quinta-feira, 15 de maio de 2014

DEUS EM PRIMEIRO LUGAR


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos) 
Mensagem 26 - Deus em primeiro lugar (Culto de 18/05/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 19/05 a 24/05/2014 

Principio a ser trabalhado com as crianças: Um dia teremos que decidir se vamos ou não seguir a Deus.

Versículo para memorizar: Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15b

Texto Base: Êxodo 20:3 e Josué 24:1-24

Quebra-gelo: O nome da brincadeira é “FAÇA O JOGO CERTO”. Divida a classe em dois times. Para cada time prepare um jogo de nove cartas. Numere as cartas como quiser e empilhe-as, com os números para baixo, em frente aos times. Para ver que time começa, tire par ou ímpar. Desvire a primeira carta. O time tem de que dizer se a próxima carta é maior ou menor do que a carta de cima, a decisão tem que ser unânime. Se acharem que o número é maior, todos ficam de pé e se acharem que é menor, fiquem sentados. Enquanto o time continuar acertando, ele continua jogando. Quando errar passa a vez para o outro time adversário.
Após a brincadeira diga: “A história bíblica verdadeira de hoje é sobre algumas pessoas que tiveram de tomar uma decisão importante. Após a história respondam:
1.     Quem eram essas pessoas?
2.     Quem era o líder dessas pessoas?
3.     Que decisão tiveram de tomar?

Mensagem:  Na semana passada nós vimos como Deus deu instruções (leis) ao seu povo para que pudessem obedecê-lo e servi-lo.
Você se lembra como foi o nome dessas leis e quantas foram? Resposta: OS DEZ MANDAMENTOS.
Você se lembra de algum desses mandamentos? (Deixe que falem a vontade).
Resposta:
1.     Não terás outros deuses.
2.     Não farás para ti imagem.
3.     Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4.     Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
5.     Honra a teu pai e a tua mãe.
6.     Não matarás.
7.     Não adulterarás.
8.     Não furtarás.
9.     Não dirás falso testemunho.
10.   Não cobiçarás.

Hoje veremos que Deus tem que estar em primeiro lugar em nossas vidas. 
Certo dia, Deus mandou que Josué, que ficou liderando o povo no lugar de Moisés, reunir todo o povo de Israel para falar com eles.
Deus disse:
“Tirei Abraão e sua família de uma terra onde as pessoas adoravam outros deuses falsos e os levei para Canaã para que ele, juntamente com sua família, adorasse somente ao Deus verdadeiro, o DEUS DE ISRAEL. Dei um filho a Abraão já na sua velhice, este filho se chamou ISAQUE. De Isaque nasceram Jacó e Esaú. Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Então enviei Moisés e Arão e feri os egípcios com pragas, com as quais os castiguei, e depois tirei o povo de Israel de lá. Quando os tirei do Egito, vocês vieram para o mar, e os egípcios os perseguiram com carros de guerra e cavaleiros até o mar Vermelho. Mas o povo clamou a mim, e eu coloquei trevas entre vocês e os egípcios; fiz voltar o mar sobre eles e os encobrir. Vocês viram com os seus próprios olhos o que eu fiz com os egípcios. Depois disso, vocês viveram no deserto longo tempo. Eu os trouxe para Canaã e aqui existiam outros povos e eles lutaram contra vocês, mas eu os entreguei nas suas mãos. Eu os destruí diante de vocês, e vocês se apossaram da terra deles. Não foi a espada e o arco que lhes deram a vitória. Foi assim que lhes dei uma terra que vocês não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram, e comem de vinhas e olivais que não plantaram.”
E Josué disse ao povo: “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. MAS, EU E A MINHA FAMÍLIA SERVIREMOS AO SENHOR".
Então o povo respondeu: "Longe de nós abandonar o Senhor para servir outros deuses!

Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. Além disso, o Senhor expulsou de diante de nós todas as nações, que viviam nesta terra. NÓS TAMBÉM SERVIREMOS AO SENHOR, PORQUE ELE É O NOSSO DEUS".

Disse então Josué: "Vocês são testemunhas contra vocês mesmos de que escolheram servir ao Senhor". "Somos", responderam eles. Disse Josué: "Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel".

