quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

DAVI, UM AMIGO CARINHOSO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 52 – Davi, um amigo carinhoso (culto 25/01/2015)
(Para células que acontecem de 26/01 a 31/01/2015)

Princípio: Levar às crianças a serem leais e amarem aos seus amigos.

Versículo para memorizar: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Provérbios 17:17

Texto-baseI Samuel 18 e 20

Quebra-gelo: Prepare uma lista de duplas de amigos como Bob Esponja e Patrick, Fíneas e Ferb, Chaves e Quico, Scooby-Doo e Salsicha, Cebolinha e Cascão, Fred e Barney, Batman e Robin, Timão e Pumba, etc. Escreva cada nome em um pedaço grande de papel. Forme duas fileiras com os cartões, com um amigo da dupla em cada fileira. Mande as crianças juntarem as duplas. Diga: A história bíblica de hoje sobre uma dupla de amigos. Quando terminar a história, quero ver quem vai saber responder:
1.     Como eles se chamavam?
2.     Como um provou que era amigo do outro?
3.     O que eles prometeram um ao outro?

Mensagem: Jônatas, filho de Saul, era muito amigo de Davi. Na verdade, eles tinham muito mais do que uma amizade, eles tinham uma aliança. Jônatas deu sua própria capa a Davi, como também as suas vestes de guerreiro, a sua espada, o seu arco, e o seu cinto. Mas um dia, Davi descobriu que Saul queria matá-lo, e contou para Jônatas. Jônatas achou estranho porque seu pai não havia comentado nada com ele, mas Davi sabia que Saul conhecia a amizade deles e não queria que o filho sofresse, mas Davi tinha certeza que estava bem perto da morte. Mesmo desconfiado, Jônatas queria ajudar o seu amigo, e Davi lhe deu uma sugestão: Amanhã é a Festa da Lua Nova, e eu deveria ir sem falta ao jantar do rei. Mas eu irei me esconder no campo até depois de amanhã à noite. Se o seu pai notar que eu não estou à mesa, diga que eu pedi a você para me deixar ir com urgência a Belém, pois está na época de toda a minha família oferecer lá o sacrifício anual. Jônatas gostou da idéia e pediu para que Davi fosse com ele ao campo. Chegando lá, ele contou a Davi o que estava pensando em fazer para avisá-lo, caso ele descobrisse que Saul queria mesmo matá-lo. O plano foi feito e Davi foi se esconder no campo. O rei Saul chegou para a Festa da Lua Nova e sentou-se para comer no lugar de costume, perto da parede. Abner, primo de Saul, sentou-se ao lado de dele, e Jônatas, na sua frente. Mas o lugar de Davi ficou vazio. Naquele dia Saul não disse nada, mas no dia seguinte, o segundo dia da Festa, o lugar de Davi continuava desocupado. Então Saul perguntou a Jônatas: — Por que Davi não veio comer nem ontem nem hoje?
Jônatas respondeu: Ele me pediu licença para ir a Belém para ver os seus parentes na festa do sacrifício.
Saul ficou muito zangado, falou que queria matar Davi, então Jônatas perguntou ao seu pai o que Davi tinha feito de tão grave para merecer a morte, mas Saul estava com tanta raiva que atirou uma lança em seu filho para machucá-lo, e assim Jônatas entendeu que seu pai estava determinado a matar Davi, por isso ele ficou muito triste. Logo pela manhã, Jônatas foi ao campo com seu empregado, e pediu para ele buscar as flechas que ele atirava ao campo. Ele foi sem entender, mas isso fazia parte do plano para avisar Davi. Então, Jônatas deu suas armas ao empregado para ele levá-las a cidade, para poder ver seu amigo. E foi ao encontro de Davi, os dois estavam muito tristes, e choraram juntos. E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, que o Senhor seja entre mim e ti, e entre a minha descendência e a tua descendência, para sempre.

Conclusão:  Talvez, a amizade mais conhecida na Bíblia, seja a de Davi com Jônatas, pela lealdade e respeito que havia entre os dois. Como o seu pai era o rei, Jônatas seria o seu sucessor, mas ele sabia que era Davi, quem assumiria o lugar do seu pai. E não teve ciúmes, pelo contrário, Jônatas e Davi se tornaram grandes amigos. Essa história nos ensina que temos que amar os nossos amigos e nos preocupar com o bem deles. E se alguém te trata mal, te desrespeita, te obriga a fazer coisas que você não quer, esse alguém não é seu amigo, afaste-se dele, e fique só com as pessoas que te fazem bem. Nós podemos ter muitos ou poucos amigos. Mas o nosso melhor amigo é e sempre vai ser JESUS! Ele está conosco em todos os momentos, para nos proteger, e cuidar de nós, nos conhece pelo nome, morreu na cruz porque nos ama! E um dia, vamos morar no céu, juntos com ele pra sempre. Aleluia!! Líder, se houver visitante faça apelo

Consolidação: “Complete a frase” - Peça às crianças para completarem a frase: “Ser amigo é...” Pode escolher outra frase também que fale sobre o amigo verdadeiro. Elas podem fazer um desenho também sobre a amizade. No final, o líder pode chamar uma criança e entregar os mesmos objetos que Jônatas entregou para Davi. Cada criança entregará um objeto, e cada objeto terá uma faixa escrita com uma qualidade de um amigo: ex: Capa (amor), Arco (bondade), Cinto ( respeito), espada (lealdade). Cada criança entrega o objeto e falará a qualidade de um verdadeiro amigo!

