do telhado. Eles ficaram bem quietinhos. Ela ainda os cobriu com palhas, e quando os soldados chegaram não os encontraram. Os espiões ficaram admirados com a coragem de Raabe que os escondeu e salvou suas vidas.
Para recompensá-la eles elaboram um plano. Eles disseram:
- Coloque um cordão vermelho pendurado na sua janela. Quando nossos soldados vierem atacar Jericó e olharem o cordão, protegerão sua casa, sua família e seus bens, pois saberão que ali mora a mulher corajosa que ajudou o povo de Deus. Ela então os fez descer por uma corda pela janela, pois sua casa estava sobre o muro da cidade.
E assim que os espias foram embora, Raabe pôs o cordão vermelho na janela, que dava para enxergar de longe. Com isso, ela e toda sua família foi salva quando Israel invadiu e dominou a cidade de Jericó.



Conclusão: Comente que Deus providenciou um modo da mulher escapar de uma situação difícil. Como recompensa, ela continuou viva, enquanto que todos os moradores da cidade morreram. Ela sabia o que Deus iria fazer. Ela confiou nele. 

Diga: "Vamos orar agora para que Deus possa nos dar um coração tão corajoso e confiante em Deus como o de Raabe?"

Faça uma oração e peçam que as crianças repitam com você.

Consolidação: Vire três ou quatro mesas ou outra coisa que você chame de "esconderijo". Divida a classe em grupos de 4 crianças cada. Cada grupo terá um esconderijo. Duas crianças serão os soldados. Quando o líder falar "já" as crianças deverão trocar de esconderijo e ir para o mais próximo. As crianças que forem pegas serão enviadas para o "Canto do Castigo" e ficará fora uma rodada.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

DEUS PERDOA NOSSOS PECADOS

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 37 – Deus perdoa nossos pecados

 Princípio a ser trabalhado com as crianças: Só há um modo de nossos pecados serem perdoados... através de JESUS.
Versículo para memorizar: "Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, niguém vem ao Pai, a não ser por mim." João 14:6

Texto base: Números 21:4-9 e João 3:14-36

Quebra-gelo: 

Mensagem: Quando o povo de Israel saiu do Egito, Deus os conduziu pelo deserto. Lembram?!
Certa vez, partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho e falou mal de Deus e de Moisés, dizendo:
"Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável! "
Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram.
O povo foi a Moisés e disse:
"Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós". E Moisés orou pelo povo.
O Senhor disse a Moisés:
 "Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá".
Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Conclusão: Na época de Moisés, Deus ainda não tinha mandado Jesus para salvar o povo, por isso ele mandou fazer a serpente de bronze.
Hoje, a Bíblia nos diz que Deus mandou o seu próprio filho, JESUS, para que todo aquele que nele crer não sofra, mas tenha a vida eterna. Isso quer dizer que se aceitarmos Jesus estamos salvos e quando fizermos algo ruim e nos arrepender ele nos perdoará, pois ele já pagou pelos nossos pecados na cruz.
Pergunte as crianças quem gostaria de aceitar Jesus como único SENHOR E SALVADOR de nossas vidas. Faça a oração de confissão a Jesus e pergunte quem o aceitou de coração.

Consolidação:
Brinque com as crianças com a DANÇA DO PACOTE.
Prepare uma caixa encapada e ponha colado no fundo, bem no centro um desenho de uma cruz (faça com papelão, E.V.A, cartolina, etc). Coloque soltas na caixa, várias tiras de papel com uma ordem errada e o respectivo castigo. Exemplo:
Ordem:                                Castigo:
Desobedecer aos pais                          Imitar um macaco       
Roubar                                                Imitar um bebezinho
Mentir                                                 Fazer um careta bem feia
Fofocar                                               Dar 10 pulos
Falar mal dos outros                            Latir como um cachorro
Xingar                                                 Dar um abraço em alguém
Bater                                                   Miar como um gato doido
Desobedecer a professora                   Imitar um cachorro fazendo xixi no poste
Colar na prova                                     Fazer 10 polichinelos
Não fazer o dever de casa                   Cantar parabéns em inglês

Faça um círculo com as crianças e sente-as no chão. Coloque uma música elas vão passando a caixa para outra. Quando a música parar a criança abre a caixa e tira a ordem. Diga que ela tem a opção de fazer o que está escrito ou pedir para o líder (você) para fazer no lugar. Repita várias vezes até acabarem as tiras e mostre a cruz. 
Diga todos pecaram e que já nascemos pecadores. E assim como o líder pagou pela ordem errada, Jesus, que não tinha pecado, morreu na cruz pelos pecados de todas as pessoas. 
Mas ele ressuscitou ao terceiro dia e está no céu ao lado de Deus, olhando para nós e nos perdoando todos os dias. 

Repita com as crianças o versículo para memorização.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ATENÇÃO!


Está cancelada a reunião com a Equipe REACRINADO devido a agenda da igreja.
Postaremos a nova data no Blog RECRIANDO, Blog Informativo do Líder de Célula e também informaremos o seu líder de macro.

Com amor, 


Equipe RECRIANDO

domingo, 3 de agosto de 2014

ARRAIÁ RECRIANDO

Atenção Criançada!

Vem aí o ARRAIÁ RECRIANDO!

Não fique de fora, sô!
Será dia 17/08/2014, às 18 horas.
Venha com sua roupa de caipira e diviRRta-se!
Com amor,

Equipe RECRIANDO


CONVOCAÇÃO RECRIANDO


ATENÇÃO!