E o povo disse a Josué: "Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos".

Conclusão: Há um só Deus e o povo de Israel fez a escolha certa naquele dia.
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6). E então galerinha... Jesus é o único acesso ao DEUS VERDADEIRO, o mesmo Deus do povo de Israel. E eu pergunto a vocês: quem neste dia quer aceitá-lo para que possa ser conduzido pelo caminho que leva ao único Deus verdadeiro?
ATENÇÃO LÍDER: Peça que todos repitam a oração de confissão à Jesus. No final pergunte quem O aceitou de coração.


Atividade de consolidação: 
Peça a duas ou três crianças mais velhas para serem líderes e que fiquem nos cantos da sala. Chame-as separadamente e combine qual será o líder errado da rodada; o restante das crianças volta para o centro. As crianças escolhidas chamam as crianças para ficarem ao lado deles, e elas têm de decidir a quem atender. As crianças formam um afila atrás do líder escolhido e seguem-no pela sala, imitando tudo o que ele fizer. Escolha um grupo para sair da brincadeira, porque escolheu o líder errado. O restante das crianças volta para o centro da sala e a brincadeira é repetida. Quem escolher o líder errado fica uma rodada sem jogar.

terça-feira, 13 de maio de 2014

ATENÇÃO LÍDERES...


Devido ao Seminário da Família não houve o nosso Culto Infantil no dia 11/05/2014. Não postamos palavra para as células desta semana e deixamos as "células livres". Portanto, sejam criativos e façam revisões e brincadeiras. Temos várias sugestões aqui mesmo no Blog da Recriando.                       

Com amor e carinho,           
                 
               Equipe Recriando.



terça-feira, 6 de maio de 2014

DEUS DÁ INSTRUÇÕES AO POVO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)  
 Mensagem 25 - Deus dá instruções ao povo (Culto dia 04/05/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 05/05 a 10/05/2014

Principio a ser trabalhado com as crianças:
Que temos consequências quando não seguimos as instruções de Deus;
      Deus nos dá instruções para que vivamos felizes.

Versículo para memorizar: Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração (Salmos 119:2).

Texto Base: Êxodo 19

Quebra-gelo: Apresente alguns sinais de trânsito à e pergunte às crianças qual o significado de cada um deles. Mande todas as crianças para um lado da sala e mande que caminhem em sua direção. Use alguns dos sinais de trânsito para orientar a caminhada. As crianças terão de obedecer ao cartaz apresentado. Sugestão de sinais: pare, sentido obrigatório, dê a preferência, diminua a marcha. Conversem sobre a utilidade dos sinais de trânsito e o  que acontece quando desobedecemos a eles?
Enfatize à classe que o trânsito é sinalização para o nosso benefício. Os sinais de trânsito nos ajudam a chegar em segurança a nosso destino.
Na história bíblica verdadeira de hoje, veremos o que aconteceu, quando Deus apresentou algumas regras de comportamento para seu povo. Voltem depois e digam-me:
1. Onde os israelitas estavam, quando Deus lhes deu suas instruções?
2. A quem Deus entregou primeiro as leis?
3. Porque o povo todo não estava presente na ocasião?

Mensagem:  Após a travessia do Mar Vermelho, o maná, as codornizes, a água brotar da pedra, os israelitas chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam em frente ao monte, chamou o Senhor a Moisés e lhe disse: "Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas: ‘Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim. Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas". (Êxodo 19:3-6).
O povo todo respondeu unânime: "Faremos tudo o que o Senhor ordenou". E Moisés levou ao Senhor a resposta do povo. (Êxodo 19:8)

Você já brincou de boca de forno? Nessa brincadeira dizemos: Tudo o que o senhor mandar? E a resposta é: Faremos! Assim disseram os israelitas a Moisés: Tudo o que o Senhor mandar faremos. Moisés, então, retornou à presença do Senhor levando a resposta do povo. Mandou, então, o Senhor que Moisés preparasse o povo para um momento muito especial. Para esse momento, eles deveriam estar em consagração, santificados e com suas roupas lavadas. No momento certo, Moisés levou o povo ao encontro com Deus. Imagine a cena: o Monte Sinai inteiro fumegava e tremia, trovões e relâmpagos e o som de uma forte buzina causava temor no coração do povo. A ordem do Senhor era que nenhum do povo subisse ao monte ou, sequer encostasse nele pois morreria. Somente Moisés e Arão (Êxodo 19:24) poderiam subir ali. Então o Senhor deu a Moisés os Seus mandamentos: "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