DEUS LIBERTA O SEU POVO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 51 – Deus liberta o seu povo (culto 18/01/2015)
(Para células que acontecem de 19/01 a 24/01/2015)

Versículo para memorizar: "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador.” (2 Samuel 22:2)


Texto-baseI Samuel 17:1-57

Quebra-gelo: Líder 1 conta às crianças tudo sobre sue melhor amigo e que ele é “bom demais nisso e naquilo”. Líder 2 contesta dizendo que o amigo é um grande “enrolador” e que não consegue fazer nada do que foi dito. Líder 2 afirma que ele, sim, é “o bom e um pouco mais”. Na história bíblica de hoje, descobriremos o que aconteceu quando Davi encontrou alguém que achava que Deus “não era nada”. Quando terminar a história, quero que me respondam:
1.     Quem era essa pessoa?
2.     O que aconteceu com ela?
3.     Por que isso lhe aconteceu?

Mensagem: Houve uma época em que o povo de Israel teve seu próprio rei, seu nome era Saul, um homem alto, forte e um grande guerreiro. O exercito de Israel o respeitava muito.
Certo dia aconteceu que o exercito filisteu veio para lutar contra os israelitas. Os filisteus eram inimigos de Israel, eles tinham muita raiva do povo de Deus. Saul rapidamente reuniu seu exercito. Os soldados estavam vestidos com suas armaduras, espadas, escudos e lanças. Estavam todos preparados para a batalha. Os filisteus estavam em cima de um morro, não muito alto, e os soldados de Israel no morro do outro lado. Parecia que a batalha iria começar em qualquer momento. Quando de repente uma grande surpresa: do meio do exercito filisteu saiu um soldado, muito grande e forte. Ele tinha quase 3 metros de altura! Era um gigante chamado Golias. Então Golias se dirigiu ao exercito de Israel: “ Ei vocês israelitas! Tenho um desafio para vocês!” gritou o gigante Golias “Enviem um homem para lutar comigo. Se ele vencer, nos seremos escravos de vocês mas se eu vencer, vocês serão nossos escravos. Os soldados de Israel ficaram aterrorizados, tremiam de medo. O rei Saul ficou muito preocupado. Quem teria coragem de enfrentar aquele gigante! Lá onde os israelitas moravam, havia um homem chamado Jessé. Ele tinha 8 filhos, os 3 mais velho estavam lutando pelo exercito dos Israelitas. Davi era seu filho mais novo, e ficava cuidando das ovelhas do rebanho de seu pai. Um dia o pai pediu a Davi que levasse alimento para seus irmãos que estavam no campo de batalha. Quando Davi chegou ao lugar da batalha, ouviu Golias falando: Seus covardes, bando de medrosos, não tem nenhum homem neste exercito irá lutar comigo? Eu amaldiçoou vocês e seu Deus! Davi olhou com espanto e disse: vocês estão com medo desse gigante? Deus está do nosso lado. Davi foi procurar o rei Saul. Ele disse que lutaria com Golias. Davi era apenas um rapazinho novo. Ma Deus não olha a aparência e sim o coração. Davi teve fé em Deus que ele o ajudaria. “ O senhor dos exércitos”. Saul disse: “ Desista Davi”. Ele disse” não eu o enfrentarei em nome do Senhor”. Saul vestiu Davi co sua armadura, mais era muito pesada. Davi disse que não poderia usar e que Deus quem vai lutar por mim. Uma vez um urso atacou minhas ovelhas, outra um leão mas Deus me deu força e coragem para derrota-los! O mesmo Deus estará comigo. Ao chegar diante de Golias ele se abaixou perto do riacho e pegou 5 pedrinhas e foi em direção de Golias. Quando Golias viu Davi ele deu uma gargalhada: Ah!Ah. Pensei que enfrentaria um soldado mas me mandaram um menino com pedras como se eu fosse um cachorro. Davi não deu atenção a Golias: Eu vou contra ti em nome do Deus todo poderoso. Davi pegou uma pedra e colocou na funda e girou e lançou a pedra atingindo a testa do gigante Golias. O gigante deu um grito de dor e caiu para trás, morto. O exercito filisteu fugiu, seu herói Golias estava morto. Davi confiava no maior de todos os Heróis, Deus.