Todos os líderes de equipe, líderes de células e colaboradores do Culto RECRIANDO estão convocados para uma reunião no domingo, 10/08/2014, na igreja, às 8 horas.
Nesta ocasião reorganizaremos as equipes, apresentaremos o novo material e faremos uma avaliação geral do semestre.
Tragam sugestões ou algo que você queira acrescentar ao rebanho mais precioso da ICD.
Contamos com a sua presença.

Com amor, 


Equipe RECRIANDO

sábado, 2 de agosto de 2014

O RESULTADO DA DESCONFIANÇA

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 36 – O Resultado da Desconfiança (Culto de 03/08/2014)

 Princípio a ser trabalhado com as crianças: Ensinar às crianças que devemos confiar em Deus e não ter medo de nada, Ele é a nossa proteção!

Versículo para memorizar: “O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” Hebreus 13:6

Texto base: Números 13 e 14

Quebra-gelo: Você tem medo de alguma coisa? Do que? Líder, depois que as crianças responderem, peça para dizerem o versículo, e quando vier o medo elas deverão falar este versículo, declará-lo com fé.

Mensagem: O SENHOR Deus disse a Moisés: Mande alguns homens para espionar a terra de Canaã, a terra que eu vou dar aos israelitas. Separe o líder de cada uma das doze tribos do povo de Israel. Quando Moisés os mandou espionar a terra de Canaã, disse a esses homens o seguinte: — Vejam se o povo que mora nela é forte ou fraco, se são poucos ou muitos. Vejam se a terra onde esse povo mora é boa ou ruim. Tenham coragem e tragam algumas frutas da terra . Eles subiram pela região sul e foram até Hebrom. Passados 40 dias, voltaram para o deserto, onde estavam Moisés, Arão e todo o povo de Israel. Da terra que foram espiar cortaram e trouxeram um cacho de uvas, que dois homens carregaram pendurado numa vara. Eles pegaram também romãs e figos. E contaram a eles e a todo o povo o que tinham visto. Eles disseram a Moisés: — Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas. Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós. Também vimos ali gigantes, os descendentes de Anaque. Perto deles, nós nos sentíamos tão pequenos como gafanhotos; e, para eles, também parecíamos gafanhotos. Mas Calebe os fez calar e disse: Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso! Mas o povo começou a reclamar contra Moisés:— Seria melhor se tivéssemos morrido no Egito ou mesmo neste deserto! Por que será que o SENHOR Deus nos trouxe para esta terra. Seria bem melhor voltarmos para o Egito! E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dois dos líderes que haviam espionado a terra, rasgaram as suas roupas em sinal de tristeza e disseram ao povo: — A terra que fomos espionar é muito boa mesmo. Se o SENHOR Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica. Porém não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo daquela terra. O SENHOR está com a gente! Por causa da murmuração do povo, Deus disse: nenhum de vocês entrará naquela terra, a não ser Calebe e Josué. Nenhum desses homens viverá para entrar naquela terra. Eles viram a minha glória e os milagres que fiz no Egito e no deserto. Mas não quiseram me obedecer. Quarenta anos vocês vão sofrer por causa dos seus pecados. Na terra prometida entrarão os que tem menos de 20 anos.Os israelitas ficaram tristes ao ouvirem isto e se arrependeram. Disseram a Moisés: Agora estamos prontos para ir até o lugar que o SENHOR nos havia prometido. De fato, nós pecamos. Porém Moisés respondeu: —Não entrem na região montanhosa. O SENHOR não está com vocês, pois vocês o abandonaram, e os seus inimigos vão derrotá-los. Mesmo assim os israelitas teimaram em querer entrar na região montanhosa, mas nem a arca da aliança de Deus, o SENHOR, nem Moisés saíram do acampamento. Então os amalequitas e os cananeus que moravam naquela região montanhosa atacaram, e derrotaram os israelitas, e muitos foram mortos.

Conclusão: Deus realizou tantos milagres entre os israelitas, mas eles continuaram murmurando, cheios de medo, não confiando em Deus, por isso morreram antes de entrar na terra prometida, Canaã. Não tenha medo de fazer o que Deus manda. Ele estará contigo e te protegerá! Não tenha medo de falar de Jesus aos seus colegas, não tenha medo de dizer não para quem te mandar fazer coisas erradas. Não tenha medo de repreender o diabo quando ele atacar a sua família, provocando brigas. O Senhor te protegerá e dará coragem para enfrentar o inimigo. Você não é um gafanhoto, é um vencedor, porque o Senhor está contigo em todos os momentos! Vamos repetir o versículo!

Fonte: http://miriangalli.blogspot.com/

Consolidação: 

Brincadeira 1: Brinque de “cobra cega” com as crianças. Coloque as vendas em algumas delas e coloque outras crianças como guias. Ensinar o princípio de que o Senhor nos guia por lugares certos, não devemos temer nenhum mal. 

Brincadeira 2: Divida as crianças em grupos de várias idades e mande-as explorar a terra. Esconda pela sala 12 tiras de papel que formem o versículo de Números 14.11: ATÉ QUANDO/ ESTE POVO/ ME TRATARÁ/ COM POUCO CASO? ATÉ QUANDO/SE RECUSARÁ/ A CRER/ APESAR DE/ TODOS OS SINAIS/ QUE REALIZEI/ ENTRE ELES?/ NÚMEROS 11.
Será preciso um jogo de versículo para cada grupo. Divida a sala, um lado para cada grupo, e esconda as fichas enumeradas. 
Ao sinal de "JÁ", as crianças deverão procurar as fichas e colocá-las na ordem numérica de 1 a 12, logo em seguida desvirar as tiras e abraçadas citar o versículo todo.