O que são mandamentos? Mandamentos são leis, são atitudes e comportamentos que devemos ter. O Povo de Israel precisava de leis para seguir, para que não desagradassem a Deus, então ele deu estas leis:
1.      Não terás outros deuses.
2.    Não farás para ti imagem.
3.    Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4.    Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
5.    Honra a teu pai e a tua mãe.
6.    Não matarás.
7.    Não adulterarás.
8.    Não furtarás.
9.    Não dirás falso testemunho.
10. Não cobiçarás.


Conclusão: Assim são as leis ou mandamentos de Deus para nós, devemos obedecer cada um deles. Obediência traz bênção!

Atividade de consolidação: Vamos brincar de Boca de Forno!

Primeiro uma pessoa é eleita como "o senhor", esta pessoa irá dar as ordens na brincadeira, os demais participantes terão apenas que cumprir suas ordens. A ordem consiste em achar um determinado objeto, caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma musica, imitar um bicho ou qualquer outra coisa. 
Senhor:
- Boca de Forno
Crianças:
- Forno!
Senhor:
- Faz o que eu mandar?
Crianças:
- Faço
Senhor:
- Se não fizer?
Crianças:
- Toma bolo.

domingo, 27 de abril de 2014

TABULEIRO HUMANO

Este jogo é muito útil para animar a turma... Você pode inserir perguntas e mudas as tarefas de cada quadrado!
Sugestão: criá-lo em tamanho gigante para que os jogadores sejam as próprias peças do jogo!
Ou você pode simplesmente imprimi-lo e jogar com bonecos.
Bem o desenvolvimento e a criação ficam ao seu critério!

Boa sorte e DIVERTAM-SE... Isso é o mais importante!



Fonte: Blog Jardineiros de Gente

DEUS DÁ ÁGUA E VITÓRIA AO POVO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
  Mensagem 24 - Deus dá água e vitória ao povo (Culto dia 27/04/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 28/04 a 03/05/2014

Princípio a ser trabalhado com as crianças:
     1. Deus sempre supri as nossas necessidades;
    2. A importância da união na igreja para que possamos vencer o nosso inimigo (Satanás) aqui na terra.

Versículo para memorizar: “O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.” Salmos 28:8

Texto-base: Exôdo 17.

Quebra-gelo: Mostre às crianças um copo com água bem limpinha. Pergunte quem gostaria de tomar um gole?
A seguir, mostre um copo de água escurecida com café preparado para que fique escurecida. Pergunte quem gostaria de tomar um gole?
Converse um pouco sobre como é sentir sede. Pergunte quem já passou muita, muita sede? Compare o tempo que podemos passar sem água com o tempo que podemos ficar sem comida (só uns poucos dias). O que fazemos quando temos sede ou fome? A quem pedimos ajuda?
Na história bíblica verdadeira de hoje descobriremos o que aconteceu quando o povo de Deus estava com muita, muita sede mesmo.

Mensagem: Vimos na semana passada como Deus demonstrou, mais uma vez, o seu poder ao povo de Israel, mandando maná do céu e codornas para alimentá-los, bem como os protegendo e os guiando com uma grande nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite.
O povo de Israel seguiu caminhando pelo deserto escaldante de Sim. Depois de uma longa caminhada acamparam-se em Refidim, e ali não havia água para beber. Novamente começaram a reclamar com Moisés dizendo:
- Dá-nos água para beber! Porque você nos tirou do Egito para matar de sede, a nós, os nossos filhos e aos nossos rebanhos?
Moisés orou a Deus perguntando o que fazer com um povo tão murmurador, que se esquecia rapidamente de todos os grandes milagres que Deus havia feito para libertá-los da escravidão do Egito.
Deus então ordenou que ele chamasse alguns anciãos de Israel e levasse aquele cajado que Moisés havia aberto o mar e tocasse, com esse cajado, em uma rocha que Ele mostraria.
E Moisés tocou na rocha e... Acreditem!!! Saiu água mesmo. Puxa, outro milagre! 
Saiu água suficiente para que todo o povo matasse a sede.