Conclusão: Davi foi desprezado pelos irmãos, pelo rei e pelo próprio inimigo. Todos zombaram dele. Mas ele não se importou. Ele sabia que Deus estava com Ele, para protegê-lo e lhe dar vitória. O tempo todo ele declarou a sua vitória em Deus e foi exatamente o que ele recebeu: ele venceu o inimigo! Qual é o seu inimigo? Inimigo pode ser um problema, uma dificuldade que você esteja passando, ou alguém que faz o mal pra você. Assim Como Davi, confie em Deus, declare vitória sobre o seu inimigo. Você declara vitória falando com fé. Davi não somente confiou, mas ele teve ação: pegou a pedra e atirou. Deus vai te ajudar e dizer o que você deve falar ou fazer. Faça a sua parte e Deus fará a parte dele!

Consolidação: Faça um ato profético com as crianças:

Líder dê um pedaço de folha de papel para cada criança e peça para que ela coloque o nome do seu maior gigante, algo que ela acha que pode ser impossível alcançar ou fazer por ser só uma criança e depois mande que ela amasse o papel fazendo uma bolinha com ele, depois coloque um cesto para papel ou um cesto de lixo grande e peça para que um por um atire a bolinha no alvo que o lixo como se atirasse no seu gigante e cada criança deve declarar que seu gigante foi vencido em Nome de Jesus. Faça um círculo e dêem as mãos e o líder fica dentro do círculo e ora pelas crianças impondo as mãos sobre elas.

domingo, 11 de janeiro de 2015

DEUS VÊ TODAS AS COISAS


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 50 – Deus vê todas as coisas (culto 11/01/2015)
(Para células que acontecem de 12/01 a 17/01/2015)

Versículo para memorizar: "O homem vê a aparência, porém Deus vê o coração." (1 Samuel 16:7)

Texto-base: 1 Samuel 16:1-23

Quebra-gelo: Leve uma caixa de presente de aparência lindíssima e coloque dentro dela alguma coisa não muito agradável, pode ser, por exemplo, algumas cebolas de cabeça.
Prepare outro pacote com saco de lixo preto, coloque uma fita simples e dentro dele algum tipo de doce (que será distribuído para as crianças)... O doce deve estar dentro de um envelope pardo para não ser visto pelas crianças, só depois poderá ser colocado no saco de lixo. Ao ensinar a lição de que Deus se preocupa com o interior das pessoas (1 Samuel 16.7), mostre a caixa de presente toda enfeitada e o presente cuja embalagem é o saco de lixo e pergunte para as crianças qual dos dois presentes elas gostariam de ganhar. Geralmente elas escolhem a caixa bonita, pergunte o porquê da escolha (ouça as respostas). Então, chame uma das crianças que optou pela caixa e mostre somente para ela o que há dentro da caixa bonita. Pergunte se ela ainda vai querer aquele presente. Certamente ela dirá que não. Então mostre o outro presente; desembrulhe e mostre o que havia dentro dele (o doce). Pergunte se ela vai querer este presente.
Diga que o importante não é a embalagem em si, mas o que há dentro dela, isto é o que na verdade é agradável receber. A partir daí, faça a aplicação, dizendo que Deus olha para nós e vê o que há dentro do nosso coração e o que há lá é que deve agradar a Deus.
Muitos se preocupam com a aparência, se é gordo ou magro, bonito ou feio, rico ou pobre, porém Deus olha para o nosso coração à procura de um coração que lhe agrade.

Mensagem:
O Senhor disse a Samuel: "Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei". Samuel, porém, disse: "Como poderei ir? Saul saberá disto e me matará". O Senhor disse: "Leve um novilho com você e diga que foi sacrificar ao Senhor. Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você irá ungir para mim aquele que eu indicar". Samuel fez o que o Senhor disse. Quando chegou a Belém, as autoridades da cidade foram encontrar-se com ele tremendo e perguntaram: "Você vem em paz? " Respondeu Samuel: "Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo". Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício. Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: "Com certeza este aqui é o que o Senhor quer ungir". O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". Então Jessé chamou Abinadabe e o levou a Samuel. Ele, porém, disse: "O Senhor também não escolheu a este". Então Jessé levou Samá a Samuel, mas este disse: "Também não foi este que o Senhor escolheu". Jessé levou a Samuel sete de seus filhos, mas Samuel lhe disse: "O Senhor não escolheu nenhum destes".
Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem? "Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue". Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o". Samuel então apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e a partir daquele dia o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. Os funcionários de Saul lhe disseram: "Há um espírito maligno mandado por Deus te atormentando. Que nosso soberano mande estes seus servos procurar um homem que saiba tocar a harpa. Quando o espírito maligno se apoderar de ti, o homem tocará a harpa e tu te sentirás melhor". E Saul respondeu aos que o serviam: "Encontrem alguém que toque bem e o tragam até aqui". Um dos funcionários respondeu: "Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele". Então Saul mandou mensageiros a Jessé com a seguinte mensagem: "Envie-me seu filho Davi, que cuida das ovelhas". Jessé apanhou um jumento e o carregou de pães, uma vasilha de couro cheia de vinho e um cabrito e o enviou a Saul por meio de Davi, seu filho.
Davi foi apresentar-se a Saul e passou a trabalhar para ele. Saul gostou muito dele, e Davi tornou-se seu escudeiro. Então Saul enviou a seguinte mensagem a Jessé: "Deixe que Davi continue trabalhando para mim, pois estou satisfeito com ele". E sempre que o espírito mandado por Deus se apoderava de Saul, Davi apanhava sua harpa e tocava. Então Saul sentia alívio e melhorava, e o espírito maligno o deixava.