Outra história verídica neste capítulo nos relata mais uma vez a proteção de Deus a Israel, seu povo. Moisés ainda estava em Refidim quando veio Amaleque fazer guerra contra os israelitas.
Então, Moisés chamou o seu servidor que se chamava Josué e ordenou que ele escolhesse homens corajosos entre os israelitas, para que pudessem sair e guerrear contra o povo de Amaleque. Estes eram os amalequitas.
E Moisés disse também a Josué, que ele estaria no alto do monte, e nas suas mãos estaria o cajado que ele havia levantado para que fosse aberto o Mar Vermelho para o povo passar e com a qual havia realizado vários milagres no Egito. Quem aqui pode dizer um dos muitos milagres que Deus fez naquela ocasião?
Foi então, que Josué com os homens de guerra e Moisés, Arão e Hur subiram ao monte.
Quando Moisés levantava a mão, Israel vencia... - Oh como me cansa suspender esta vara por tanto tempo!... Mas quando abaixava a mão, venciam os amalequitas.
Como as mãos de Moisés eram muito pesadas, colocaram uma pedra, para que Moisés apoiasse seus braços nela.
Então Arão e Hur ficavam um de cada lado de Moisés, segurando seu braço levantado.
- Nós o ajudaremos. Não se preocupe! (dizem Arão e Hur). As mãos de Moisés ficaram erguidas até o pôr-do-sol, e Josué e seu povo venceram a batalha.
 
Conclusão: Na primeira parte aprendemos que Deus é poderoso para fazer qualquer milagre em nossas vidas, pois a Bíblia diz que Ele é o mesmo hoje, ontem e sempre (Hebreus 13:8).
A segunda parte vemos como é muito importante  a união - para sermos vitoriosos precisamos ter união uns com os outros, pois o povo de Israel só venceu a batalha, porque Arão e Hur mantiam as mãos de Moisés erguidas.

Hora de Compartilhar:
1.     Porque o povo reclamou com Moisés outra vez? Porque eles acamparam em um lugar que não tinha água e estavam com muita sede.
2.    Qual era o nome do lugar que acamparam? Refidim.
3.    Qual foi o milagre feito naquele lugar? Deus fez sair água da rocha.
4.    Qual foi o nome do povo que atacou Israel em Refidim? Os amalequitas.
5. Como o exército de Israel venceu os amalequitas? Moisés ficou com o braço estendido até o pôr-do-sol para que pudessem vencer.
6. O que Deus nos ensina com a primeira parte da história? Deixem que falem a vontade. Basei-se na conclusão.
7.  O que Deus nos ensina com a segunda parte da história? Deixem que falem a vontade. Basei-se na conclusão.

Atividade de consolidação:

   A atividade será uma mistura de brincadeira de “Estátua Musical” e “Siga o Mestre”. As crianças movimentam-se pela sala ao som de uma música. Quando parar a música, as crianças ficam imóveis no lugar. O líder dá uma instrução, como correr até o canto da sala, desembainhar a espada, fazer polichinelo, bater continência, formar duplas, pular numa perna só. Se o líder tiver com a mão levantada as crianças obedecem, se tiver com a mão abaixada as crianças caem no chão. As crianças que perderem ficam uma rodada fora. Antes de começar, faça um ensaio.
 


terça-feira, 15 de abril de 2014

A VERDADEIRA PÁSCOA



RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
Mensagem Especial - A Verdadeira Páscoa (Culto dia 20/04/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 21 a 26/04/2014
Princípio a ser trabalhado com as crianças: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira páscoa, ele é o Cordeiro Pascal que foi morto, para nos dar vida!
Versículo para memorizar:  "Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós." 1 Co 5:7(parte b).
Textos-base: Êxodo Cap. 12
Quebra-Gelo: Escolha uma menina e um menino para participar, pegue uma caixa e coloque os seguintes objetos: chocolates, uns desenhos de cordeiro, uma Bíblia, um carrinho etc. Peça para as crianças explicarem o que elas entendem por Páscoa.
Mensagem: Que legal quando chega a Semana Santa! Feriado na escola, reunião com a família e amigos, ovos de páscoa... Mas qual será o verdadeiro sentido da Páscoa? Nessa semana você vai descobrir muitas coisas interessantes sobre a Páscoa. Muitos pessoas não sabem qual é o verdadeiro significado da Páscoa. Muita gente ainda pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma bela obra de arte!
O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal! A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito. Deus usou a vida de Moisés para tirar o povo do Egito. Deus mandou dez pragas para que faraó soltasse o povo, e a cada praga o seu coração se endurecia, e na última praga, o primogênito de cada família seria morto, mas os filhos dos judeus foram poupados, porque nas suas portas, eles tinham derramado sangue de um cordeiro. Somente os primogênitos das famílias egípcias morreram. Então o faraó deixou o povo sair do Egito.
Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa.
Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer.
A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado !
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!!

Importante: Reveja o quebra-gelo e (repita várias vezes com as crianças):

Páscoa Secular
Páscoa Cristã
Animal: Coelho
Animal: Cordeiro - Jo 1:29
Comida: Chocolate
Comida: Pão e o Vinho (Santa Ceia) - Mt 26:26-27
Atividade: Passear ou assistir Tv
Atividade: Oração
Símbolo: O comércio
Símbolo: A cruz vazia, Cristo ressuscitou (Rm 8:34)
Presente: Ovos, doces, coelhos
Presente: A salvação eterna (Jo 3:16)

Hora de Compartilhar: Faça uma roda com as crianças e entregue a frase A verdadeira Páscoa é Jesus o Cordeiro Santo, separe por palavras e misture tudo. Peça para formar dois grupos e dê 5 minutos para formarem a frase

Fonte: http://miriangalli.blogspot.com.br/2009/03/estudo-para-celula-de-criancas.html (com adaptações)

Atividades:

PASSO A PASSO:
1. Não separe os ovos, recorte-os, peça as crianças que os pinte. Cole-os para ficar frente e verso e coloque dentro de saquinhos plásticos. 
2. Recorte a cesta cole-a para ficar frente e verso. Peça as crianças que pinte a cesta.
3. Coloque os ovos dentro da cesta peça para as crianças levarem para casa e compartilhar o aprendizado com a família. 