Consolidação:


Divida a classe em grupos. Prepare um jogo de corações coloridos para cada time (cada time deve ter a sua cor); escreva partes do versículo nos corações. Guarde todos os corações em uma caixa e coloque-a no meio da sala. Cada grupo deve ir até a caixa e pegar um coração correspondente a cor do seu grupo e entregar para o líder do seu grupo que irá tentar formar o versículo. Vence o grupo que formar o versículo primeiro e abraçados, o recitar. 

domingo, 16 de novembro de 2014

SAUL PROCURA AS JUMENTAS


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 49 – Saul procura as jumentas (culto 16/11/2014)
(Para células que acontecem de 17/10 a 22/11/2014)

Principio a ser trabalhado: Toda autoridade é constituída por Deus, por isso temos que respeitá-las.

Versículo para memorizar: "Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas." (Romanos 13:1)

Texto-base: 1 Samuel capítulo 8 e 9.

Quebra-gelo: Quem aqui sabe me dizer o que é um juiz? Juiz é aquele que julga o caso de uma pessoa. Vocês sabiam que houve um tempo na Bíblia que quem governava o povo de Israel não era um rei, mas um juiz?


Mensagem: O profeta Samuel foi juiz de Israel por muitos anos. Quando ficou velhinho ele colocou seus dois filhos para serem juízes.
Mas os filhos de Samuel não julgavam os casos com igualdade, eles eram gananciosos, aceitavam dinheiro para julgar em favor de alguém. .
Por isso, os líderes de Israel pediram para Samuel um rei que os governasse como em outros países. Samuel ficou triste com o pedido do povo de Israel e foi orar. Então Deus falou para Samuel que era para ele atender ao pedido do povo e dar a eles um rei. Havia um homem que se chamava Saul. Saul era um homem muito alto e bonito. Certa vez o pai de Saul o mandou e um de seus empregados procurarem umas jumentas que haviam se perdido. Eles passaram dias procurando e não encontraram. Diante disso, resolveram procurar o profeta Samuel para ver se Ele podia ver onde as jumentas estavam. Um dia antes disso Deus havia falado ao profeta Samuel que no outro dia enviaria o homem que seria o novo rei de Israel. Quando Samuel viu Saul Deus disse a ele que Saul seria o novo Rei de Israel. Samuel então pediu para que Saul dormisse em sua casa naquele dia e que não era para se preocupar com as jumentas de seu pai, pois, elas já haviam sido encontradas. No outro dia, bem cedinho, Samuel acordou Saul e disse a ele que tinha um recado de Deus. Então ele ungiu Saul e disse que Deus o estava fazendo rei do povo de Israel. Então Saul foi para casa.

Conclusão: Toda autoridade é escolhida por Deus para ser seu representante aqui na terra, tais como o Presidente da República, o pastor, o líder da igreja, razão pela qual devemos sempre obedecê-los, sob pena de estar desobedecendo ao próprio Deus.

Consolidação: Telefone sem fio.
Dividir os participantes em dois grupos com igual número de participantes que deverão sentar-se  frente a frente em fila. Numa das extremidades, entre as duas fileiras posiciona-se o instrutor. O instrutor deverá então falar um versículo no ouvido dos dois primeiros participantes, que deverão passá-la adiante e assim sucessivamente. O último jogador da fileira ao receber a mensagem, deverá levantar a mão acusando seu recebimento e reproduzi-la para sua verificação. Ganha o jogo o grupo que ao final de três partidas fizer o maior número de pontos pela velocidade e precisão.

BRINCADEIRAS PARA CÉLULAS


1) CORRIDA DA VASSOURA
Corre um representante de cada equipe nessa corrida só de ida. O objetivo é equilibrar uma vassoura na palma da mão enquanto correm. Se a vassoura cair antes da linha de chegada, o corredor volta ao início e começa tudo outra vez. Ganha quem cumprir a tarefa corretamente primeiro.
2) CORRIDA DE BRAÇO
Correm dois representantes de cada equipe. Serão feitos no chão dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada participante. Os participantes se apóiam um no ombro do outro, com os braços. O objetivo é empurrar o adversário e fazer com que ele ultrapasse o seu risco. Quem conseguir isso primeiro, vence a prova.
3) EMPURRA EM CIMA
É uma corrida de braço, a diferença é que corre uma dupla de cada equipe, sendo que um da dupla irá subir em cima do pescoço do parceiro e, apenas os montados, irão empurrar. Quem fizer a dupla adversária ultrapassar a risca, vence.
4) CORRIDA DOS SENTADOS
Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.
4A) CORRIDA DE CADARÇOS
Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.
5) APERTO
Jogam duas equipes. Cada equipe deverá ficar em um retângulo riscado no chão. O Objetivo é fazer com que todos permaneçam nesse espaço por 30 segundos. Após esse tempo, a equipe que conseguiu deverá reduzir o espaço da outra, que terá menos espaço para colocar seus componentes. E assim o jogo prossegue até o retângulo ficar tão pequeno a ponto de ser impossível manter as pessoas lá, dando a vitória para a outra equipe.
6) GUERRA DE PAPEL
Jogam duas equipes em dois campos distintos, separados por um espaço. Cada equipe terá à sua disposição dezenas de bolinhas de papel. Elas começarão a jogar essas bolas de papel no campo adversário, que deverá fazer o mesmo. O Objetivo é tirar as bolinhas de papel do seu campo e jogar no adversário. No fim do tempo, o mestre faz a contagem. A equipe que tiver menos papel em seu campo é a vencedora.
6A) BAMBOLÊ DE GUERRA
Jogam uma dupla de cada equipe. As duplas entrarão em um bambolê e ficarão de costas para a outra, pois correrão de frente. Serão feitos dois riscos, cada um a exatos 2 metros de cada lado do bambolê. O Objetivo é correr e fazer força para ultrapassar a linha, mas será difícil, pois a outra dupla irá fazer o mesmo. A dupla que conseguir ultrapassar o risco, vence.
7) TÚNEL
Jogam duas equipes com número de participantes iguais. Cada equipe formará um túnel, onde os participantes ficam um atrás do outro com as pernas abertas. É uma espécie de corrida. No "Já" do mestre, o último de cada fila deve passar por debaixo do túnel e ir para a frente. Depois, o último faz a mesma coisa. Desse jeito, o túnel de pessoas irá se distanciando para frente cada vez mais. Ganha o túnel que cruzar a linha de chegada primeiro.
8) MACACO CEGO
Duas equipes participam. Cada equipe escolhe o seu representante. O mestre faz um grande retângulo e, nele, desenha várias linhas. Os dois jogadores têm seus olhos vendados e o objetivo é sair do percurso e chegar até o final, sem pisar nas linhas. Como eles estarão vendados, a equipe pode ajudar. Quem pisar na linha volta pro começo, podendo tirar a venda nesse tempinho. Ganha quem sair do percurso sem pisar na linha.
9) 2º ANDAR
Pega-pega de duplas. Cada dupla é formada por um montado e um montador. O montador deverá montar no pescoço do montado e pegar os outros que também estão montados. Só os montados podem pegar. Quem for pego, pega.
10) CORRIDA AO CONTRÁRIO
Os corredores dão 25 voltas em um cabo de vassoura e correm de costas até a linha de chegada. Quem chegar primeiro, vence.
11) VASSOBOL
Dois rivais disputam para colocar a bola no gol adversário através de uma vassoura. Ganha quem fizer mais gols.
12) CEGOBOL
Futebol comum, só que todos os jogadores jogarão de olhos vendados. Ganha a equipe que fizer mais gols.
13) PÉ COM PÉ
Corrida de duplas de ida e volta onde um participante sobe no pé do parceiro. Na ida, o que está pisado deverá correr. Na volta, ele pulará (de costas). Ganha quem chegar primeiro.
14) TOCA
Desenham-se várias tocas (círculos) em um espaço amplo. O número de tocas deve ser sempre um a menos do que o número de jogadores. Bem distante do terreno onde as tocas estão, os participantes, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, todos devem soltar as mãos, correr e sentar em uma toca. Quem não conseguir, é eliminado e apaga-se uma toca. Ganha quem sentar na última toca.
15) TOCA COOPERATIVA
As mesmas regras do “Toca” comum. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só tocas, ou seja, a cada rodada, você desfaz uma toca e ainda assim todos deverão entrar em uma toca, como puderem: no colo, deitado sobre os colegas etc... Neste jogo não há vencedores.
16) MINHOCA
É uma corrida de ida e volta, mas os participantes, ao invés de correrem, rolam pelo chão. Ganha quem chegar primeiro.
17) CORRIDA DE CADEIRAS
Corrida de trios. Cada trio é composto por duas pessoas que unem os braços e formam uma cadeira e um rei que irá subir na cadeira (união de braços). O objetivo é correr e descer o rei na linha de chegada. O trio que conseguir isso primeiro vence.
18) ESTOURA-BEXIGA
Todos participam. Cada jogador terá uma bexiga amarrada em seu tornozelo. O objetivo é estourar a bexiga dos adversários e proteger a sua. Ganha o último que ficar com a bexiga intacta.
19) REVEZAMENTO DOS RODADOS
Igual ao revezamento do atletismo, mas antes de correr é preciso dar 25 voltas em um cabo de vassoura. São 4 participantes por equipe e ganha a equipe cujo o último participante chegou primeiro. Se cair, levanta e continua.
20) ARTILHARIA
Dois times em dois campos separados por uma linha. No final de cada campo, é colocada uma garrafa peti. Uma pessoa de cada equipe tenta jogar a bola e derrubar a garrafa do adversário. A equipe que derrubar a garrafa deverá erguê-la novamente, mas se protegendo da outra, que agora tem autonomia para balear. Quem for baleado não pode erguer a garrafa. Se a equipe conseguir reerguer a garrafa antes de todos serem baleados, ela ganha. Mas se todos forem baleados e a garrafa continuar no chão, a outra equipe ganha.
21) GUERRA DE MANDIOCA
Jogam duas pessoas, cada uma com a sua mandioca segura pela metade. Cada um tem a sua vez de bater com toda a força na mandioca que o outro segura. Ganha quem quebrar a mandioca do adversário primeiro.