terça-feira, 8 de abril de 2014

DEUS ALIMENTA SEU POVO


RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
23ª Mensagem - Deus Alimenta Seu Povo (Culto dia 13/04/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 14 a 20/04/2014
Princípio a ser trabalhado com as crianças: Mostrar que Deus cuida do seu povo e em tudo supre as suas necessidades.
Versículo para memorizar: Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas riquezas. (Filipenses 4:19)
Textos-base: Êxodo Cap. 16
História: Quando Deus tirou seu povo da escravidão do Egito, Ele os guiou pelo deserto. O deserto é uma região muito seca, o seu solo é principalmente composto de areia, com pouca vegetação e pouquíssima água, ou seja, é um lugar muito difícil de viver porque não dá plantar e colher. Moisés era o líder daquele povo, era uma multidão de aproximadamente seiscentos mil homens, além das mulheres e crianças. Eles partindo do Egito rumo a Canaã, a terra prometida, e Deus estava o tempo todo com eles. Durante o dia, uma nuvem os protegia do forte calor e durante a noite uma coluna de fogo iluminava o caminho e os aquecia porque no deserto durante o dia é muito quente e durante a noite é muito frio. Imaginem o quanto era difícil caminhar por horas e horas todos os dias e ainda havia mulheres com crianças de colo, mas mesmo com todas as dificuldades a ordem do Senhor era para o povo não parar de marchar. Eles tinham acabado de viver um dos maiores milagres da história que foi a travessia do Mar Vermelho. O povo estava cheio de gratidão à Deus e por isso cantavam e dançavam. Os hebreus viram os egípcios sendo destruídos e experimentaram um grande livramento da parte de Deus, mas depois de caminharam por três dias no deserto, tiveram sede; vendo-se no deserto sem água, rapidamente esqueceram-se da alegria experimentada anteriormente. Eles começaram a murmurar por causa da sede e debaixo de toda aquela murmuração, encontraram um poço, mas não puderam beber daquela água porque a água era amarga e aquele poço ficou conhecido como Mara, que quer dizer amarga. Mas Deus em tudo estava cuidando do seu povo, lembram? Então Deus transformou a água amarga em água saudável e boa para beber. Mas foi ali que Deus colocou normas e regras para provar o coração daquele povo. E as reclamações não paravam. Eles perguntavam o tempo todo a Moisés: - Por que Deus não nos deixou morrer em paz no Egito? Por que nos trouxe para morrer de fome no deserto? Lá pelo menos éramos escravos mas tínhamos comida. Lembram que Deus em tudo estava cuidando do seu povo? Então mais uma vez Deus fala com Moisés. Por que vocês acham que Deus falava com Moisés e não com outra pessoa? Porque Moisés era o líder e Deus fala ao coração do líder para que transmita aos seus liderados. E Deus diz a Moisés: - Vou fazer chover pão do céu. Cada um deverá colher o que desejar, mas somente o suficiente para cada dia e assim eu os provarei para saber se vivem de acordo com as minhas instruções. No 6º dia poderão recolher o dobro, o suficiente para 2 dias porque no 7º dia não descerá pão do céu. Quem sabe o que é Maná? Maná foi o nome dado ao pão que desceu do céu, é o alimento de Deus para sustentar o seu povo.
Quem aqui já assistiu o filme Tá chovendo hambúrguer? Se Deus mandasse uma chuva de comida do céu hoje, o que você gostaria que chovesse? A Bíblia fala (versão A Mensagem) que o maná tinha gosto de bolacha com mel. Quem gosta de bolacha com mel?
Naquela noite um grande número de codornas pousou no acampamento e pela manhã o chão estava cheio de algo parecido com flocos, fino como uma geada. (Bolhas de sabão) Eles nunca tinham visto isso antes e começaram a perguntar: - O que é isso? E Moisés explicou: - Isso é o pão que Deus providenciou para que todos vocês possam comer todos os dias.
Vejam como Deus é maravilhoso. Como ela está sempre cuidando do seu povo em todos os detalhes.
Lembram-se da instrução de Deus? Eles poderiam “encher o bucho”, mas não poderiam guardar para o dia seguinte. A Bíblia relata em Ex16:20 que alguns desobedeceram esta ordem e sabem o que aconteceu? No dia seguinte o alimento que havia sido guardado estava estragado e cheio de bichos (representar mau cheiro). Assim como na oração do Pai Nosso, o Senhor nos dá HOJE, e precisamos ter fé que o Senhor vai nos dar o que comer a cada dia. O maná caia do céu pela manhã e o que sobrava era derretido quando o sol esquentava. E assim Deus alimentou o povo durante 40 anos. Pela manhã eles comiam o maná e ao entardecer, comiam codornas. E em todas as coisas o Senhor está sempre nos suprindo.
Hora de Compartilhar:
Vocês acham que no deserto tinha lojas para as pessoas comprarem comidas?
Não. Eles eram supridos por Deus.
Mas e as roupas, calçados? Lembram quanto tempo eles ficaram no deserto?
40 anos. Vocês sabiam que na medida em que as pessoas iam crescendo, suas roupas e seus calçados também cresciam com eles?
Citem algumas características do deserto.Deixem que falem livremente.
Quantos pães cada pessoa podia recolher por dia? O suficiente para comer naquele único dia.
O que aconteceu quando eles guardaram alimento para o dia seguinte? Estragou.
O que o Senhor mandava do céu pela manhã? Maná (pão)
O que o Senhor mandava do céu ao entardecer? Codornas, cordonizes
E vocês, tem reclamado de quê? (Não constrangê-los, somente levá-los a refletir).

Conclusão: Reclamação é um hábito perigoso, ela nos leva a amargura e deixamos de valorizar o que temos por ficarmos querendo o que ainda não temos. Deus estava ensinando o povo a depender Dele e precisamos entender que Ele está o tempo todo cuidando de nós, observando as nossas necessidades, ouvindo as nossas orações. Por isso hoje vamos agradecer a Deus por tudo o que temos, pela nossa família, a nossa escola, os nossos amigos, a nossa igreja, o nosso alimento, os nossos sapatinhos, as nossas roupinhas porque tudo foi o Senhor quem nos deu. 