22) PICHORRA
Uma bexiga é pendurada no alto e os representantes das equipes, depois de vendados e rodados, devem estourá-la com um pau, sendo guiadas pelas respectivas equipes.
23) BOLICHE CEGO
Jogam um participante de cada equipe. É um boliche comum, mas os participantes jogam de olhos vendados. O objetivo do jogo é derrubar o último pino, não importando quantos lançamentos foram, uma vez que quando um erra, é a vez do outro. Quem conseguir, vence.
24) ARREMESSO DE BAMBOLÊ
Tipo arremesso de argolas, mas com bambolê. Uma pessoa será a vítima e ficará a 5 metros dos jogadores. Faz 1 ponto quem conseguir encaixar o bambolê na pessoa primeiro. Ganha quem tiver mais pontos.
25) ENCAIXE HUMANO
Dinâmica com 4 pessoas sentadas em bancos. Primeiro, cada participante senta nas costas do outro. Depois que todos já estiverem "deitados", retiram-se os bancos. Como sair da situação?
26) PASSA OU REPASSA
Todos brincam. Porém, em cada rodada, um jogador de cada equipe participará. Seria interessante que as perguntas fossem ligadas a um único tema em cada vez que esse jogo for praticado. Será feita uma pergunta (sem alternativas) para um dos participantes. Se ele responder corretamente, dá uma tortada na cara do rival, ou vice-versa, se ele errar. Se ele não souber, ele passa. Se o adversário não souber, ele repassa. Se, mesmo assim, o primeiro não souber, ou errar, o seu rival dará uma tortada na cara dele. Porém, se ele acertar, é ele quem dá a tortada. Vence a equipe que acertar mais perguntas e, claro, receber menos tortadas. OBS.: Fazer dezenas de tortas pode sair mais barato do que parece. Basta sentar e pensar em ingredientes baratos que podem render vários pratos de torta. Ex.: Lama.
27) SALTO EM DISTÂNCIA
Jogam dois representantes de cada equipe. Um participante salta e depois o seu adversário. Após isso, a distância aumenta. Se o participante for o primeiro a pular em uma distância e errar, deverá torcer para que o outro também erre, pois assim terá outra chance. Ganha quem conseguir saltar uma distância que o outro não conseguiu.
28) GOLFE
Jogam dois representantes de cada equipe. Cada participante terá um taco (qualquer pedaço de madeira comprido) e terá direito a uma tacada por vez. O participante que conseguir colocar a bola no buraco primeiro vence a partida.
29) CORRIDA DE OBSTÁCULOS
Jogam dois corredores, que deverão percorrer uma distância e chegar ao fim, enfrentando obstáculos (os obstáculos serão pessoas curvadas). Quem cruzar a linha de chegada primeiro vence.
30) CORRIDA DAS CADEIRAS
Correm um representante por equipe. É uma corrida de ida e volta onde cada representante deverá correr sentado em uma cadeira (não pode largá-la por nada). Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.
31) VÔLEI IMPROVISADO
O Jogo normal de vôlei, mas utilizando outro objeto no lugar da bola (balde, vasilha, almofada, mochila, alguma fruta ou legume...)
32) CESTINHA
Jogam duas equipes e dois ajudantes. A brincadeira funciona como um jogo de basquete, mas só há uma cesta, que na verdade são duas pessoas, de braços dados e abertos. Quem fizer uma cesta, escolhe alguém da dupla para substituí-lo na equipe e ele será a nova metade da cesta. A equipe que fizer mais cestas, vence a partida.
33) PAR OU IMPAR
Jogam um representante de cada equipe. Os participantes deverão pular sobre um passeio de cerâmica conforme vão ganhando. É assim: os jogadores escolhem par ou impar uma única vez e vão jogando várias vezes. Quem ganhar avança uma casa (uma cerâmica). Quem perder fica onde está. E por aí vai até alguém chegar na última casa.
34) PEGADINHA DO ANIMAL
Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe. Obs.: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de bunda no chão, causando uma grande risada geral.
35) ÔNIBUS
É a versão em grupo da "Corrida das Cadeiras". Haverão duas equipes. Os integrantes de cada equipe ficam sentados em cadeiras, um atrás do outro, formando um ônibus (os ônibus devem estar bem separados um do outro). No JÁ, os participantes movimentam as cadeiras pra frente e começam a botar o ônibus pra andar. O objetivo do ônibus será cruzar a linha de chegada integralmente. A equipe que o fizer primeiro, vence.
36) NUMEROBOL
Jogam duas equipes (cada uma em seu campo). Os participantes ficam sentados paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual. Cada jogador será numerado, na ordem da fileira, de 1 até 10, por exemplo. O mesmo para a outra equipe. No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo, 7, os dois jogadores (uma de cada equipe) que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão fazer uma cesta. Vale roubar a bola na marra.
37) APITO ESCONDIDO
Faz-se uma roda onde todos estarão em pé. Algumas crianças sairão da roda e não escutarão a explicação inicial do monitor. Quando as crianças voltarem, uma por vez, será dito a ela que na roda existe um apito, com alguma criança, e ela deve descobrir com quem está. São várias tentativas até que a "vítima" descubra que, na verdade, o apito está preso nas costas do monitor e este dava as costas para uma criança qualquer, que apitava levando as mãos até a boca, assim como os demais, que fingem ter o apito.
38) ENTRE AS PERNAS
Forma-se uma roda, todos em pé e com as pernas ligeiramente afastadas, de modo a tocar lateralmente o pé dos companheiros ao lado. O objetivo é fazer gol entre as pernas dos companheiros, que tentarão defender-se das bolas que possivelmente venham em sua direção. Não é permitido tocar a bola com outra parte do corpo a não ser as mãos e a bola deve correr sempre rasteira. Tomando um gol (bola passando entre as pernas) a pessoa deve virar, ficando de costas para a roda, porém ainda podendo marcar gols. Acrescentar o número de bolas durante o jogo é interessante.
39) SINCRONISMO
Jogo de duplas. Brinca uma dupla de cada vez. Os participantes segurarão as extremidades de uma folha de jornal. O mestre irá dinamizar as ações a serem cumpridas pelas duplas (correr, saltar, girar etc.) sem que se rasgue o jornal. A dupla que ficar mais tempo com o jornal sem rasgar vence a prova.
40) VALE TUDO
É uma espécie de futebol. E como toda partida de futebol, há dois times e ganha quem faz mais gols. Porém, não há regras. Pode usar a mão, chutar, tomar a bola, derrubar... Há só um gol.

Fonte:http://pequenuchos.blogspot.com.br/2013/07/40-atividades-para-recreacao-e-gincana.html#ixzz2h1vlFG00Atividades

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SAMUEL, UM MENINO OBEDIENTE


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 48 – Samuel, um menino obediente (culto 09/11/2014)
(Para células que acontecem de 10/10 a 15/11/2014)

Principio a ser trabalhado: Deus fala conosco.

Versículo para memorizar: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo ouve!” 1 Samuel 3:10

Texto-base: 1 Samuel 3:1-14.

Quebra-gelo: Chame um voluntário para ter os olhos vendados. Explique a classe que, quando você apontar pra uma criança, ela deverá perguntar: “(Nome, nome) quem sou eu? ”
A seguir, pergunte de ao cego: “Você reconhece essa voz de quem o chamou?”.
Deixe que seis pessoas chamem o voluntário, incluindo o líder. Retire a venda dos olhos da criança e diga-lhe quantas respostas ele acertou.
Se tiver tempo, repita com mais crianças.
Pergunte as crianças: “Como os cegos reconheceram a voz de quem os chamou?”
Resposta: “Porque eles os conheciam.”
A história bíblica verdadeira de hoje é sobre alguém que foi chamado pelo nome, mas não reconheceu quem o chamava. Quando acabar a história quero que me respondam:
1.       Quem foi chamado? R. Samuel
2.       Que o chamou? R. Deus
3.       Quantas vezes ele foi chamado? R. Quatro vezes
4.       Por que a pessoa que chamava  não foi reconhecida?  R. Porque ele ainda não conhecia a Deus.

MensagemVocês lembram da semana passada. Deus deu de presente um bebê muito precioso para a Ana. Seu nome era.... SAMUEL.
Quando Samuel cresceu um pouco, sua mãe o entregou para Deus. Ele foi morar no templo com o sacerdote Eli. Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o SENHOR. Naqueles dias poucas mensagens vinham do SENHOR, e as visões também eram muito raras. Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto.Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa.
Então o SENHOR Deus chamou: – Samuel, Samuel! – Estou aqui! – respondeu ele.Então correu para onde Eli estava e disse: – O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: – Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou.
Então o SENHOR Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi onde estava Eli e disse: – O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: – Eu não chamei você, filho. Volte para a cama.
Samuel não o conhecia SENHOR, pois o SENHOR ainda não havia falado com ele.
Aí o SENHOR chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi onde Eli estava e disse: – O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o SENHOR quem estava chamando o menino e ordenou: – Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo ouve!” E Samuel voltou para a cama.
Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: – Samuel, Samuel! – Fala, pois o teu servo ouve! – respondeu Samuel.
E o SENHOR disse: – Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados.
 Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado.

Conclusão: Deus, nos dias de hoje, fala conosco através da bíblia, no culto, na célula. Temos que ler a bíblia e prestar atenção quando estamos onde Deus está falando e precisamos ser obedientes assim como Samuel que ouviu atentamente o que Deus tinha para falar com ele.

Consolidação: Estabeleça quatro áreas e enumere-as de 1 a 4. Mande as crianças deitarem no meio da sala para ouvirem quantas vezes o apito é soado. Se for uma vez, correm para a área 1, se for duas, para a área 2 e assim por diante. Entre os apitos, as crianças devem voltar e deitar novamente no meio da sala. Quem correr para a área errada, sai do jogo ou é mandado para o “Cantinho do pecado” e perde uma rodada.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SAMUEL, UM BEBÊ PRECIOSO.


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem 47 – Samuel, um bebê precioso (culto 02/11/2014)
(Para células que acontecem de 03/10 a 08/11/2014)

Principio a ser trabalhado: Deus responde as orações de quem confia nele.

Versículo para memorizar: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará.” Salmo 37:5

Texto-base: 1 Samuel 1.1:28; 2:11; 18-21

Quebra-gelo: Converse com as crianças sobre a história de um nascimento importante: O deles mostre algumas roupas e peças de bebês. Enfatize o quanto os pais amam seus nenês e como o bebe é precioso para eles, necessitando de tanto tempo e dedicação.

Mensagem: A bíblia nos conta que na montanha chamada Efraim, morava uma mulher que era casada com um homem chamado Elcana, e está mulher se chamava Ana. Ana era muito amada pelo seu esposo Elcana, ele a amava muito, porem ela não tinha filhos, pois ela não podia ter um bebê. Ah como Ana queria ter um filhinho crianças, mais ela não podia e isso a deixava muito triste.  Tadinha da Ana né crianças, porém Ana colocou em seu coração de ir a Igreja e orar a Deus pedindo um filhinho.  E ao chegar ao templo, Ana chorava tanto que o homem de Deus Eli pensou que Ana estava bêbada. Crianças que coisa feia Eli fez, não devemos julgar os outros pela aparência isso é pecado, e pecado é tudo aquilo que desagrada nosso Deus, a bíblia mesmo fala em romanos 3:23, que todos nos pecamos e fomos separados de Deus,mais como pecamos? Pecamos quando falamos mal do nosso coleguinha para alguém, quando mentimos , quando julgamos alguém como o homem de Deus Eli, isso é muito feio e Deus fica muito triste com nós. Mais Ana explicou a Eli que ela não estava bêbada, e sim muito triste, pois ela queria um bebê, sabe crianças  Jesus o único filho sem pecado de Deus  também foi um dia neném  e ele veio a esse mundo como criança e mostrou que a criança também tem um valor muito grande na obra de Deus. Então o homem de Deus entendeu e disse vá que sua petição lhe seja feita ai que alegria crianças.  Ana se levantou seu rosto já não era mais triste, pois agora ela ia ter um bebê, ela acreditou, e ela ia amar muito aquela criança, assim como Deus amou a mim e a você, dando seu único filho por amor de nos como diz em  joão3: 16 " que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho Jesus por amor de nos aleluias  então Ana voltou para o seu lar junto com seu esposo Elcana. E a promessa ao qual Deus  fizera para ela usando o homem de Deus se cumpriu Ana teve um bebê, que nasceu muito lindinho. Sabe crianças Jesus um dia também nasceu  lá em Jerusalém, e ele veio a este mundo para nos salvar e Ele cresceu , viveu entre as pessoas e depois morreu , mais Ele não esta morto não crianças Ele esta vivo como diz lá em 1 coríntios 15:3,4 que Ele morreu por mim e por você, mais ressuscitou aleluias. Então o pequeno Samuel  nasceu. E se tornou também um homem de Deus que crescia em sabedoria. E foi um homem  muito usado por Deus desde criança.

Conclusão: Deus vê nossa tristeza, ouve e atende as nossas orações, assim como Deus atendeu Ana. Ele também nos atenderá nos nossos pedidos, mas nem sempre na hora desejamos nem do jeito que queremos. Ele responde as nossas orações de três maneiras: SIM, NÃO E ESPERE.

 Hora de Compartilhar
  1. Porque Ana estava chorando no templo? R. Porque ela estava triste e orando a Deus para que lhe desse um filho.
  2. Quem era o bebê precioso? R. Samuel.
  3. Porque ele era precioso? R. Porque foi a resposta de oração de sua mãe Ana. Ela não podia ter filhos.
  4. Como era o nome do Pai de Samuel? R. Elcana
ConsolidaçãoMonte um teatro com a família de Samuel. Recorte os personagens e cole em palitos de algodão doce. Diga-os para levar para casa e contar aos seus pais, irmãos e coleguinhas a linda história de hoje.