Brincadeiras para o quebra-gelo e consolidação:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

DEUS DESTRÓI SEUS INIMIGOS

RECRIANDO (Rede de Crianças Dókimos)
22ª Mensagem - Deus Destrói seus inimigos (Culto de 06/04/2014)
Palavra para ser compartilhada nas células acontecidas entre os dias 07/04 a 13/04/2014

Princípio a ser trabalhado com as crianças:  Mostrar para as crianças que devemos obedecer a Deus pois Ele cuida de nós e protege os que O amam. Deus é fiel e sempre cumpre as suas promessas.

Versículo para memorizar: “Como prometeu, assim fez.” Isaías 38:15

Texto-base: Êxodo capítulos 13:17-22 e 14:1-31. 

História:
Você se lembra que Deus mandou 10 pragas para que faraó deixasse os israelitas saíssem da escravidão do Egito? Só com a última praga, a morte dos primogênitos, foi que Faraó ficou realmente assustado e deixou o povo de Israel partir. 
Os israelitas partiram levando tudo o que possuíam, e nunca mais iam voltar! Mulheres, crianças, homens... todos levaram o que tinham pois estavam indo para a Terra Prometida por Deus. Eram milhares de pessoas guiadas por Moisés, e ele resolveu fazer o caminho que Deus mandou: pelo deserto até o Mar Vermelho. 
Durante todo o caminho Deus esteve cuidando do povo. Você pode imaginar como Ele fazia isso? E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho e os proteger do sol quente do deserto, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite... não é o máximo? 
Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de ideia e disseram: "O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas saírem e perdemos os nossos escravos!" E então, quando eles estavam acampados perto do mar descansando, eles ouviram um barulhão de cavalos! Ah não! Era o exército do faraó vindo atrás deles! O povo ficou desesperado e começou a gritar dizendo que preferiam ter ficado no Egito do que morrer no deserto. Deus já tinha tirado eles do Egito e eles já tinham vivido tantos milagres...mas mesmo assim, murmuravam...é tão feio ficar reclamando, se a gente confia mesmo em Deus, temos que descansar nele e esperar porque Ele sempre faz o melhor! 
Moisés falou para o povo não temer porque Deus iria protegê-los. Deus mandou então que o povo marchasse e que Moisés estendesse a vara sobre o mar. Na frente, água... atrás, inimigos... Mas um milagre aconteceu! O mar Vermelho se abriu quando Moisés estendeu a vara, e o povo de Israel atravessou a pé enxuto, como se fosse uma estrada. Quando acabaram de passar, o Mar se fechou novamente, destruindo todo o exército do Faraó. O povo ficou muito alegre e agradeceu a Deus. 
O povo era teimoso e precisava aprender a amar a Deus antes de chegar na Terra Prometida. Deus estava com eles EM TODO TEMPO..e assim é com você também Deus esta com você todo o tempo!

Fonte:  Igreja Renascer – Ministério Renascer Kids (com adaptações)

Hora de compartilhar:
  1.  Deus tirou quem da escravidão do Egito? R. Seu povo (o povo de Israel)
  2. Como cuidava dele no caminho? R. Com a nuvem de dia e com a coluna de fogo a noite
  3. O que faraó fez quando o povo de Israel havia ido embora? R. Se arrependeu e foi atrás deles.
  4. Como o povo de Israel ficou ao ver o exército de Faraó? R. Desesperados e sem fé em Deus
  5. O que Moisés falou para o povo quando estavam com medo do exército? R. Que deviam confiar em Deus.
  6. Como Deus mostrou o seu poder? R. Abrindo o Mar Vermelho e fazendo o povo atravessar como se fosse uma estrada.
  7. O que aconteceu com os inimigos do povo de Deus? R. O mar se fechou e foram todos destruídos.
Conclusão:
Temos fé no Deus que pode todas as coisas. O Deus que abriu o mar é o mesmo Deus de hoje que cuida de você. Basta você pedir (orar) que ele te abençoará.


Atividades para quebra-gelo e consolidação: